Agora ou nunca: oxigênio pode acabar, e Elon Musk tem plano para resgatar jovens tailandeses

tedconference/ Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

As autoridades tailandesas estão numa “corrida contra a água” para conseguir salvar os 12 adolescentes presos, juntamente com o treinador, em uma caverna no norte do país. Até Elon Musk já ofereceu ajuda.

O governador de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, não podia ter sido mais correto nas palavras para resumir a situação dos 12 adolescentes presos no interior da caverna há 13 dias: “É uma corrida contra a água”.

Com a época das chuvas chegando ao país, as equipes de socorro aceleram os preparativos para retirar a jovem equipe de futebol. Por enquanto, se mantém o plano de avançar com o resgate, mas a morte de um mergulhador, por falta de oxigênio, pode obrigar as autoridades a reverem os planos.

Caso não consigam, o resgate poderá acontecer apenas em outubro. “Calculamos quanto tempo temos caso chova, quantas horas, quantos dias”, acrescentou o governador.

Os socorristas estão, com a ajuda de bombas, tentando baixar o nível da água, de modo a permitir que as crianças não tenham que mergulhar durante muito tempo (vale lembrar que alguns dos jovens nem sequer sabem nadar).

Até agora, um mergulhador experiente leva cerca de 11 horas para visitar o local onde os adolescentes se encontram: seis horas para ir e cinco horas para voltar – menos uma hora, devido a correntes. O percurso se estende por vários quilômetros através de canais acidentados, com passagens difíceis sob a água.

Nível de oxigênio preocupa

Mas para além da eventual subida do nível da água na gruta, a concentração de oxigênio também preocupa as autoridades.

“O nível de oxigênio preocupa, assim como a água existente na gruta. Temos que traçar um plano que seja o melhor, e em que os riscos sejam mínimos”, afirmou o governador da província de Chaing Rai, Narongsak Osottanakorn ao Channel News Asia.

“Conseguimos transferir cilindros de oxigênio até a cavidade, onde foram abertos. Agora, a tarefa é manter o equilíbrio adequado” para que os meninos não se sintam afetados, acrescentou o governador, citado pela EFE.

O responsável admite que, se continuar a chover, a situação não é boa, sendo preciso tratar de “retirar os jovens da gruta”. As palavras de Osottanakorn parecem descartar a hipótese inicial de esperar pelo fim das monções para resgatar os 12 adolescentes.

“Inicialmente, pensamos que seria possível manter os jovens vivos durante muito tempo, mas muitas coisas mudaram. Temos um tempo limitado e trabalho duro”, declarou o comandante dos soldados da Marinha tailandesa, Arpakorn Yookongkaew.

Elon Musk quer ajudar

O país recebe auxílio de todo o mundo, com a ajuda de países como o Reino Unido e a China. E, de acordo com o Business Insider, até Elon Musk quer ajudar. O jornal escreve que as autoridades tailandesas já discutem com o milionário a possibilidade de usar recursos das suas empresas para ajudar no resgate.

De acordo com a BBC, o dono da Tesla e da SpaceX afirmou, numa série de postagens no Twitter, que a experiência das suas empresas poderá ser útil às equipes de resgate. Exemplo disso é a Boring Company, especialista em construções de túneis e que, segundo o milionário, é “muito boa em cavar buracos”.

A primeira ideia de Musk para ajudar no resgate era colocar em funcionamento um “radar de penetração terrestre avançado”. Ele também afirmou que podia fornecer bombas e baterias carregadas para ajudar as autoridades a retirar a água dos túneis.

Mais tarde, o milionário considerou que poderia valer a pena inserir um tubo de nylon dentro da caverna e enchê-lo, tal como um insuflável, para gerar uma espécie de túnel de ar debaixo da água pelo qual os os meninos e o treinador podiam passar sem ter de nadar.

“Estamos em contato com o governo tailandês para saber como podemos ajudar, e estamos mandando funcionários da SpaceX e da Boring Company até a Tailândia para oferecer apoio no terreno”, afirmou um porta-voz da empresa.

“Mal saibamos como podemos ser úteis, faremos todo o possível. Estamos recebendo orientações do pessoal na operação em Chiang Rai para determinar a melhor forma de empregar nossos esforços”, acrescenta.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Cabine de avião da Ryanair despressuriza e 33 passageiros vão parar no hospital

Trinta e três passageiros de um avião da companhia low-cost Ryanair tiveram que ser hospitalizados depois que a cabine do aparelhou sofreu uma despressurização. O piloto precisou fazer uma aterrissagem de emergência em Frankfurt, na …

Marun nega participação em supostas fraudes no Ministério do Trabalho

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, negou hoje (14) em nota que tenha participado de supostas fraudes no Ministério do Trabalho para beneficiar sindicatos em Mato Grosso do Sul, seu reduto eleitoral. A informação …

Mosaico que retrata "espiões bíblicos" de Moisés é descoberto em Israel

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de 1.600 anos atrás, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está “revolucionando” tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo da época, apresentando “novas pistas” …

Poderíamos ter ido a Marte na década de 60, diz astronauta

O popular astronauta Chris Hadfield diz que a tecnologia que nos levou à lua e nos trouxe de volta na década de 60 poderia nos ter mandado também para Marte. O canadense Chris Hadfield foi astronauta …

Duas novas espécias de morcegos amarelos são descobertas na África

Duas novas espécies de morcegos amarelos foram recentemente descobertas no Quênia, na África. Mas os cientistas não estão interessados apenas nas cores apelativas desses animais. Na verdade, essas espécies também fornecem pistas importantes sobre alguns ramos …

Fragmento mais antigo da "Odisseia" de Homero é encontrado na Grécia

Arqueólogos encontraram uma placa de argila que contem a transcrição de 13 versos da Odisseia de Homero durante escavações na antiga cidade de Olímpia, na Grécia. Uma equipe de arqueólogos gregos e alemães encontrou uma placa …

Roupas com nanotubos de carbono podem ser utilizadas como baterias

Engenheiros da Universidade de Cincinnati, nos EUA, em parceria com a Base Aérea de Wright-Patterson, estão desenvolvendo uma roupa que pode ser utilizada como bateria, sendo assim capaz de recarregar dispositivos eletrônicos.   O tecido …

Finalmente, as mães puderam abraçar os filhos após resgate na Tailândia

Os familiares dos jovens resgatados de uma caverna na Tailândia puderam, finalmente, abraçar os filhos que continuam internados no hospital. Mas não sem  as máscaras de proteção. As autoridades hospitalares só agora permitiram que os familiares …

Candidatura de Alckmin à Presidência ganha fôlego ao fechar com o PSD

A candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), que insiste em não decolar, se fixando em um dígito nas pesquisas de intenção de votos, acaba de ganhar um novo fôlego, após fechar aliança com o PSD para …

Para fumar, copiloto provoca queda de avião em mais de 7 mil metros

A queda de 7.500 metros do avião em um voo da Air China deveu-se a um erro do copiloto, que estava fumando um cigarro eletrônico e se enganou ao tentar desligar o ventilador, divulgaram as …