Trump pediu um Van Gogh, mas museu de Nova York emprestou um vaso sanitário de ouro

Kristopher McKay / Guggenheim

Vaso sanitário de ouro, de 18 quilates, intitulado “America”, sugerida pelo museu Guggenheim a Donald Trump

O Museu Guggenheim, de Nova York, rejeitou o pedido de Trump para que lhe fosse emprestado um quadro de Van Gogh. Em alternativa, a instituição sugeriu uma sanita de ouro de 18 quilates.

O presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania pediram emprestado ao Museu Guggenheim uma pintura de Vincent van Gogh, para que fosse colocada na Casa Branca.

O quadro em questão, intitulado Landscape With Snow (Paisagem com Neve), foi pintado em 1888 e ilustra um homem caminhando na companhia do cão. Muito ao estilo do pintor holandês, no quadro há também um espaço reservado para a representação da paisagem.

Nancy Spector, curadora do Guggenheim, enviou um e-mail “politicamente correto” em resposta ao presidente dos Estados Unidos, em setembro, no qual pediu desculpas por não ser possível emprestar o quadro que ele solicitou.

Solomon R. Guggenheim Museum

Landscape with Snow, de Vincent van Gogh (óleo sobre tela, 1888)

A curadora referiu que o quadro de Van Gogh integra a coleção Thannhauser do museu e que está proibido de viajar, “exceto nas ocasiões mais excepcionais”. Sem querer deixar Trump de mãos vazias, ela sugeriu emprestar um “vaso de ouro de 18 quilates“, parte de uma exposição intitulada “América”, do artista italiano Maurizio Cattelan.

O vaso sanitário incorpora uma coleção de uma exposição de Cattelan intitulada “América”, criada com a intenção de satirizar a excessiva riqueza dos Estados Unidos da América. Spector diz que o vaso de ouro é um “empréstimo de longo prazo”.

“É, claro, extremamente valiosa e frágil, mas podemos fornecer todas as instruções para a sua instalação e cuidados”, acrescenta. O valor estimado da obra ultrapassa 1 milhão de dólares (mais de R$ 3 milhões).

De acordo com o The Washington Post, a Casa Branca não respondeu ao e-mail.

Pedir emprestado obras de arte conceituadas para decorar a Sala Oval ou vários quartos da Casa Branca é uma prática comum entre os presidentes norte-americanos.

O instituto The Smithsonian emprestou aos Kennedys uma pintura (The Smoker) de Eugène Delacroix. Por outro lado, a família Obama tinha preferência por arte abstrata, escolhendo trabalhos dos artistas Mark Rothko e de Jasper Johns.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …