Voluntários inundam por engano caverna onde estão jovens da Tailândia

Royal Thai Army

12 adolescentes ficaram presas numa caverna na Tailândia

Um grupo de voluntários não registrados nas equipes de resgate se enganou e, em vez de retirar água da caverna onde estão as crianças tailandesas, bombeou água para o seu interior, dificultando o processo de resgate.

Continua a luta contra o tempo para resgatar as 12 crianças e jovens de uma equipe de futebol e seu treinador, de 25 anos, encontrados há três dias, depois de estarem desaparecidos durante mais de uma semana.

Segundo noticia o Bangkok Post, os voluntários bombearam água novamente para dentro da caverna, fazendo com que voltasse a ficar parcialmente inundada.

“Eles podiam acreditar que a técnica era eficaz para drenar a água, mas tudo o que esteja fora do plano tem que ser debatido conosco primeiro”, argumentou o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn.

“Estamos preocupados com a chuva. Estamos lutando contra a água. A água está inundando a caverna, embora estejamos bombeando água dos seus canais”.

O jornal local não informa até que ponto o incidente causado pelo grupo de voluntários pôs em risco os trabalhos em curso. As autoridades continuam com as operações de resgate e, na manhã desta quinta-feira (5), o nível da água está baixando mais de um centímetro por hora.

O objetivo passa agora por retirar o máximo de água de dentro da caverna para facilitar o resgate. As equipes de salvamento acreditam que é possível fazer o resgate sem recorrer a equipamentos de mergulho.

“O objetivo é reduzir a água na terceira câmara, ao ponto em que não seja preciso usar equipamentos de mergulho”, afirmou um responsável pelas equipes de resgate ao The Guardian.

No entanto, o método de salvamento ainda não está totalmente definido e, por isso, as crianças têm recebido aulas de mergulho, caso seja necessário recorrer a esta forma de resgate.

Caso as autoridades não conseguirem bombear a água até o início das chuvas fortes, a caverna pode voltar a se encher de água rapidamente, deixando o grupo sem possibilidade de comunicação e sem forma de receber água e comida durante cerca de quatro meses.

Jovens estão bem de saúde

Nesta quarta-feira (4), a Marinha Real Tailandesa divulgou um vídeo onde o grupo de crianças se encontra sorrindo, mostrando estar bem de saúde. Os jovens aparecem com mantas de sobrevivência para mantê-los aquecidos, sentados no chão da gruta ao lado de mergulhadores.

O grupo se apresenta um a um, dizendo que estão bem de saúde – “estou saudável” – e um deles chega mesmo a agradecer a todos os que aguardam o resgate do grupo, de acordo com a CNN.

As autoridades procuram ainda tentar montar linhas telefônicas dentro da caverna, de forma a permitir a comunicação entre as crianças e as respectivas famílias. De acordo com a CNN, essa é uma “tarefa complicada”, pois um dos cabos ficou danificado quando os mergulhadores tentavam transportá-lo pelo trajeto sinuoso até a caverna. A equipe tenta agora substituí-lo.

O resgate pode levar cerca de três a quatro meses. As autoridades reúnem esforços para entender qual seria a melhor forma de retirar as crianças da caverna onde estão presas, mas avisam que, como os níveis da água estão muito altos, ainda é perigoso tentar resgatá-las. Por isso, pode ser necessário esperar que termine a época das monções.

As autoridades tailandesas têm centenas de funcionários no local, com engenheiros organizando a colocação de cascalho para proteção da lama, trabalhadores da casa real tailandesa fornecerem comida quente, e voluntários distribuem garrafas com água.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …