Voluntários inundam por engano caverna onde estão jovens da Tailândia

Royal Thai Army

12 adolescentes ficaram presas numa caverna na Tailândia

Um grupo de voluntários não registrados nas equipes de resgate se enganou e, em vez de retirar água da caverna onde estão as crianças tailandesas, bombeou água para o seu interior, dificultando o processo de resgate.

Continua a luta contra o tempo para resgatar as 12 crianças e jovens de uma equipe de futebol e seu treinador, de 25 anos, encontrados há três dias, depois de estarem desaparecidos durante mais de uma semana.

Segundo noticia o Bangkok Post, os voluntários bombearam água novamente para dentro da caverna, fazendo com que voltasse a ficar parcialmente inundada.

“Eles podiam acreditar que a técnica era eficaz para drenar a água, mas tudo o que esteja fora do plano tem que ser debatido conosco primeiro”, argumentou o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn.

“Estamos preocupados com a chuva. Estamos lutando contra a água. A água está inundando a caverna, embora estejamos bombeando água dos seus canais”.

O jornal local não informa até que ponto o incidente causado pelo grupo de voluntários pôs em risco os trabalhos em curso. As autoridades continuam com as operações de resgate e, na manhã desta quinta-feira (5), o nível da água está baixando mais de um centímetro por hora.

O objetivo passa agora por retirar o máximo de água de dentro da caverna para facilitar o resgate. As equipes de salvamento acreditam que é possível fazer o resgate sem recorrer a equipamentos de mergulho.

“O objetivo é reduzir a água na terceira câmara, ao ponto em que não seja preciso usar equipamentos de mergulho”, afirmou um responsável pelas equipes de resgate ao The Guardian.

No entanto, o método de salvamento ainda não está totalmente definido e, por isso, as crianças têm recebido aulas de mergulho, caso seja necessário recorrer a esta forma de resgate.

Caso as autoridades não conseguirem bombear a água até o início das chuvas fortes, a caverna pode voltar a se encher de água rapidamente, deixando o grupo sem possibilidade de comunicação e sem forma de receber água e comida durante cerca de quatro meses.

Jovens estão bem de saúde

Nesta quarta-feira (4), a Marinha Real Tailandesa divulgou um vídeo onde o grupo de crianças se encontra sorrindo, mostrando estar bem de saúde. Os jovens aparecem com mantas de sobrevivência para mantê-los aquecidos, sentados no chão da gruta ao lado de mergulhadores.

O grupo se apresenta um a um, dizendo que estão bem de saúde – “estou saudável” – e um deles chega mesmo a agradecer a todos os que aguardam o resgate do grupo, de acordo com a CNN.

As autoridades procuram ainda tentar montar linhas telefônicas dentro da caverna, de forma a permitir a comunicação entre as crianças e as respectivas famílias. De acordo com a CNN, essa é uma “tarefa complicada”, pois um dos cabos ficou danificado quando os mergulhadores tentavam transportá-lo pelo trajeto sinuoso até a caverna. A equipe tenta agora substituí-lo.

O resgate pode levar cerca de três a quatro meses. As autoridades reúnem esforços para entender qual seria a melhor forma de retirar as crianças da caverna onde estão presas, mas avisam que, como os níveis da água estão muito altos, ainda é perigoso tentar resgatá-las. Por isso, pode ser necessário esperar que termine a época das monções.

As autoridades tailandesas têm centenas de funcionários no local, com engenheiros organizando a colocação de cascalho para proteção da lama, trabalhadores da casa real tailandesa fornecerem comida quente, e voluntários distribuem garrafas com água.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …