Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

USACE Europe District / Flickr

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado de São Paulo pode iniciar a vacinação em janeiro de 2021.

Acontece que, em meio a essa corrida pela vacina, o Instituto Butantan fez acordo com a farmacêutica chinesa Sinovac para testar e produzir o imunizante.

Os ensaios clínicos envolvem 9 mil voluntários em 12 centros de pesquisa, e os testes da vacina também estão sendo feitos em Campinas, pelo Hospital de Clinicas da Unicamp. 500 voluntários recebem a vacina até o fim do mês.

Durante a entrevista, o diretor do Instituto Butantan afirmou que o estudo chinês é atualmente o mais avançado do mundo, e que a vacina depende de resultados positivos de eficácia e segurança para obter registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Já em relação à China, a vacina já está sendo produzida e aguarda autorização de uso emergencial.

Excesso de otimismo?

Frente a essa previsão de vacinação em janeiro, Dimas Tadeu Covas foi questionado sobre excesso de otimismo, considerando que os ensaios clínicos ainda estão em andamento, e respondeu que a vacina da chinesa Sinovac já está em processo de produção e chegou muito rapidamente nessa fase porque eles já tinham iniciado o seu desenvolvimento lá atrás, quando teve a epidemia de SARS (síndrome respiratória aguda grave).

A expectativa do diretor quanto à vacina chinesa no Brasil é de que, em outubro, teremos 5 milhões; em novembro, 5 milhões; e em dezembro, mais 5 milhões. Segundo o diretor, o estudo publicado envolveu 744 pessoas. A indução da imunidade protetora tanto celular quanto humoral foi acima de 90% nos indivíduos vacinados.

Ele ainda defendeu que janeiro é um prazo realista para o início da imunização, e que a forma como o estudo foi desenhado é muito propícia considerando a atual situação, a incidência de casos, os profissionais de saúde expostos.

Grupos prioritários ainda não foram definidos no estado de São Paulo,  mas Covas reiterou que o perfil será muito assemelhado ao da vacina da gripe: indivíduos idosos, com comprometimento imunológico, comorbidades, muito expostos, profissionais de saúde e de segurança.

O diretor esclareceu que se trata, num primeiro momento, de uma população que não vai passar de 50 milhões, e então ficaria uma segunda etapa da vacinação para atingir a imunidade de rebanho, para controlar definitivamente a circulação do vírus.

Mas para isso, ressaltou a necessidade de 95% de adesão da população. Covas contou também que a vacina já vem com seringa, e essas 15 milhões iniciais são doses únicas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …