Vapor de água é detectado em exoplaneta potencialmente habitável

ESA

Localizado há 110 anos-luz da Terra, ele é o único planeta fora do Sistema Solar a possuir uma temperatura ideal para suportar água líquida.

Pesquisadores detectaram pela primeira vez vapor de água na atmosfera de um planeta rochoso que se encontra fora do Sistema Solar, segundo a revista Nature Astronomy.

O exoplaneta é chamado de K2-18b e tem o dobro do tamanho da Terra, possuindo oito vezes sua massa. Desta forma, ele se tornou um planeta promissor para abrigar vida futuramente.

“Trata-se da primeira detecção de vapor de água na atmosfera de um planeta que não seja um gigante gasoso”, afirmou Angelos Tsiaras, autor do estudo e pesquisador da University College de Londres.

O exoplaneta foi encontrado em 2015 e, por suas características, os especialistas consideravam que era possível encontrar água.

“É o único planeta fora do Sistema Solar que possui a temperatura adequada para suportar água líquida, que possui atmosfera e que, efetivamente, possui vapor de água”, explicou o especialista.

Além disso, pesquisadores observam que o K2-18b recebe tanta radiação de sua estrela quanto a Terra recebe do Sol, por isso acreditam que seja muito provável que também tenha água em sua superfície.

Entretanto, ele está muito próximo de sua estrela, levando apenas 33 dias para completar uma volta em torno dela, enquanto que o nosso planeta demora 365.

De acordo com a revista, “a água é um rastreador da origem e dos mecanismos de evolução dos planetas”, já que “a presença de água é de grande importância como indicador das condições habitáveis“.

Com isso, o “K2-18b oferece uma oportunidade sem precedentes para obter uma ideia da composição e clima dos planetas com zonas habitáveis”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Netanyahu é indiciado por corrupção pela Justiça israelense

A Justiça de Israel acusou nesta quinta-feira (21) o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por uma série de crimes de corrupção, aprofundando ainda mais a crise política no país. O procurador-geral israelense, Avichai Mandelblit, indiciou o …

Processo de impeachment contra Trump deixa Ucrânia em posição difícil

Em meio a inquérito nos EUA, presidente Zelensky se vê num dilema: se confirmar pressão de Washington, perde a boa vontade de Trump. Se desmentir, arrisca fechar a porta para uma futura Casa Branca sob …

Caso Marielle: Moro defende Bolsonaro e fala em 'fraude' para envolver nome do presidente

  O ministro da Justiça, Sergio Moro, defendeu nesta quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro (PSL), cujo nome nas últimas semanas esteve vinculado ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do seu motorista, no Rio de …

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …