Estresse tóxico: o que acontece no cérebro traumatizado de crianças separadas dos pais

Elza Fiúza / ABr

Desde o início de maio, a política de imigração de “tolerância zero” do governo de Donald Trump resultou na detenção de mais de 2 mil crianças, segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS). Mas pouco se fala sobre o que acontece (cientificamente) com a separação dessas famílias.

A política de Trump, que visa processar as entradas ilegais aos EUA, aplica-se a todos os adultos, independentemente de terem ou não filhos.

Aqueles que chegam com crianças passaram a ser separados esta semana, com os jovens sendo colocados em instalações de cuidados temporários (que mais se pareciam celas e jaulas), enquanto seus pais aguardam julgamento do Departamento de Justiça. A medida gerou polêmica, que correu um mundo em choque.

“Tirar crianças de suas mães é prejudicial a elas”, disse Jack Shonkoff, que dirige o Centro para o Desenvolvimento da Criança na Universidade de Harvard, à PBS. “Não há nada de complicado nisso, e há uma ciência incrivelmente forte e um grande pedaço de bom senso que nos leva às mesmas conclusões.”

Experiências adversas na infância são caracterizadas como eventos estressantes ou traumáticos, que podem levar a problemas de longo prazo. Por exemplo, quando uma criança é separada fisicamente dos pais, ela pode começar a experimentar o que é conhecido como estresse tóxico.

O corpo humano responde ao estresse aumentando sua frequência cardíaca, pressão sanguínea e hormônios do estresse, como o cortisol. De acordo com o IFLScience, quando esses sintomas ocorrem em ambiente saudável, o resultado pode ser tolerável (algo sério, mas temporário) ou mesmo positivo (breves aumentos na frequência cardíaca com elevações leves dos níveis hormonais).

No entanto, quando uma criança não consegue encontrar o apoio que precisa, o estresse prolongado pode resultar em sintomas físicos, com ramificações duradouras, semelhantes às que ocorrem com abuso físico ou emocional, negligência crônica e exposição à violência.

Segundo o portal científico, o sintomas podem até mesmo interromper o desenvolvimento saudável do cérebro, aumentando o risco de doenças relacionadas ao estresse (como doenças cardíacas, diabetes, depressão e abuso de substâncias), bem como o comprometimento cognitivo, que continua na vida adulta.

Uma vez detidas, as crianças na fronteira são colocadas em instalações de patrulha da fronteira entre o México e os EUA. Esse processo dura até três dias antes de elas serem transferidas para abrigos de longo prazo ou para famílias temporárias.

Especialistas pediram que o governo reverta a política, tendo o presidente norte-americano suspendido as separações temporariamente.

No entanto, os cientistas pedem que seja incluída declarações escritas da Academia Americana de Pediatria, do Colégio Americano de Medicina e da Associação Americana de Psiquiatria em uma nova política migratória.

Mais de 9 mil profissionais e organizações de saúde mental também assinaram uma petição expressando preocupação com a medida. “Pretender que crianças separadas dos pais não cresçam com o estilhaço dessa experiência traumática em suas mentes é desconsiderar tudo o que sabemos sobre o desenvolvimento infantil, o cérebro e o trauma”, diz a petição.

A Associated Press visitou um dos locais onde estavam as crianças no início da semana, descrevendo um antigo depósito no sul do Texas, onde “centenas de crianças esperam em uma série de gaiolas de metal“.

Tanto os republicanos quanto os democratas expressaram preocupação, mas as duas partes continuam divididas quanto à uma possível solução legislativa.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …