Vaso sanitário patrocinado por Bill Gates pode salvar milhares de vidas

Condições sanitárias precárias são responsáveis por 1,7 milhão de mortes em países em desenvolvimento todos os anos, sendo que suas principais vítimas são crianças de até cinco anos de idade. Isso acontece por que mais de 2,4 bilhões de pessoas não têm acesso a um vaso sanitário em boas condições.

Isso pode mudar com o SaTo Pan, um sanitário de baixo custo e fácil de instalar. Eles podem ser produzidos por apenas US$1,50, cada. Seu funcionamento é interessante: o recipiente azul permanece fechado, sem acesso à fossa.

O peso das fezes e urina empurram uma tampa para baixo, e depois que os rejeitos caem, a tampa se fecha novamente, protegendo os olhos e narizes do usuário da terrível visão e cheiro, além de diminuir a transmissão de doenças ao impedir os insetos de pousar na fossa e depois passear por aí.

É uma descarga praticamente sem água. O sistema precisa de apenas 200ml de água por uso.

Até agora, mais de um milhão desses sanitários foram doados para a população de 14 países ao redor do mundo. Pelo menos 800 mil deles foram instalados em Bangladesh, Uganda, Haiti, Malaui, Nepal, Nigéria e Filipinas.

O vaso sanitário foi desenvolvido pela American Standards, com grandes investimentos da Fundação Bill e Melinda Gates, como parte do programa Água, Saneamento e Higiene.

Além de receber a instalação da estrutura, usuários dos banheiros das escolas e das comunidades aprenderam a transformar os resíduos em fertilizantes seguros, sem parasitas, vírus ou bactérias perigosos para a saúde humana.

Além de serem importantes para reduzir doenças, esses novos banheiros mudam a vida de crianças que frequentam escolas pobres e de populações de favelas que contavam apenas com baldes para as necessidades ou de banheiros públicos que são pagos.

“No final da tarde passamos na casa das vizinhas perguntando quem vai ao banheiro, porque temos que ir juntas. Se formos sozinhas, somos estupradas”, descreve uma moradora de uma favela no Quênia.

Ela também explica que quando as meninas entram na puberdade e começam a menstruar, têm que parar de frequentar as escolas porque não têm privacidade para trocar os absorventes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …