Agora ou nunca: oxigênio pode acabar, e Elon Musk tem plano para resgatar jovens tailandeses

tedconference/ Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

As autoridades tailandesas estão numa “corrida contra a água” para conseguir salvar os 12 adolescentes presos, juntamente com o treinador, em uma caverna no norte do país. Até Elon Musk já ofereceu ajuda.

O governador de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, não podia ter sido mais correto nas palavras para resumir a situação dos 12 adolescentes presos no interior da caverna há 13 dias: “É uma corrida contra a água”.

Com a época das chuvas chegando ao país, as equipes de socorro aceleram os preparativos para retirar a jovem equipe de futebol. Por enquanto, se mantém o plano de avançar com o resgate, mas a morte de um mergulhador, por falta de oxigênio, pode obrigar as autoridades a reverem os planos.

Caso não consigam, o resgate poderá acontecer apenas em outubro. “Calculamos quanto tempo temos caso chova, quantas horas, quantos dias”, acrescentou o governador.

Os socorristas estão, com a ajuda de bombas, tentando baixar o nível da água, de modo a permitir que as crianças não tenham que mergulhar durante muito tempo (vale lembrar que alguns dos jovens nem sequer sabem nadar).

Até agora, um mergulhador experiente leva cerca de 11 horas para visitar o local onde os adolescentes se encontram: seis horas para ir e cinco horas para voltar – menos uma hora, devido a correntes. O percurso se estende por vários quilômetros através de canais acidentados, com passagens difíceis sob a água.

Nível de oxigênio preocupa

Mas para além da eventual subida do nível da água na gruta, a concentração de oxigênio também preocupa as autoridades.

“O nível de oxigênio preocupa, assim como a água existente na gruta. Temos que traçar um plano que seja o melhor, e em que os riscos sejam mínimos”, afirmou o governador da província de Chaing Rai, Narongsak Osottanakorn ao Channel News Asia.

“Conseguimos transferir cilindros de oxigênio até a cavidade, onde foram abertos. Agora, a tarefa é manter o equilíbrio adequado” para que os meninos não se sintam afetados, acrescentou o governador, citado pela EFE.

O responsável admite que, se continuar a chover, a situação não é boa, sendo preciso tratar de “retirar os jovens da gruta”. As palavras de Osottanakorn parecem descartar a hipótese inicial de esperar pelo fim das monções para resgatar os 12 adolescentes.

“Inicialmente, pensamos que seria possível manter os jovens vivos durante muito tempo, mas muitas coisas mudaram. Temos um tempo limitado e trabalho duro”, declarou o comandante dos soldados da Marinha tailandesa, Arpakorn Yookongkaew.

Elon Musk quer ajudar

O país recebe auxílio de todo o mundo, com a ajuda de países como o Reino Unido e a China. E, de acordo com o Business Insider, até Elon Musk quer ajudar. O jornal escreve que as autoridades tailandesas já discutem com o milionário a possibilidade de usar recursos das suas empresas para ajudar no resgate.

De acordo com a BBC, o dono da Tesla e da SpaceX afirmou, numa série de postagens no Twitter, que a experiência das suas empresas poderá ser útil às equipes de resgate. Exemplo disso é a Boring Company, especialista em construções de túneis e que, segundo o milionário, é “muito boa em cavar buracos”.

A primeira ideia de Musk para ajudar no resgate era colocar em funcionamento um “radar de penetração terrestre avançado”. Ele também afirmou que podia fornecer bombas e baterias carregadas para ajudar as autoridades a retirar a água dos túneis.

Mais tarde, o milionário considerou que poderia valer a pena inserir um tubo de nylon dentro da caverna e enchê-lo, tal como um insuflável, para gerar uma espécie de túnel de ar debaixo da água pelo qual os os meninos e o treinador podiam passar sem ter de nadar.

“Estamos em contato com o governo tailandês para saber como podemos ajudar, e estamos mandando funcionários da SpaceX e da Boring Company até a Tailândia para oferecer apoio no terreno”, afirmou um porta-voz da empresa.

“Mal saibamos como podemos ser úteis, faremos todo o possível. Estamos recebendo orientações do pessoal na operação em Chiang Rai para determinar a melhor forma de empregar nossos esforços”, acrescenta.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …