Agora ou nunca: oxigênio pode acabar, e Elon Musk tem plano para resgatar jovens tailandeses

tedconference/ Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

As autoridades tailandesas estão numa “corrida contra a água” para conseguir salvar os 12 adolescentes presos, juntamente com o treinador, em uma caverna no norte do país. Até Elon Musk já ofereceu ajuda.

O governador de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, não podia ter sido mais correto nas palavras para resumir a situação dos 12 adolescentes presos no interior da caverna há 13 dias: “É uma corrida contra a água”.

Com a época das chuvas chegando ao país, as equipes de socorro aceleram os preparativos para retirar a jovem equipe de futebol. Por enquanto, se mantém o plano de avançar com o resgate, mas a morte de um mergulhador, por falta de oxigênio, pode obrigar as autoridades a reverem os planos.

Caso não consigam, o resgate poderá acontecer apenas em outubro. “Calculamos quanto tempo temos caso chova, quantas horas, quantos dias”, acrescentou o governador.

Os socorristas estão, com a ajuda de bombas, tentando baixar o nível da água, de modo a permitir que as crianças não tenham que mergulhar durante muito tempo (vale lembrar que alguns dos jovens nem sequer sabem nadar).

Até agora, um mergulhador experiente leva cerca de 11 horas para visitar o local onde os adolescentes se encontram: seis horas para ir e cinco horas para voltar – menos uma hora, devido a correntes. O percurso se estende por vários quilômetros através de canais acidentados, com passagens difíceis sob a água.

Nível de oxigênio preocupa

Mas para além da eventual subida do nível da água na gruta, a concentração de oxigênio também preocupa as autoridades.

“O nível de oxigênio preocupa, assim como a água existente na gruta. Temos que traçar um plano que seja o melhor, e em que os riscos sejam mínimos”, afirmou o governador da província de Chaing Rai, Narongsak Osottanakorn ao Channel News Asia.

“Conseguimos transferir cilindros de oxigênio até a cavidade, onde foram abertos. Agora, a tarefa é manter o equilíbrio adequado” para que os meninos não se sintam afetados, acrescentou o governador, citado pela EFE.

O responsável admite que, se continuar a chover, a situação não é boa, sendo preciso tratar de “retirar os jovens da gruta”. As palavras de Osottanakorn parecem descartar a hipótese inicial de esperar pelo fim das monções para resgatar os 12 adolescentes.

“Inicialmente, pensamos que seria possível manter os jovens vivos durante muito tempo, mas muitas coisas mudaram. Temos um tempo limitado e trabalho duro”, declarou o comandante dos soldados da Marinha tailandesa, Arpakorn Yookongkaew.

Elon Musk quer ajudar

O país recebe auxílio de todo o mundo, com a ajuda de países como o Reino Unido e a China. E, de acordo com o Business Insider, até Elon Musk quer ajudar. O jornal escreve que as autoridades tailandesas já discutem com o milionário a possibilidade de usar recursos das suas empresas para ajudar no resgate.

De acordo com a BBC, o dono da Tesla e da SpaceX afirmou, numa série de postagens no Twitter, que a experiência das suas empresas poderá ser útil às equipes de resgate. Exemplo disso é a Boring Company, especialista em construções de túneis e que, segundo o milionário, é “muito boa em cavar buracos”.

A primeira ideia de Musk para ajudar no resgate era colocar em funcionamento um “radar de penetração terrestre avançado”. Ele também afirmou que podia fornecer bombas e baterias carregadas para ajudar as autoridades a retirar a água dos túneis.

Mais tarde, o milionário considerou que poderia valer a pena inserir um tubo de nylon dentro da caverna e enchê-lo, tal como um insuflável, para gerar uma espécie de túnel de ar debaixo da água pelo qual os os meninos e o treinador podiam passar sem ter de nadar.

“Estamos em contato com o governo tailandês para saber como podemos ajudar, e estamos mandando funcionários da SpaceX e da Boring Company até a Tailândia para oferecer apoio no terreno”, afirmou um porta-voz da empresa.

“Mal saibamos como podemos ser úteis, faremos todo o possível. Estamos recebendo orientações do pessoal na operação em Chiang Rai para determinar a melhor forma de empregar nossos esforços”, acrescenta.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …