Trump pediu um Van Gogh, mas museu de Nova York emprestou um vaso sanitário de ouro

Kristopher McKay / Guggenheim

Vaso sanitário de ouro, de 18 quilates, intitulado “America”, sugerida pelo museu Guggenheim a Donald Trump

O Museu Guggenheim, de Nova York, rejeitou o pedido de Trump para que lhe fosse emprestado um quadro de Van Gogh. Em alternativa, a instituição sugeriu uma sanita de ouro de 18 quilates.

O presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania pediram emprestado ao Museu Guggenheim uma pintura de Vincent van Gogh, para que fosse colocada na Casa Branca.

O quadro em questão, intitulado Landscape With Snow (Paisagem com Neve), foi pintado em 1888 e ilustra um homem caminhando na companhia do cão. Muito ao estilo do pintor holandês, no quadro há também um espaço reservado para a representação da paisagem.

Nancy Spector, curadora do Guggenheim, enviou um e-mail “politicamente correto” em resposta ao presidente dos Estados Unidos, em setembro, no qual pediu desculpas por não ser possível emprestar o quadro que ele solicitou.

Solomon R. Guggenheim Museum

Landscape with Snow, de Vincent van Gogh (óleo sobre tela, 1888)

A curadora referiu que o quadro de Van Gogh integra a coleção Thannhauser do museu e que está proibido de viajar, “exceto nas ocasiões mais excepcionais”. Sem querer deixar Trump de mãos vazias, ela sugeriu emprestar um “vaso de ouro de 18 quilates“, parte de uma exposição intitulada “América”, do artista italiano Maurizio Cattelan.

O vaso sanitário incorpora uma coleção de uma exposição de Cattelan intitulada “América”, criada com a intenção de satirizar a excessiva riqueza dos Estados Unidos da América. Spector diz que o vaso de ouro é um “empréstimo de longo prazo”.

“É, claro, extremamente valiosa e frágil, mas podemos fornecer todas as instruções para a sua instalação e cuidados”, acrescenta. O valor estimado da obra ultrapassa 1 milhão de dólares (mais de R$ 3 milhões).

De acordo com o The Washington Post, a Casa Branca não respondeu ao e-mail.

Pedir emprestado obras de arte conceituadas para decorar a Sala Oval ou vários quartos da Casa Branca é uma prática comum entre os presidentes norte-americanos.

O instituto The Smithsonian emprestou aos Kennedys uma pintura (The Smoker) de Eugène Delacroix. Por outro lado, a família Obama tinha preferência por arte abstrata, escolhendo trabalhos dos artistas Mark Rothko e de Jasper Johns.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A cidade mais antiga das Américas - com a mesma idade do Egito faraônico - está sendo invadida

Tendo sobrevivido por 5 mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob ameaça de posseiros alegando que a pandemia coronavírus os deixou sem outra opção a não ser ocupar a cidade sagrada. A …

Greve global pelo clima está marcada para o dia 19 de março

As mudanças climáticas costumam ser tratadas como uma pauta menos urgente e com maior prazo para ser resolvida, mas a verdade é que, pela gravidade do quadro e pela totalidade de sua abrangência, ela é …

Farmacêutico dos EUA que danificou centenas de doses da Moderna declarou-se culpado

O farmacêutico que tentou sabotar quase 600 doses da vacina da Moderna do Aurora Medical Center, no estado norte-americano de Wisconsin, se declarou culpado. O farmacêutico norte-americano Steven Brandenburg, de 46 anos, se declarou culpado por …

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …