Universidade chinesa retira “liberdade de pensamento” de seu regulamento

Uma importante universidade chinesa removeu referências à “liberdade de pensamento” de seu regulamento, desencadeando um raro ato de desafio dos estudantes, enquanto duas outras instituições acrescentaram linguagem enfatizando a lealdade ao presidente Xi Jinping e ao Partido Comunista.

Um vídeo que circulou nesta semana mostrou estudantes da Universidade Fudan de Xangai cantando a música da escola – que exalta “independência acadêmica e liberdade de pensamento” – em um aparente protesto.

A mudança de estatuto da Fudan foi anunciada pelo Ministério da Educação em seu site na noite de terça-feira e as críticas rapidamente se espalharam pelas mídias sociais antes que os sempre vigilantes censores online da China agissem para excluir postagens e bloquear discussões.

Além de remover a “liberdade de pensamento”, o regulamento acrescenta “armar as mentes de professores e alunos com a nova era da ideologia socialista de Xi Jinping com características chinesas”.

Também obriga o corpo docente e os alunos a aderirem aos “valores socialistas fundamentais” e a criar um ambiente de campus “harmonioso” – uma frase em código para a eliminação do sentimento antigovernamental.

O ministério anunciou mudanças pró-governo semelhantes para a Universidade de Nanjing, no leste da China, e a Universidade Normal de Shaanxi, no norte, no início deste mês, embora nenhuma instituição tenha mencionado anteriormente a liberdade de pensamento.

Xi assumiu o cargo em 2012 e implementou uma campanha para aumentar o domínio do Partido Comunista e construir um culto à personalidade em torno de si, que inclui apelos à adesão a um “Pensamento Xi Jinping” vagamente definido, lembrando os dias do fundador comunista Mao Zedong.

O governo de Xi estrangulou ativistas e outros críticos, ao mesmo tempo em que pressionava o dogma marxista em toda a sociedade chinesa, da política à cultura e à educação. Mas mesmo os estudantes marxistas enfrentaram uma reação negativa, pois a polícia reprimiu alguns que apoiaram um movimento pelos direitos trabalhistas no ano passado.

Os riscos de desafiar Xi impediram uma grande reação do público. Mas a Fudan, uma das instituições de ensino superior mais seletivas da China, também está entre as mais liberais, com um corpo discente orgulhoso de sua reputação de relativa liberdade acadêmica.

Clipe

Em um breve clipe, dezenas de pessoas são vistas cantando a música da escola em uma cantina do campus na quarta-feira, quando um segurança parece adverti-los levemente. “Eu gostaria que os alunos tivessem tido o direito de expressar suas opiniões sobre a alteração do regulamento”, disse um estudante que deu apenas seu sobrenome, Song, nesta quinta-feira.

Outros disseram que não esperam muito impacto prático. “Acho que as pessoas devem se expressar, e eu, pessoalmente, concordo com a liberdade de pensamento”, disse uma mulher que planeja se matricular em estudos de pós-graduação na Fudan. “Continuarei mantendo minha posição.”

Atualmente, Pequim está enfrentando protestos antigovernamentais de Hong Kong, nos quais estudantes universitários tiveram um papel de destaque.

O governo da China já mantém um olhar atento sobre os campi universitários, que incubaram alguns dos movimentos políticos mais importantes do século XX no país.

Em 1989, milhares de estudantes universitários participaram de protestos pró-democracia na Praça da Paz Celestial de Pequim, provocando uma repressão sangrenta que continua sendo um assunto tabu.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …