Vaticano tentou abafar orgia homossexual com cocaína do capelão do Papa

O escândalo só chegou a público na semana passada, mas há cerca de dois meses a polícia do Vaticano pegou em flagrante um sacerdote de 50 anos, capelão do Papa e secretário de um dos seus mais próximos conselheiros, em uma orgia homossexual – com muita cocaína à mistura.

A imprensa italiana começou a reportar o caso a semana passada, sem revelar nomes dos envolvidos, e só agora se sabe que no centro do escândalo está o monsenhor Luigi Capozzi, de 50 anos, capelão do Papa em 2007 e secretário do Cardeal Francesco Coccopalmerio, o líder do Conselho Pontifício do Vaticano para os Textos Legislativos e um dos mais próximos conselheiros de Francisco.

Papa Francisco “furioso”

Neste momento, não é sequer certo quando a polícia do Vaticano flagrou a orgia, mas tudo teria acontecido há dois meses, com o Vaticano tentando abafar o caso.

Depois das acusações de abuso sexual de menores contra o Cardeal Pell, considerado o “número 3” do Vaticano, o novo escândalo é “mais uma pedra no sapato do Papa Francisco”, escreve o jornal italiano Il Fatto Quotidiano, um dos primeiros a reportar o novo caso.

Fontes afirmam que a orgia teria sido ocultada do próprio Papa Francisco, até que ele se deparou com o assunto nos jornais. Francisco teria ficado “furioso” e pretenderia que o assunto fosse tratado com a “máxima clareza”, refere o jornal Libero Quotidiano.

Queixas de barulho e de visitas constantes de “jovens”

A mídia italiana revela detalhes sobre o escândalo, afirmando que a polícia do Vaticano irrompeu orgia adentro, apanhando cocaína e vários homens nus, entre os quais o Monsenhor Capozzi.

A orgia estaria ocorrendo no apartamento habitado por Capozzi no chamado Palácio do Santo Ofício, onde vivem vários cardeais e onde viveu o Papa Bento XVI, antes de ser designado. Naturalmente, tendo em conta o posicionamento na hierarquia do Vaticano, deveria ser o Cardeal Francesco Coccopalmerio a ocupar a habitação, mas o certo é que era seu subordinado que morava lá.

A intervenção da polícia do Vaticano surgiu depois de queixas dos outros inquilinos, quase todos cardeais, devido ao barulho excessivo e ao “fluxo constante de jovens homens”, conforme relata o Il Fatto Quotidiano.

A imprensa italiana aponta ainda que o capelão do Papa tinha direito a um carro de luxo, com a placa da Santa Sé, que lhe permitia transportar a quantidade de drogas que desejasse sem que a polícia italiana o importunasse.

Aparentemente, a orgia estava tão regada à drogas que o Monsenhor Capozzi foi levado para fazer uma desintoxicação em uma clínica, depois de ser apanhado em flagrante. Finalmente, teria ido para um “retiro espiritual”.

Neste momento, seu paradeiro é incerto, mas já teria sido afastado do cargo de secretário do Cardeal Coccopalmerio, embora continue a surgir no site do Conselho Pontifício do Vaticano para os Textos Legislativos como fazendo parte da equipe cristã.

Comprometida ficou também sua nomeação para bispo, que tinha sido proposta pelo seu superior hierárquico.

“É absurdo que o Cardeal Coccopalmerio não soubesse”

E mesmo que o Cardeal Coccopalmerio não tenha sido apanhado envolvido na orgia, há quem defenda que ele deve ser aposentado à força, em virtude do escândalo, segundo nota o Libero Quotidiano – até porque muitos consideram que é impossível que o Cardeal não soubesse das orgias do seu secretário.

“Dada a monitorização e os sussurros que ocorrem no Vaticano, é improvável até ao ponto do absurdo que o Cardeal Coccopalmerio não soubesse das atividades do Monsenhor Capozzi”, considera Michael Hichborn, presidente do Instituto Lepanto, organização baseada nos EUA que defende os princípios mais conservadores da Igreja Católica.

Michael Hichborn diz ainda que, “se considerarmos o documento de 300 páginas sobre o lobby homossexual entregue por Bento XVI, antes de resignar, há muitas probabilidades de que muitos dos que trabalham no Vaticano estivessem a par das atividades de Capozzi, e que tais atividades estejam também acontecendo com outros clérigos”.

Há quem lembre também que, em uma entrevista de 2014, Coccopalmerio destacou que os sacerdotes devem realçar as “realidades positivas” das relações homossexuais.

Nos últimos tempos, Hichborn, que lidera o órgão que interpreta as Leis da Igreja, tem sido um dos fortes aliados do Papa Francisco no âmbito da política de abertura do Pontificado no que concerne à permissão aos divorciados para se casarem novamente.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que falta de vergonha. Esse lixos deveriam ter sido presos por se aproveitarem dos cargos e provavelmente participar de estupro de menores. Essa falta de punição aos clérigos da igreja católica pelo mundo deveria já ter acabado faz décadas. E ainda vão em frente ao púlpito pra falar mal dos homosexuais, quando boa parte entre eles são muito mais imorais que aqueles que não se escondem atrás de uma batina para enganar o povo é determinar seus direitos.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …