Agora ou nunca: oxigênio pode acabar, e Elon Musk tem plano para resgatar jovens tailandeses

tedconference/ Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

As autoridades tailandesas estão numa “corrida contra a água” para conseguir salvar os 12 adolescentes presos, juntamente com o treinador, em uma caverna no norte do país. Até Elon Musk já ofereceu ajuda.

O governador de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, não podia ter sido mais correto nas palavras para resumir a situação dos 12 adolescentes presos no interior da caverna há 13 dias: “É uma corrida contra a água”.

Com a época das chuvas chegando ao país, as equipes de socorro aceleram os preparativos para retirar a jovem equipe de futebol. Por enquanto, se mantém o plano de avançar com o resgate, mas a morte de um mergulhador, por falta de oxigênio, pode obrigar as autoridades a reverem os planos.

Caso não consigam, o resgate poderá acontecer apenas em outubro. “Calculamos quanto tempo temos caso chova, quantas horas, quantos dias”, acrescentou o governador.

Os socorristas estão, com a ajuda de bombas, tentando baixar o nível da água, de modo a permitir que as crianças não tenham que mergulhar durante muito tempo (vale lembrar que alguns dos jovens nem sequer sabem nadar).

Até agora, um mergulhador experiente leva cerca de 11 horas para visitar o local onde os adolescentes se encontram: seis horas para ir e cinco horas para voltar – menos uma hora, devido a correntes. O percurso se estende por vários quilômetros através de canais acidentados, com passagens difíceis sob a água.

Nível de oxigênio preocupa

Mas para além da eventual subida do nível da água na gruta, a concentração de oxigênio também preocupa as autoridades.

“O nível de oxigênio preocupa, assim como a água existente na gruta. Temos que traçar um plano que seja o melhor, e em que os riscos sejam mínimos”, afirmou o governador da província de Chaing Rai, Narongsak Osottanakorn ao Channel News Asia.

“Conseguimos transferir cilindros de oxigênio até a cavidade, onde foram abertos. Agora, a tarefa é manter o equilíbrio adequado” para que os meninos não se sintam afetados, acrescentou o governador, citado pela EFE.

O responsável admite que, se continuar a chover, a situação não é boa, sendo preciso tratar de “retirar os jovens da gruta”. As palavras de Osottanakorn parecem descartar a hipótese inicial de esperar pelo fim das monções para resgatar os 12 adolescentes.

“Inicialmente, pensamos que seria possível manter os jovens vivos durante muito tempo, mas muitas coisas mudaram. Temos um tempo limitado e trabalho duro”, declarou o comandante dos soldados da Marinha tailandesa, Arpakorn Yookongkaew.

Elon Musk quer ajudar

O país recebe auxílio de todo o mundo, com a ajuda de países como o Reino Unido e a China. E, de acordo com o Business Insider, até Elon Musk quer ajudar. O jornal escreve que as autoridades tailandesas já discutem com o milionário a possibilidade de usar recursos das suas empresas para ajudar no resgate.

De acordo com a BBC, o dono da Tesla e da SpaceX afirmou, numa série de postagens no Twitter, que a experiência das suas empresas poderá ser útil às equipes de resgate. Exemplo disso é a Boring Company, especialista em construções de túneis e que, segundo o milionário, é “muito boa em cavar buracos”.

A primeira ideia de Musk para ajudar no resgate era colocar em funcionamento um “radar de penetração terrestre avançado”. Ele também afirmou que podia fornecer bombas e baterias carregadas para ajudar as autoridades a retirar a água dos túneis.

Mais tarde, o milionário considerou que poderia valer a pena inserir um tubo de nylon dentro da caverna e enchê-lo, tal como um insuflável, para gerar uma espécie de túnel de ar debaixo da água pelo qual os os meninos e o treinador podiam passar sem ter de nadar.

“Estamos em contato com o governo tailandês para saber como podemos ajudar, e estamos mandando funcionários da SpaceX e da Boring Company até a Tailândia para oferecer apoio no terreno”, afirmou um porta-voz da empresa.

“Mal saibamos como podemos ser úteis, faremos todo o possível. Estamos recebendo orientações do pessoal na operação em Chiang Rai para determinar a melhor forma de empregar nossos esforços”, acrescenta.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas encontraram pássaro que é três espécies em uma só

Cientistas encontraram um pássaro incomum na Pensilvânia, que guarda um incrível segredo genético: a toutinegra é o híbrido de três espécies diferentes de pássaros. Uma equipe de cientistas encontrou um pássaro incomum na Pensilvânia, cuja mãe …

Hitler abraçou uma menina judia; 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazista ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

No deserto mais seco do mundo, a chuva mata

No deserto mais seco e mais antigo da Terra, as coisas não funcionam da mesma maneira que em outros lugares. A água, por exemplo, não é uma bênção. No deserto do Atacama, no Chile, as …

CIA pensou em usar “soro da verdade” nos interrogatórios do 11 de setembro

O “Projeto Medicação” foi posto de lado em 2003, mas, até lá, os médicos da CIA estudaram a hipótese de substituir as violentas técnicas de interrogatório pelo uso de um “soro da verdade” que fizesse …

Distração de professora provoca ferimentos em 40 crianças na China

A distração de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta em uma escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou nesta sexta-feira a imprensa …

Hábito diário pode ajudar a prever morte prematura

A velocidade com que caminhamos fornece muitas pistas sobre o nosso estado de saúde e pode mesmo ajudar a prever uma morte prematura.  Segundo um novo estudo, realizado o por cientistas da Universidade do Sul …

Assassino de John Lennon sente “mais vergonha” a cada dia que passa

Mark David Chapman, que assassinou John Lennon em 1980, disse a um conselho de condicional que se sente “mais e mais envergonhado” a cada ano que passa por ter assassinado o ex-Beatle. “Há 30 anos, eu …

Submarino argentino ARA San Juan é achado um ano após ter desaparecido com 44 tripulantes

A carcaça do submarino argentino Ara San Juan, desaparecido desde 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes a bordo, foi localizada no fundo do oceano Atlântico, a 800 metros de profundidade, a leste da …

Cientistas determinam qual foi o pior período na história da humanidade

Cientistas americanos chegaram à conclusão de que em 536 d.C., "um dos períodos mais terríveis" começou na história da humanidade. Segundo o historiador medieval Michael McCormick, arqueólogo da Universidade de Harvard, um "nevoeiro misterioso" caiu sobre a …

Quadro é leiloado por valor recorde para artista vivo

Obra do pintor britânico David Hockney, de 81 anos, é vendida por mais de 90 milhões de dólares em Nova York. Recorde anterior era de escultura do americano Jeff Koons, vendida em 2013 por 58,4 …