Juíza italiana: vítima foi humilhada e Robinho mostrou “desprezo absoluto”

A vida de Robinho ganha contornos cada vez mais dramáticos. Condenado em novembro de 2017, acusado de estupro coletivo, o ex-atacante do Santos teve agora os detalhes do crime revelados por uma das juízas responsáveis pelo caso sob tutela do Tribunal de Milão, presidido por Mariolina Panasiti.

Para relembrar, o caso ocorreu em uma boate da cidade de Milão em janeiro de 2013, em conjunto com outros 5 homens e a vítima seria uma mulher de origem albanesa. A acusação vem dos tempos em que o brasileiro era um dos jogadores mais bem pagos do Milan, um dos clubes mais tradicionais da Europa.

O que torna a situação de Robinho ainda mais delicada é um relatório de 28 páginas apontando que a jovem foi humilhada repetidas vezes pelos envolvidos, além de ressaltar o “desprezo absoluto” de Robinho e Ricardo Falco (outro envolvido) pela mulher. Além disso, os escritos revelam conversas interceptadas pela justiça italiana com comentários do grupo sobre o estupro coletivo.

Falando com os jornalistas, a juíza garante que a mulher foi “exposta a humilhações repetidas, bom como atos de violência sexual pesados.” Além disso, a magistrada afirma que os “termos chulos e desdenhosos” são “sinais inequívocos de falta de escrúpulos e quase consciência de uma futura impunidade”.

Ela ainda aponta o fato de o acusado debochar do acontecido por inúmeras vezes, “destacando assim um absoluto desrespeito pela condição da vítima”.

O caso envolvendo um nome de destaque no futebol brasileiro nos últimos 10 anos, com passagens por Milan e Real Madrid, revela a necessidade de discutir a cultura do estupro, tão presente no mundo da bola.

Ainda é comum clubes, os próprios atletas e a imprensa esportiva se esquivarem do tema, como fez o zagueiro Gabriel, colega de time de Robinho no Atlético-MG, que entrevista afirmou ser “muito ruim uma acusação dessas, sem que ele tenha feito nada”.

Em um meio predominantemente machista e masculino, as manifestações mais contundentes sobre o assunto vieram por meio de um protesto realizado pelo Grupo de Feministas do Galo, que penduraram faixas no centro de treinamento do clube condenando os atos praticados pelo então jogador atleticano e o silêncio por parte da diretoria do Atlético-MG.

Vale dizer que este não é o primeiro caso do tipo envolvendo Robinho. Em 2009, quando defendia o Manchester City da Inglaterra, o atleta revelado pelo Santos foi acusado por uma mulher de estupro em uma boate de Leeds, o que levou o jogador a viajar ao Brasil com medo de ser preso pela polícia europeia.

Atualmente Robinho está jogando no futebol turco.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …