“Um triunfo”, diz revista científica americana sobre vacina da Pfizer

USACE Europe District / Flickr

Os resultados completos dos testes da vacina produzida pela Pfizer-BioNTech, divulgados em detalhes na última terça-feira pela FDA (Agência americana de medicamentos), foram publicados nesta quinta-feira na revista científica New England Journal of Medicine. A publicação é uma das mais importantes da área nos Estados Unidos.

Em seu editorial, a revista estima que os resultados da vacina da Pfizer, que mostraram uma eficácia de 95% nos 44.000 voluntários imunizados, confirmam um “triunfo” da imunização, que é feita em duas doses com um intervalo de três semanas.

O comitê de cientistas da FDA deu início à análise pública do produto nesta quinta-feira, que resultará na provável autorização da distribuição da vacina no mercado. O próprio laboratório publicou os resultados em releases para imprensa divulgados em 18 de novembro.

Na terça-feira, o documento publicado pelo FDA confirmou os dados sobre a eficiência e a segurança do produto.

A eficácia anunciada significa que a vacina reduz em 95% o risco de contrair a Covid-19, principalmente em suas formas graves, independentemente do sexo, idade e etnia. Muitos dos voluntários também apresentavam patologias com predisposição para formas graves, como obesidade, diabetes ou doenças respiratórias.

Voluntários brasileiros

Os participantes foram recrutados no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos e são maiores de 16 anos. Apenas com uma dose, a eficácia do produto pode chegar a 52% após cerca de 10 dias, mesmo que ainda não haja conclusões definitivas sobre a questão.

É provável que a vacina proteja a longo prazo da infecção, como sublinha o próprio FDA no documento. Aparentemente, lembra a agência, a proteção continua sendo alta após dois meses nos indivíduos que tomaram as duas doses – a duração da imunidade era um dos grandes temores das autoridades de saúde.

A Pfizer adotou a tecnologia inédita das vacinas gênicas, que utilizam o RNA mensageiro para imunizar os indivíduos. A ideia é introduzir no organismo uma cópia do código genético do SARS-Cov-2. Ela servirá como uma espécie de manual de instruções e levará o corpo a produzir a proteína Spike, que o vírus utiliza para entrar nas células. Sua presença desencadeia a produção dos anticorpos. O único ponto fraco da vacina é sua conservação, que deve ser feita a cerca de – 70°C.

Vacina é segura

O estudo da Pfizer também confirma a segurança da vacina. As reações adversas, como dores em torno do local de injeção, dores de cabeça e cansaço foram frequentes, mas não houve nenhum problema grave de segurança durante os testes clínicos – 50% dos voluntários receberam um placebo.

Apenas um participante teve febre acima de 40 graus sete dias após a administração da vacina. Vômitos, diarreias ou dores musculares também foram relatados, mas em proporções ínfimas em relação à totalidade dos voluntários.

Entre 0% e 4,6% dos participantes tiveram reações severas após a segunda dose. Elas foram mais frequentes em adultos de mais de 55 anos ou entre adolescentes, que possuem um sistema imunológico, em geral, menos reativo.

Os editores da revista New England Journal of Medicine lembram, em seu editorial, que há problemas “menores” em relação à vacina. Uma das dúvidas é sobre a capacidade do produto de impedir as formas assintomáticas da doença e bloquear, assim, qualquer possibilidade de transmissão. A conclusão, entretanto, é unânime: o resultado dos testes é impressionante e pode ser validado em qualquer tipo de análise. “Um triunfo”, conclui a revista.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …