Comitê de especialistas dos EUA recomenda vacina da Pfizer-Biontech

USACE Europe District / Flickr

Um comitê de especialistas independentes convocado pela autoridade sanitária dos EUA – a Food and Drug Administration (FDA) – endossou na quinta-feira (10/12) o uso emergencial da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer em parceria com a empresa alemã de biotecnologia Biontech.

Com 17 votos a favor, quatro contra e uma abstenção, o comitê ouvido pela FDA se mostrou favorável à administração da vacina em todas as pessoas acima de 16 anos – idade considerada pela farmacêutica Pfizer como segura para receber o imunizante.

A aprovação de uso emergencial é o primeiro passo em direção a uma campanha de vacinação em massa nos EUA. O voto do painel de especialistas não é vinculativo, mas uma recomendação. A FDA costuma seguir as recomendações de comitês de assessoramento do tipo.

Se a vacina for aprovada pela FDA, a aplicação do imunizante poderia começar já na próxima semana, segundo o secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar. As primeiras doses devem ser ministradas em profissionais da saúde e residentes de asilos – as diretrizes oficiais ainda não foram divulgadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.

“Esta é uma luz no final do longo túnel desta pandemia”, disse Sally Goza, presidente da Academia Americana de Pediatria.

Em julho, os EUA acertaram a compra de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer. Por se tratar de um imunizante que necessita a aplicação de duas doses, a quantidade adquirida cobre inicialmente a imunização de 50 milhões de pessoas. “Teremos 20 milhões de pessoas vacinadas até o final deste mês”, garantiu Azar em entrevista à emissora estatal americana PBS.

Além disso, no dia 17 de dezembro, o painel de especialistas da FDA volta a se reunir para avaliar o uso emergencial da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Moderna.

Recorde de mortes

O anúncio do comitê de especialistas da Pizer ocorreu após, na quarta-feira, os Estados Unidos registrarem um número recorde de mortes diárias relacionadas à covid-19. Foram 3.124 óbitos, segundo levantamento da universidade americana Johns Hopkins.

O número de mortos superou as cifras de mortes americanas no chamado “Dia D” – a invasão da Normandia durante a Segunda Guerra – e superou também o número de vítimas no ataque terrorista de 11 de Setembro.

Nas últimas 48 horas, os EUA registraram quase 6 mil mortes. Desde o início da pandemia, o país contabilizou quase 300 mil mortes relacionadas à doença.

Novos casos de infecção também estão em alta nos Estados Unidos: a média dos últimos sete dias está em 209 mil contágios diários. E o número de pessoas em hospitais com covid-19 bate recordes quase todos os dias. Os EUA superou a marca de 15,6 milhões de infecções.

Dúvidas e aprovação em outros países

O endosso dos especialistas ouvidos pela FDA foi dado num momento em que são levantadas questões sobre a segurança da vacina da Pfizer, após reações alérgicas em duas pessoas que receberam o imunizante no início desta semana no Reino Unido, que foi o primeiro país a aprovar e iniciar a administração do imunizante da Pfizer e Biontech.

A vacina foi aprovada também em outros três países: Arábia Saudita, Bahrein e Canadá. O governo canadenses divulgou que a vacinação será iniciada na próxima semana. Profissionais da saúde que atuam em asilos em Ottawa e Toronto serão os primeiros a receber o imunizante. A província de Ontario, a maior e mais populosa do país, iniciará a vacinação em asilos no dia seguinte.

As autoridades sanitárias canadenses autorizaram o uso da vacina da Pfizer na quarta-feira. Um primeiro lote de 30 mil doses deixou a Bélgica – onde são produzidas – nesta sexta-feira. O governo canadenses espera receber 249 mil doses até o fim do ano, além e 6 milhões de doses adicionais ao longo do primeiro trimestre de 2021.

O Canadá também firmou acordos com outros cinco laboratórios – AstraZeneca, Sanofi e GSK, Johnson & Johnson, Novavax e Moderna – para a aquisição de um total de 358 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …