Voluntários inundam por engano caverna onde estão jovens da Tailândia

Royal Thai Army

12 adolescentes ficaram presas numa caverna na Tailândia

Um grupo de voluntários não registrados nas equipes de resgate se enganou e, em vez de retirar água da caverna onde estão as crianças tailandesas, bombeou água para o seu interior, dificultando o processo de resgate.

Continua a luta contra o tempo para resgatar as 12 crianças e jovens de uma equipe de futebol e seu treinador, de 25 anos, encontrados há três dias, depois de estarem desaparecidos durante mais de uma semana.

Segundo noticia o Bangkok Post, os voluntários bombearam água novamente para dentro da caverna, fazendo com que voltasse a ficar parcialmente inundada.

“Eles podiam acreditar que a técnica era eficaz para drenar a água, mas tudo o que esteja fora do plano tem que ser debatido conosco primeiro”, argumentou o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn.

“Estamos preocupados com a chuva. Estamos lutando contra a água. A água está inundando a caverna, embora estejamos bombeando água dos seus canais”.

O jornal local não informa até que ponto o incidente causado pelo grupo de voluntários pôs em risco os trabalhos em curso. As autoridades continuam com as operações de resgate e, na manhã desta quinta-feira (5), o nível da água está baixando mais de um centímetro por hora.

O objetivo passa agora por retirar o máximo de água de dentro da caverna para facilitar o resgate. As equipes de salvamento acreditam que é possível fazer o resgate sem recorrer a equipamentos de mergulho.

“O objetivo é reduzir a água na terceira câmara, ao ponto em que não seja preciso usar equipamentos de mergulho”, afirmou um responsável pelas equipes de resgate ao The Guardian.

No entanto, o método de salvamento ainda não está totalmente definido e, por isso, as crianças têm recebido aulas de mergulho, caso seja necessário recorrer a esta forma de resgate.

Caso as autoridades não conseguirem bombear a água até o início das chuvas fortes, a caverna pode voltar a se encher de água rapidamente, deixando o grupo sem possibilidade de comunicação e sem forma de receber água e comida durante cerca de quatro meses.

Jovens estão bem de saúde

Nesta quarta-feira (4), a Marinha Real Tailandesa divulgou um vídeo onde o grupo de crianças se encontra sorrindo, mostrando estar bem de saúde. Os jovens aparecem com mantas de sobrevivência para mantê-los aquecidos, sentados no chão da gruta ao lado de mergulhadores.

O grupo se apresenta um a um, dizendo que estão bem de saúde – “estou saudável” – e um deles chega mesmo a agradecer a todos os que aguardam o resgate do grupo, de acordo com a CNN.

As autoridades procuram ainda tentar montar linhas telefônicas dentro da caverna, de forma a permitir a comunicação entre as crianças e as respectivas famílias. De acordo com a CNN, essa é uma “tarefa complicada”, pois um dos cabos ficou danificado quando os mergulhadores tentavam transportá-lo pelo trajeto sinuoso até a caverna. A equipe tenta agora substituí-lo.

O resgate pode levar cerca de três a quatro meses. As autoridades reúnem esforços para entender qual seria a melhor forma de retirar as crianças da caverna onde estão presas, mas avisam que, como os níveis da água estão muito altos, ainda é perigoso tentar resgatá-las. Por isso, pode ser necessário esperar que termine a época das monções.

As autoridades tailandesas têm centenas de funcionários no local, com engenheiros organizando a colocação de cascalho para proteção da lama, trabalhadores da casa real tailandesa fornecerem comida quente, e voluntários distribuem garrafas com água.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Altar maia revela disputa pelo poder ao estilo de “Game of Thrones”

Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou um altar de calcário esculpido no sítio arqueológico de La Corona, localizado no norte da Guatemala, há 1500 anos. A peça, chamada Altar 5, foi descoberta no ano passado, mas …

Depois do gato, o termômetro de Schrodinger

Parecida com a teoria do gato de Schrodinger, em que o gato dentro da caixa pode estar ao mesmo tempo vivo e morto, um novo princípio de incerteza sustenta que os objetos quânticos podem ter …

Padre acusado de agressão sexual se suicida em sua igreja na França

Jean-Baptiste Sèbe, um padre de 38 anos acusado por uma mulher de "comportamento indecente" e agressão sexual contra sua filha, se suicidou na terça-feira (18) em sua igreja na Normandia, informou nesta quarta-feira (19) a …

Gato ganha na Justiça o direito de passear em shopping do Rio

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na área comum do estabelecimento. Agora, o tribunal deu provimento a uma medida cautelar, permitindo …

Os insetos estão “comendo” plástico (e isso ameaça a cadeia alimentar)

Os microplásticos já são um problema conhecido dos nossos oceanos, mas seu alcance pode ser maior do que imaginávamos. Segundo uma nova pesquisa, o problema deixou de ser apenas dos oceanos, tendo já chegado aos …

Funcionários do McDonald’s entram em greve nos EUA contra o assédio sexual

Trabalhadores do McDonald’s realizaram, nesta terça-feira (17), em dez cidades norte-americanas, uma greve laboral contra o assédio sexual na empresa, em consonância com o movimento #MeToo. De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra …

Facebook é acusado de discriminar mulheres em anúncios de emprego

O Facebook está novamente envolvido em polêmica, desta vez por ter ajudado os empregadores a discriminar candidatos com base no gênero. Segundo uma denúncia apresentada nesta terça-feira (17) na agência federal norte-americana, vários recrutadores utilizam o …

Em parecer ao STF, PGR insiste para que Eduardo Cunha continue preso

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, insistiu, em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha continue preso preventivamente em Curitiba, onde se encontra desde outubro de …

Cúpula das Coreias: terra de paz, visita inédita a Seul e candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos

Os líderes das duas Coreias se comprometeram em fazer da península coreana “uma terra de paz”, com o Norte disposto a avançar com o desmantelamento do seu programa nuclear, se os EUA também tomarem “medidas proporcionais”. O …

Maduro compara “inquisição” contra venezuelanos à perseguição dos judeus

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (17) que há uma “campanha de inquisição” contra os venezuelanos, comparando a situação à perseguição dos judeus liderada pelo ditador Adolf Hitler.  De acordo com Maduro, países …