Agora ou nunca: oxigênio pode acabar, e Elon Musk tem plano para resgatar jovens tailandeses

tedconference/ Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

As autoridades tailandesas estão numa “corrida contra a água” para conseguir salvar os 12 adolescentes presos, juntamente com o treinador, em uma caverna no norte do país. Até Elon Musk já ofereceu ajuda.

O governador de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, não podia ter sido mais correto nas palavras para resumir a situação dos 12 adolescentes presos no interior da caverna há 13 dias: “É uma corrida contra a água”.

Com a época das chuvas chegando ao país, as equipes de socorro aceleram os preparativos para retirar a jovem equipe de futebol. Por enquanto, se mantém o plano de avançar com o resgate, mas a morte de um mergulhador, por falta de oxigênio, pode obrigar as autoridades a reverem os planos.

Caso não consigam, o resgate poderá acontecer apenas em outubro. “Calculamos quanto tempo temos caso chova, quantas horas, quantos dias”, acrescentou o governador.

Os socorristas estão, com a ajuda de bombas, tentando baixar o nível da água, de modo a permitir que as crianças não tenham que mergulhar durante muito tempo (vale lembrar que alguns dos jovens nem sequer sabem nadar).

Até agora, um mergulhador experiente leva cerca de 11 horas para visitar o local onde os adolescentes se encontram: seis horas para ir e cinco horas para voltar – menos uma hora, devido a correntes. O percurso se estende por vários quilômetros através de canais acidentados, com passagens difíceis sob a água.

Nível de oxigênio preocupa

Mas para além da eventual subida do nível da água na gruta, a concentração de oxigênio também preocupa as autoridades.

“O nível de oxigênio preocupa, assim como a água existente na gruta. Temos que traçar um plano que seja o melhor, e em que os riscos sejam mínimos”, afirmou o governador da província de Chaing Rai, Narongsak Osottanakorn ao Channel News Asia.

“Conseguimos transferir cilindros de oxigênio até a cavidade, onde foram abertos. Agora, a tarefa é manter o equilíbrio adequado” para que os meninos não se sintam afetados, acrescentou o governador, citado pela EFE.

O responsável admite que, se continuar a chover, a situação não é boa, sendo preciso tratar de “retirar os jovens da gruta”. As palavras de Osottanakorn parecem descartar a hipótese inicial de esperar pelo fim das monções para resgatar os 12 adolescentes.

“Inicialmente, pensamos que seria possível manter os jovens vivos durante muito tempo, mas muitas coisas mudaram. Temos um tempo limitado e trabalho duro”, declarou o comandante dos soldados da Marinha tailandesa, Arpakorn Yookongkaew.

Elon Musk quer ajudar

O país recebe auxílio de todo o mundo, com a ajuda de países como o Reino Unido e a China. E, de acordo com o Business Insider, até Elon Musk quer ajudar. O jornal escreve que as autoridades tailandesas já discutem com o milionário a possibilidade de usar recursos das suas empresas para ajudar no resgate.

De acordo com a BBC, o dono da Tesla e da SpaceX afirmou, numa série de postagens no Twitter, que a experiência das suas empresas poderá ser útil às equipes de resgate. Exemplo disso é a Boring Company, especialista em construções de túneis e que, segundo o milionário, é “muito boa em cavar buracos”.

A primeira ideia de Musk para ajudar no resgate era colocar em funcionamento um “radar de penetração terrestre avançado”. Ele também afirmou que podia fornecer bombas e baterias carregadas para ajudar as autoridades a retirar a água dos túneis.

Mais tarde, o milionário considerou que poderia valer a pena inserir um tubo de nylon dentro da caverna e enchê-lo, tal como um insuflável, para gerar uma espécie de túnel de ar debaixo da água pelo qual os os meninos e o treinador podiam passar sem ter de nadar.

“Estamos em contato com o governo tailandês para saber como podemos ajudar, e estamos mandando funcionários da SpaceX e da Boring Company até a Tailândia para oferecer apoio no terreno”, afirmou um porta-voz da empresa.

“Mal saibamos como podemos ser úteis, faremos todo o possível. Estamos recebendo orientações do pessoal na operação em Chiang Rai para determinar a melhor forma de empregar nossos esforços”, acrescenta.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …

Companhia austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou nesta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). A inovadora tecnologia, batizada de ReOil, …

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontrou uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …