O Museu Guggenheim, de Nova York, rejeitou o pedido de Trump para que lhe fosse emprestado um quadro de Van Gogh. Em alternativa, a instituição sugeriu uma sanita de ouro de 18 quilates.
O presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania pediram emprestado ao Museu Guggenheim uma pintura de Vincent van Gogh, para que fosse colocada na Casa Branca.
O quadro em questão, intitulado Landscape With Snow (Paisagem com Neve), foi pintado em 1888 e ilustra um homem caminhando na companhia do cão. Muito ao estilo do pintor holandês, no quadro há também um espaço reservado para a representação da paisagem.
Nancy Spector, curadora do Guggenheim, enviou um e-mail “politicamente correto” em resposta ao presidente dos Estados Unidos, em setembro, no qual pediu desculpas por não ser possível emprestar o quadro que ele solicitou.
A curadora referiu que o quadro de Van Gogh integra a coleção Thannhauser do museu e que está proibido de viajar, “exceto nas ocasiões mais excepcionais”. Sem querer deixar Trump de mãos vazias, ela sugeriu emprestar um “vaso de ouro de 18 quilates“, parte de uma exposição intitulada “América”, do artista italiano Maurizio Cattelan.
O vaso sanitário incorpora uma coleção de uma exposição de Cattelan intitulada “América”, criada com a intenção de satirizar a excessiva riqueza dos Estados Unidos da América. Spector diz que o vaso de ouro é um “empréstimo de longo prazo”.
“É, claro, extremamente valiosa e frágil, mas podemos fornecer todas as instruções para a sua instalação e cuidados”, acrescenta. O valor estimado da obra ultrapassa 1 milhão de dólares (mais de R$ 3 milhões).
De acordo com o The Washington Post, a Casa Branca não respondeu ao e-mail.
Pedir emprestado obras de arte conceituadas para decorar a Sala Oval ou vários quartos da Casa Branca é uma prática comum entre os presidentes norte-americanos.
O instituto The Smithsonian emprestou aos Kennedys uma pintura (The Smoker) de Eugène Delacroix. Por outro lado, a família Obama tinha preferência por arte abstrata, escolhendo trabalhos dos artistas Mark Rothko e de Jasper Johns.
Ciberia // ZAP
A Casa Branca não respondeu á oferta? Fiquei admirado. O grunho deveria adorar cagar num penico desses.
falta de respeito a um presidente legitimamente eleito.
Demissão pura e simples a curadora do museum, subalterno desrespeitando a hierarquia ao Presidente