Voluntários inundam por engano caverna onde estão jovens da Tailândia

Royal Thai Army

12 adolescentes ficaram presas numa caverna na Tailândia

Um grupo de voluntários não registrados nas equipes de resgate se enganou e, em vez de retirar água da caverna onde estão as crianças tailandesas, bombeou água para o seu interior, dificultando o processo de resgate.

Continua a luta contra o tempo para resgatar as 12 crianças e jovens de uma equipe de futebol e seu treinador, de 25 anos, encontrados há três dias, depois de estarem desaparecidos durante mais de uma semana.

Segundo noticia o Bangkok Post, os voluntários bombearam água novamente para dentro da caverna, fazendo com que voltasse a ficar parcialmente inundada.

“Eles podiam acreditar que a técnica era eficaz para drenar a água, mas tudo o que esteja fora do plano tem que ser debatido conosco primeiro”, argumentou o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn.

“Estamos preocupados com a chuva. Estamos lutando contra a água. A água está inundando a caverna, embora estejamos bombeando água dos seus canais”.

O jornal local não informa até que ponto o incidente causado pelo grupo de voluntários pôs em risco os trabalhos em curso. As autoridades continuam com as operações de resgate e, na manhã desta quinta-feira (5), o nível da água está baixando mais de um centímetro por hora.

O objetivo passa agora por retirar o máximo de água de dentro da caverna para facilitar o resgate. As equipes de salvamento acreditam que é possível fazer o resgate sem recorrer a equipamentos de mergulho.

“O objetivo é reduzir a água na terceira câmara, ao ponto em que não seja preciso usar equipamentos de mergulho”, afirmou um responsável pelas equipes de resgate ao The Guardian.

No entanto, o método de salvamento ainda não está totalmente definido e, por isso, as crianças têm recebido aulas de mergulho, caso seja necessário recorrer a esta forma de resgate.

Caso as autoridades não conseguirem bombear a água até o início das chuvas fortes, a caverna pode voltar a se encher de água rapidamente, deixando o grupo sem possibilidade de comunicação e sem forma de receber água e comida durante cerca de quatro meses.

Jovens estão bem de saúde

Nesta quarta-feira (4), a Marinha Real Tailandesa divulgou um vídeo onde o grupo de crianças se encontra sorrindo, mostrando estar bem de saúde. Os jovens aparecem com mantas de sobrevivência para mantê-los aquecidos, sentados no chão da gruta ao lado de mergulhadores.

O grupo se apresenta um a um, dizendo que estão bem de saúde – “estou saudável” – e um deles chega mesmo a agradecer a todos os que aguardam o resgate do grupo, de acordo com a CNN.

As autoridades procuram ainda tentar montar linhas telefônicas dentro da caverna, de forma a permitir a comunicação entre as crianças e as respectivas famílias. De acordo com a CNN, essa é uma “tarefa complicada”, pois um dos cabos ficou danificado quando os mergulhadores tentavam transportá-lo pelo trajeto sinuoso até a caverna. A equipe tenta agora substituí-lo.

O resgate pode levar cerca de três a quatro meses. As autoridades reúnem esforços para entender qual seria a melhor forma de retirar as crianças da caverna onde estão presas, mas avisam que, como os níveis da água estão muito altos, ainda é perigoso tentar resgatá-las. Por isso, pode ser necessário esperar que termine a época das monções.

As autoridades tailandesas têm centenas de funcionários no local, com engenheiros organizando a colocação de cascalho para proteção da lama, trabalhadores da casa real tailandesa fornecerem comida quente, e voluntários distribuem garrafas com água.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Presidente eleito do México quer cortar o próprio salário pela metade

Andres Manuel Lopez Obrador, o presidente eleito do México, disse que quer receber cerca de metade do salário que seu antecessor recebia, assim que assumir o cargo em dezembro. “O que nós queremos é que o …

Mais de 3,3 milhões de contribuintes recebem restituição do IR

O crédito bancário para mais de 3,3 milhões de contribuintes contemplados no segundo lote de restituições do Imposto de Renda é feito nesta segunda-feira (16). A consulta ao segundo lote foi aberta no último dia …

STF suspende resolução da ANS sobre coparticipação em planos de saúde

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, suspendeu temporariamente nesta segunda-feira (16) a Resolução Normativa 433, de 28 de junho de 2018, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) da Agência Nacional de …

Trump e Putin na Finlândia: "Nosso relacionamento nunca foi pior"

Os presidentes dos EUA e da Rússia realizam, nesta segunda-feira (16), em Helsinque, sua primeira cúpula bilateral, sob o espectro da ingerência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016 e ainda da situação na Ucrânia …

Após 25 anos em queda, mortalidade infantil volta a subir no país

O índice de mortalidade infantil voltou a aumentar no Brasil, pela primeira vez, desde 1990. Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade de 2016 ficou em 14 óbitos infantis a cada mil …

Cinco meses de intervenção no Rio: chacinas aumentam e apreensão de arma diminui

O Observatório da Intervenção, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, divulgou nesta segunda-feira (16) um balanço dos cinco meses de intervenção federal no Rio de Janeiro. A conclusão? “Muito …

Feminicídio: funcionária do Ministério dos Direitos Humanos é assassinada

Uma funcionária terceirizada do Ministério dos Direitos Humanos foi assassinada neste sábado (14), em Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal a cerca de 26 quilômetros do centro de Brasília. A 33ª Delegacia de Polícia …

Mergulhador manda Elon Musk enfiar submarino onde dói mais; empresário reage: "Pedófilo"

Elon Musk, o multimilionário da Tesla, se envolveu em uma troca de insultos no Twitter com um dos mergulhadores que participaram do resgate dos 12 adolescentes da Tailândia, chegando mesmo a chamá-lo de “pedófilo”. O CEO …

Brasil é ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Um estudante brasileiro conquistou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) em Cluj-Napoca, na Romênia. Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de 17 anos, é de São Paulo. Desde 2012 o Brasil não conseguia um …

Violência toma conta da festas na França: 2 pessoas morreram

Pelo menos duas pessoas morreram e cerca de 300 foram detidas na sequência dos episódios de violência registrados na França, neste domingo (15), nas festas pela vitória da seleção francesa na Copa do Mundo de …