Bill Gates desembolsou cerca de US$ 80 milhões pelo terreno de aproximadamente 100 quilômetros quadrados na região sudoeste do estado do Arizona, nos Estados Unidos. O projeto é de responsabilidade da Belmont Partners, uma das empresas de investimento de Gates.
A intenção é desenvolver uma comunidade totalmente planejada, com 15 quilômetros quadrados destinados para abrigar escritórios, espaços comerciais e lojas. Em uma área de 2 quilômetros quadrados deverá haver escolas públicas, e a comunidade ainda terá 80 mil residências, com expectativa de população de 182 mil pessoas.
“Belmont criará uma comunidade com pensamento para frente, com comunicação e uma infraestrutura que abraça a tecnologia de ponta, criada ao redor de redes digitais de alta velocidade, data centers, novas tecnologias de produção e modelos de distribuição, veículos autônomos e centros de logísticas autônomos”, diz o comunicado da Belmont Partners.
A empresa espera “transformar uma ‘lousa em branco’ em uma cidade criada com propósito ao redor de uma infraestrutura flexível”.
Ainda não há previsão para o início das obras. Porém, a grande odeia é que a tecnologia sirva como parte principal da cidade, e não seja simplesmente o propósito do projeto.
Ciberia // Oficina da Net