“Um triunfo”, diz revista científica americana sobre vacina da Pfizer

USACE Europe District / Flickr

Os resultados completos dos testes da vacina produzida pela Pfizer-BioNTech, divulgados em detalhes na última terça-feira pela FDA (Agência americana de medicamentos), foram publicados nesta quinta-feira na revista científica New England Journal of Medicine. A publicação é uma das mais importantes da área nos Estados Unidos.

Em seu editorial, a revista estima que os resultados da vacina da Pfizer, que mostraram uma eficácia de 95% nos 44.000 voluntários imunizados, confirmam um “triunfo” da imunização, que é feita em duas doses com um intervalo de três semanas.

O comitê de cientistas da FDA deu início à análise pública do produto nesta quinta-feira, que resultará na provável autorização da distribuição da vacina no mercado. O próprio laboratório publicou os resultados em releases para imprensa divulgados em 18 de novembro.

Na terça-feira, o documento publicado pelo FDA confirmou os dados sobre a eficiência e a segurança do produto.

A eficácia anunciada significa que a vacina reduz em 95% o risco de contrair a Covid-19, principalmente em suas formas graves, independentemente do sexo, idade e etnia. Muitos dos voluntários também apresentavam patologias com predisposição para formas graves, como obesidade, diabetes ou doenças respiratórias.

Voluntários brasileiros

Os participantes foram recrutados no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos e são maiores de 16 anos. Apenas com uma dose, a eficácia do produto pode chegar a 52% após cerca de 10 dias, mesmo que ainda não haja conclusões definitivas sobre a questão.

É provável que a vacina proteja a longo prazo da infecção, como sublinha o próprio FDA no documento. Aparentemente, lembra a agência, a proteção continua sendo alta após dois meses nos indivíduos que tomaram as duas doses – a duração da imunidade era um dos grandes temores das autoridades de saúde.

A Pfizer adotou a tecnologia inédita das vacinas gênicas, que utilizam o RNA mensageiro para imunizar os indivíduos. A ideia é introduzir no organismo uma cópia do código genético do SARS-Cov-2. Ela servirá como uma espécie de manual de instruções e levará o corpo a produzir a proteína Spike, que o vírus utiliza para entrar nas células. Sua presença desencadeia a produção dos anticorpos. O único ponto fraco da vacina é sua conservação, que deve ser feita a cerca de – 70°C.

Vacina é segura

O estudo da Pfizer também confirma a segurança da vacina. As reações adversas, como dores em torno do local de injeção, dores de cabeça e cansaço foram frequentes, mas não houve nenhum problema grave de segurança durante os testes clínicos – 50% dos voluntários receberam um placebo.

Apenas um participante teve febre acima de 40 graus sete dias após a administração da vacina. Vômitos, diarreias ou dores musculares também foram relatados, mas em proporções ínfimas em relação à totalidade dos voluntários.

Entre 0% e 4,6% dos participantes tiveram reações severas após a segunda dose. Elas foram mais frequentes em adultos de mais de 55 anos ou entre adolescentes, que possuem um sistema imunológico, em geral, menos reativo.

Os editores da revista New England Journal of Medicine lembram, em seu editorial, que há problemas “menores” em relação à vacina. Uma das dúvidas é sobre a capacidade do produto de impedir as formas assintomáticas da doença e bloquear, assim, qualquer possibilidade de transmissão. A conclusão, entretanto, é unânime: o resultado dos testes é impressionante e pode ser validado em qualquer tipo de análise. “Um triunfo”, conclui a revista.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …