Vacina do Butantan tem eficácia comprovada e aprovação depende da Anvisa

USACE Europe District / Flickr

A vacina contra a covid-19 teve eficácia comprovada pelo Instituto Butantan. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (12), em São Paulo.

A chamada taxa de eficácia global da Coronavac, imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, está acima do exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os dados foram anexados junto ao pedido de uso emergencial da vacina enviado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo de São Paulo pretende utilizar inicialmente seis milhões de doses vindas da China. A Anvisa tem 10 dias corridos para dar um parecer positivo ou negativo sobre a vacina.

“Essa vacina tem segurança, tem eficácia, e todos os requisitos que justificam o uso emergencial”, garantiu Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, em coletiva de imprensa.

Vacina segura

Na prática, isso quer dizer que a vacina é segura e vai ajudar a desafogar hospitais sobrecarregados pela alta dos casos. Para se ter ideia, hospitais da Grande São Paulo registram 100% de ocupação nas UTIs que tratam a covid-19.

Os testes para analisar a eficácia de Coronavac reuniram 12.508 voluntários no Brasil. Todos profissionais de saúde atuando na linha de frente contra a covid-19.

Anvisa tem 10 dias corridos para decidir se aprova ou não a vacina

Os resultados são diferentes dos divulgados pelo governo paulista na semana passada. Durante coletiva no mesmo Butantan, membros da Secretaria da Saúde disseram que a Coronavac atingia eficácia de 78%. Acontece que os números não incluíram voluntários infectados pelo novo coronavírus, mas que não manifestaram sintomas que necessitassem de atendimento médico.

Sérgio Cimerman, infectologista do Instituto Emílio Ribas, conforme publicado na Folha de São Paulo, tratou de reforçar a confiabilidade do imunizante. “2020 foi o ano do luto. 2021 será o ano de lutar pela vida. É isso que devemos buscar e não nos pautar só em números, mas, sim, uma proteção clínica e uma vacinação em massa”.

Os dados de 50,3%, divulgados pelo Instituto Butantan na terça-feira (12) à tarde, incluem ainda pacientes com covid-19 classificados como independentes, ou seja, portadores de sintomas leves.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ferido em tiroteio, Presidente do Chade morre depois de 30 anos no poder

O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu nesta terça-feira (20) em decorrência de ferimentos que sofreu no fim de semana, quando comandava uma operação do Exército no combate …

O que acontece com as doses das vacinas AstraZeneca e Janssen que países europeus decidiram não usar?

Enquanto alguns países lutam para obter mais vacinas, outros se perguntam o que fazer com as doses que encomendaram, mas não usarão mais por causa de preocupações com sua segurança. Vários países restringiram o uso das …

Flávio Bolsonaro trabalha com nome favorito para indicação ao STF, diz jornal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, é o nome preferido de Flávio Bolsonaro para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a jornalista Bela Megale, do jornal …

Greta Thunberg doa 100 mil euros a consórcio de vacinas

A ativista do clima sueca Greta Thunberg anunciou nesta segunda-feira (19/04) que a fundação que leva seu nome doará 100 mil euros ao consórcio Covax Facility, um programa apoiado pelas Nações Unidas que visa um …

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero direto de Marte

A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte. A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira …

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …