Vaso sanitário patrocinado por Bill Gates pode salvar milhares de vidas

Condições sanitárias precárias são responsáveis por 1,7 milhão de mortes em países em desenvolvimento todos os anos, sendo que suas principais vítimas são crianças de até cinco anos de idade. Isso acontece por que mais de 2,4 bilhões de pessoas não têm acesso a um vaso sanitário em boas condições.

Isso pode mudar com o SaTo Pan, um sanitário de baixo custo e fácil de instalar. Eles podem ser produzidos por apenas US$1,50, cada. Seu funcionamento é interessante: o recipiente azul permanece fechado, sem acesso à fossa.

O peso das fezes e urina empurram uma tampa para baixo, e depois que os rejeitos caem, a tampa se fecha novamente, protegendo os olhos e narizes do usuário da terrível visão e cheiro, além de diminuir a transmissão de doenças ao impedir os insetos de pousar na fossa e depois passear por aí.

É uma descarga praticamente sem água. O sistema precisa de apenas 200ml de água por uso.

Até agora, mais de um milhão desses sanitários foram doados para a população de 14 países ao redor do mundo. Pelo menos 800 mil deles foram instalados em Bangladesh, Uganda, Haiti, Malaui, Nepal, Nigéria e Filipinas.

O vaso sanitário foi desenvolvido pela American Standards, com grandes investimentos da Fundação Bill e Melinda Gates, como parte do programa Água, Saneamento e Higiene.

Além de receber a instalação da estrutura, usuários dos banheiros das escolas e das comunidades aprenderam a transformar os resíduos em fertilizantes seguros, sem parasitas, vírus ou bactérias perigosos para a saúde humana.

Além de serem importantes para reduzir doenças, esses novos banheiros mudam a vida de crianças que frequentam escolas pobres e de populações de favelas que contavam apenas com baldes para as necessidades ou de banheiros públicos que são pagos.

“No final da tarde passamos na casa das vizinhas perguntando quem vai ao banheiro, porque temos que ir juntas. Se formos sozinhas, somos estupradas”, descreve uma moradora de uma favela no Quênia.

Ela também explica que quando as meninas entram na puberdade e começam a menstruar, têm que parar de frequentar as escolas porque não têm privacidade para trocar os absorventes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Colômbia é o 1º país latino-americano a receber vacinas da iniciativa COVAX

Nesta segunda-feira (1º), um lote de 117 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegou à Colômbia por meio da iniciativa COVAX. O país é o primeiro na região a receber os imunizantes do consórcio da …

Twitter vai tolerar até cinco posts antes de banir por desinformação sobre covid-19

O Twitter resolveu endurecer suas políticas de uso e vai pegar mais pesado contra quem dissemina fake news a respeito da COVID-19, tal como a eficácia e segurança das vacinas que visam combater a doença. Em …

EUA: "Trump tenta manter opções em aberto" para eleições presidenciais de 2024

Não demorou muito para Donald Trump se recuperar de sua derrota - que, aliás, ele ainda não reconhece. No domingo (28), o ex-presidente encerrou a Conferência de Ação Política Conservadora em Orlando, na Flórida. Diante …

Japão nomeia ministro da solidão para enfrentar o isolamento social no país

Os sintomas diretos da Covid-19 sobre nossa saúde já são bastante sabidos, entre febre, cansaço excessivo, dores no corpo, tosse seca e problemas respiratórios, mas uma série de efeitos indiretos vem sendo percebidos – se …

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …