Voluntários inundam por engano caverna onde estão jovens da Tailândia

Royal Thai Army

12 adolescentes ficaram presas numa caverna na Tailândia

Um grupo de voluntários não registrados nas equipes de resgate se enganou e, em vez de retirar água da caverna onde estão as crianças tailandesas, bombeou água para o seu interior, dificultando o processo de resgate.

Continua a luta contra o tempo para resgatar as 12 crianças e jovens de uma equipe de futebol e seu treinador, de 25 anos, encontrados há três dias, depois de estarem desaparecidos durante mais de uma semana.

Segundo noticia o Bangkok Post, os voluntários bombearam água novamente para dentro da caverna, fazendo com que voltasse a ficar parcialmente inundada.

“Eles podiam acreditar que a técnica era eficaz para drenar a água, mas tudo o que esteja fora do plano tem que ser debatido conosco primeiro”, argumentou o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn.

“Estamos preocupados com a chuva. Estamos lutando contra a água. A água está inundando a caverna, embora estejamos bombeando água dos seus canais”.

O jornal local não informa até que ponto o incidente causado pelo grupo de voluntários pôs em risco os trabalhos em curso. As autoridades continuam com as operações de resgate e, na manhã desta quinta-feira (5), o nível da água está baixando mais de um centímetro por hora.

O objetivo passa agora por retirar o máximo de água de dentro da caverna para facilitar o resgate. As equipes de salvamento acreditam que é possível fazer o resgate sem recorrer a equipamentos de mergulho.

“O objetivo é reduzir a água na terceira câmara, ao ponto em que não seja preciso usar equipamentos de mergulho”, afirmou um responsável pelas equipes de resgate ao The Guardian.

No entanto, o método de salvamento ainda não está totalmente definido e, por isso, as crianças têm recebido aulas de mergulho, caso seja necessário recorrer a esta forma de resgate.

Caso as autoridades não conseguirem bombear a água até o início das chuvas fortes, a caverna pode voltar a se encher de água rapidamente, deixando o grupo sem possibilidade de comunicação e sem forma de receber água e comida durante cerca de quatro meses.

Jovens estão bem de saúde

Nesta quarta-feira (4), a Marinha Real Tailandesa divulgou um vídeo onde o grupo de crianças se encontra sorrindo, mostrando estar bem de saúde. Os jovens aparecem com mantas de sobrevivência para mantê-los aquecidos, sentados no chão da gruta ao lado de mergulhadores.

O grupo se apresenta um a um, dizendo que estão bem de saúde – “estou saudável” – e um deles chega mesmo a agradecer a todos os que aguardam o resgate do grupo, de acordo com a CNN.

As autoridades procuram ainda tentar montar linhas telefônicas dentro da caverna, de forma a permitir a comunicação entre as crianças e as respectivas famílias. De acordo com a CNN, essa é uma “tarefa complicada”, pois um dos cabos ficou danificado quando os mergulhadores tentavam transportá-lo pelo trajeto sinuoso até a caverna. A equipe tenta agora substituí-lo.

O resgate pode levar cerca de três a quatro meses. As autoridades reúnem esforços para entender qual seria a melhor forma de retirar as crianças da caverna onde estão presas, mas avisam que, como os níveis da água estão muito altos, ainda é perigoso tentar resgatá-las. Por isso, pode ser necessário esperar que termine a época das monções.

As autoridades tailandesas têm centenas de funcionários no local, com engenheiros organizando a colocação de cascalho para proteção da lama, trabalhadores da casa real tailandesa fornecerem comida quente, e voluntários distribuem garrafas com água.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas encontraram pássaro que é três espécies em uma só

Cientistas encontraram um pássaro incomum na Pensilvânia, que guarda um incrível segredo genético: a toutinegra é o híbrido de três espécies diferentes de pássaros. Uma equipe de cientistas encontrou um pássaro incomum na Pensilvânia, cuja mãe …

Hitler abraçou uma menina judia; 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazista ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

No deserto mais seco do mundo, a chuva mata

No deserto mais seco e mais antigo da Terra, as coisas não funcionam da mesma maneira que em outros lugares. A água, por exemplo, não é uma bênção. No deserto do Atacama, no Chile, as …

CIA pensou em usar “soro da verdade” nos interrogatórios do 11 de setembro

O “Projeto Medicação” foi posto de lado em 2003, mas, até lá, os médicos da CIA estudaram a hipótese de substituir as violentas técnicas de interrogatório pelo uso de um “soro da verdade” que fizesse …

Distração de professora provoca ferimentos em 40 crianças na China

A distração de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta em uma escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou nesta sexta-feira a imprensa …

Hábito diário pode ajudar a prever morte prematura

A velocidade com que caminhamos fornece muitas pistas sobre o nosso estado de saúde e pode mesmo ajudar a prever uma morte prematura.  Segundo um novo estudo, realizado o por cientistas da Universidade do Sul …

Assassino de John Lennon sente “mais vergonha” a cada dia que passa

Mark David Chapman, que assassinou John Lennon em 1980, disse a um conselho de condicional que se sente “mais e mais envergonhado” a cada ano que passa por ter assassinado o ex-Beatle. “Há 30 anos, eu …

Submarino argentino ARA San Juan é achado um ano após ter desaparecido com 44 tripulantes

A carcaça do submarino argentino Ara San Juan, desaparecido desde 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes a bordo, foi localizada no fundo do oceano Atlântico, a 800 metros de profundidade, a leste da …

Cientistas determinam qual foi o pior período na história da humanidade

Cientistas americanos chegaram à conclusão de que em 536 d.C., "um dos períodos mais terríveis" começou na história da humanidade. Segundo o historiador medieval Michael McCormick, arqueólogo da Universidade de Harvard, um "nevoeiro misterioso" caiu sobre a …

Quadro é leiloado por valor recorde para artista vivo

Obra do pintor britânico David Hockney, de 81 anos, é vendida por mais de 90 milhões de dólares em Nova York. Recorde anterior era de escultura do americano Jeff Koons, vendida em 2013 por 58,4 …