Erupção do Vulcão de Fogo mata 25 e deixa a Guatemala em cinzas

(dr) Guatevisión

Erupção do Vulcão de Fogo deixou meia Guatemala em cinzas

Pelo menos 25 pessoas morreram e 20 ficaram feridas na sequência da erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala, neste domingo (3), segundo um novo balanço da Defesa Civil.

“O balanço às 21h [meia-noite em Brasília] é de 25 mortos“, disse o porta-voz da Coordenação de Gestão de Desastres da Guatemala, David de Leon. No balanço divulgado anteriormente, as autoridades mencionavam seis mortos e 20 feridos.

De acordo com estas mesmas autoridades, 3.100 pessoas das comunidades próximas já foram retiradas das habitações devido à queda das cinzas, que começaram a afetar uma área populacional com cerca de 1,7 milhão de pessoas.

A erupção iniciada neste domingo no Vulcão de Fogo é a mais forte dos últimos anos e está provocando espessas colunas de cinza, que sobem até cerca de 10 mil metros de altura e caem depois em um raio largo.

Os materiais piroclásticos lançados pela erupção, que chegaram até a Cidade da Guatemala, deixaram os distritos de Chimaltenango, Sacatepéquez, Escuintla e Guatemala cobertos de cinza.

O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, já anunciou que irá declarar o estado de emergência, sujeito a aprovação do Congresso, e pediu aos cidadãos que estejam atentos aos avisos das autoridades de emergência.

A pista do aeroporto internacional La Aurora, na capital, foi entretanto fechada, por motivos de segurança.

Imagens de vídeo publicadas pela mídia local mostram paisagens carbonizadas, nos locais onde as torrentes de lava entraram em contato com as casas.

“Atualmente, o vulcão continua em erupção e existe um alto potencial para avalanches de detritos”, escreveu a agência de gestão de desastres no Twitter, citando Eddy Sanchez, diretor do Instituto de Sismologia e Vulcanologia (Insivumeh) guatemalteco.

Segundo Sanchez, as torrentes de lava atingiram temperaturas de cerca de 700 graus Celsius.

O vulcão, de 3.763 metros de altura, fica localizado nas regiões de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, a 50 quilômetros a oeste da capital da Guatemala, áreas que são, por isso, as mais afetadas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dormir muito é tão prejudicial quanto dormir pouco

Um novo estudo descobriu que dormir muito pode ter consequências tão prejudiciais para a saúde quanto dormir pouco, reduzindo igualmente as capacidades cognitivas.  Um grupo de cientistas da Universidade norte-americana de Ontário conduziu em junho de …

Contra desperdício alimentar, França debate aumento de prazos de validade dos produtos

16 de outubro é o Dia Contra o Desperdício Alimentar na França. Para lutar contra o problema, a ONG francesa France Nature Environnement realizou uma campanha de informação aos consumidores, enquanto um grupo de ambientalistas …

Queimaduras solares? Os dinossauros são os culpados

Sempre que apanhamos sol, uma preocupação emerge de imediato: queimaduras. Por que somos tão vulneráveis à luz solar? Um estudo recente procura responder ao enigma evolutivo, apontando os dinossauros como principais culpados. O sol emite radiação …

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Em um novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os pesquisadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O …

Criança "vampiro" é descoberta em cemitério na Itália

Arqueólogos encontraram em um cemitério na Itália os restos mortais de uma criança de 10 anos com uma pedra na boca, um antigo ritual funerário de vampiros praticado durante a Idade Média, que visava prevenir …

Está na hora: Elon Musk quer construir um robô gigante

O mais recente plano do fundador da Tesla e da SpaceX é construir um “mecha”, um robô ou veículo mecanizado gigante de ficção científica com braços e pernas móveis. Elon Musk revelou no Twitter ser fã …

Celebridade da internet chinesa é presa por "desrespeitar" o hino do país

A Lei do Hino chinesa, aprovada no ano passado, prevê detenções de até 15 dias ou prisão de até três anos para quem cantar a Marcha dos Voluntários de forma “distorcida ou desrespeitosa”, em público. Uma …

Sauditas vão assumir morte de jornalista: foi um interrogatório que "não correu bem"

As autoridades sauditas, que negaram ter dado ordens para matar o jornalista Jamal Khashoggi, estão elaborando um relatório em que admitem a morte do jornalista e a justificam como resultado de um interrogatório que "não …

Startup brasileira oferece curso gratuito sobre estratégias do Vale do Silício

Um novo curso à distância promete ajudar os empresários brasileiros a descobrirem os segredos do sucesso do Vale do Silício. Oferecido pela Qulture.Rocks, startup de tecnologia para gestão de desempenho empresarial, o curso sobre OKRs (Objectives …

Se não pararmos de comer carne, vamos acabar com o planeta

Cada cidadão deverá reduzir em 75% o seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco, comer metade da quantidade de ovos e triplicar o consumo de sementes e frutas secas. Segundo um estudo, …