Vem aí o primeiro biocomputador do mundo

Imagine só o quão poderoso seria um computador que funcionasse com moléculas biológicas para processar as informações. Pois essa máquina já está em fase de projetos, fazendo parte do programa EU-Horizon 2020 da União Europeia.

O computador baseado em biomoléculas (ou, somente, biocomputador) está sendo desenvolvido pois “praticamente todos os problemas matemáticos realmente interessantes do nosso tempo não podem ser computados de forma eficiente com a nossa atual tecnologia”, explicou o professor Dan Nicolau, que aposta na nova tecnologia para superar a computação eletrônica.

A ideia da equipe de pesquisadores é usar uma rede de motores moleculares em que cada biomolécula mede poucos nanômetros, para resolver problemas usando uma abordagem chamada “biocomputação baseada em redes”.

Nessa abordagem, cada máquina molecular se move em uma rede de microcanais projetados para representar algoritmos matemáticos. E cada biomolécula atuará como se fosse um pequeno computador à parte, com processador e memória individuais.

Mas como isso funciona?

É sabido que cada biomolécula funciona mais lentamente do que um transistor, mas cada uma delas se alinha e, em conjunto, elevam seu poder de computação às alturas — tudo isso gastando pouquíssima energia.

Till Korten/Cornelia Kowol

Till Korten/Cornelia Kowol

A imagem mostra como funcionará o biocomputador

“Nós estamos usando motores moleculares das células que foram otimizados por um bilhão de anos de evolução para serem nanomáquinas altamente eficientes energeticamente”, explicou outro membro da equipe, Stefan Diez. “As unidades de computação biológica podem se multiplicar para se adaptarem à dificuldade do problema matemático”, completa.

Além disso, outra vantagem do biocomputador é que ele não funcionaria de forma sequencial, como acontece com as máquinas atuais.

Esse computador do futuro é capaz de fazer cálculos verdadeiramente paralelos, uma vez que o funcionamento de uma biomolécula não é afetado pelo o que a outra está fazendo.

Os pesquisadores já receberam um investimento inicial de mais de 6 milhões de euros. Com isso, os trabalhos já começaram. De acordo com os planos atuais da equipe, o desenvolvimento do biocomputador está previsto para o ano de 2021.

Para que esse prazo seja cumprido, os especialistas pretendem trabalhar intensamente na área da biotecnologia, alterando propriedades dos motores de proteínas, como a quinesina, a fim de otimizar seu funcionamento para a biocomputação.

“Otimizar os motores moleculares não só nos dará ferramentas ideais para a nanotecnologia, mas, ao mesmo tempo, aprenderemos muito sobre como eles funcionam e o que fazem dentro da célula”, disse Diez.

“Esse conhecimento será também útil para clarificar o papel dessas proteínas em doenças graves, como câncer e demência”, acrescenta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …