“Não aceitaremos estupradores”: torcedoras protestam contra a presença de Robinho no Atlético

O jogador Robinho, do Atlético Mineiro, foi condenado pela Justiça italiana por participação em um estupro coletivo no país. O caso teria acontecido em 2013, quando ele jogava pelo Milan.

Ele é um dos seis réus acusados por uma jovem albanesa do crime. O atleta foi condenado em primeira instância e recorre em liberdade. Mas, ainda que seja condenado na segunda, não deve ser preso pois a Constituição brasileira impede que pessoas nascidas no Brasil sejam extraditadas.

Robinho foi condenado a nove anos de prisão.

No fim de semana seguinte ao da divulgação da sentença, o atleta entrou em campo pelo clube mineiro em partida contra o Corinthians, no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo.

Robinho também esteve em campo pela última rodada do Campeonato Brasileiro contra o Grêmio, em Minas Gerais, no último domingo. Além disso, teve o nome cantado pela torcida.

A omissão do Atlético se reflete nos companheiros de equipe. O técnico do time, Oswaldo de Oliveira, defendeu a honra do atleta.

Robinho é um cara que eu conheço há muito tempo. É um cara extremamente alegre, extrovertido e que amadureceu muito durante a vida profissional dele. Os anos de Europa deram muito lastro a ele. E, hoje, eu posso garantir que ele é um cara de família, pai e muito responsável. Isso é o que eu posso te dizer”, afirmou o técnico em entrevista coletiva na semana da sentença.

Nem todo mundo quer o Robinho no Galo

Um grupo de torcedoras do Atlético Mineiro chamado Feministas do Galo resolveu cobrar uma postura mais enérgica do clube.

Na madrugada de terça-feira (5), as meninas expuseram uma faixa na frente da sede do clube pedindo a rescisão de contrato de Robinho e com a frase: “um condenado por estupro jogando no Galo é uma violência contra todas as mulheres”.

Outro protesto dizia: “Galo, seu silêncio é violento! Não aceitaremos estupradores!”. A direção da instituição diz que não comenta o caso por se tratar de um “assunto pessoal do atleta”.

“A omissão do clube é inadmissível, já que o atleta foi condenado em primeira instância e, em vez de se preocupar com o fato, a diretoria cogita a hipótese de que ele permaneça”, disse uma das integrantes do grupo, segundo o jornal El País.

O contrato de Robinho com o Atlético vence em dezembro. Ele tem um dos maiores salários do clube, faturando R$ 800 mil por mês.

Essa é a segunda vez que o jogador se vê no centro de um caso de estupro. Em 2009, quando jogava no Manchester City, da Inglaterra, Robinho foi acusado do mesmo crime por uma mulher que conheceu em uma casa noturna de Leeds.

Na época, ele chegou a viajar para o Brasil com medo de ser preso, mas voltou e se apresentou à delegacia de West Yorkshire, onde foi liberado após pagamento de fiança. Três meses depois, o caso foi arquivado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …