Erupção do Vulcão de Fogo mata 25 e deixa a Guatemala em cinzas

(dr) Guatevisión

Erupção do Vulcão de Fogo deixou meia Guatemala em cinzas

Pelo menos 25 pessoas morreram e 20 ficaram feridas na sequência da erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala, neste domingo (3), segundo um novo balanço da Defesa Civil.

“O balanço às 21h [meia-noite em Brasília] é de 25 mortos“, disse o porta-voz da Coordenação de Gestão de Desastres da Guatemala, David de Leon. No balanço divulgado anteriormente, as autoridades mencionavam seis mortos e 20 feridos.

De acordo com estas mesmas autoridades, 3.100 pessoas das comunidades próximas já foram retiradas das habitações devido à queda das cinzas, que começaram a afetar uma área populacional com cerca de 1,7 milhão de pessoas.

A erupção iniciada neste domingo no Vulcão de Fogo é a mais forte dos últimos anos e está provocando espessas colunas de cinza, que sobem até cerca de 10 mil metros de altura e caem depois em um raio largo.

Os materiais piroclásticos lançados pela erupção, que chegaram até a Cidade da Guatemala, deixaram os distritos de Chimaltenango, Sacatepéquez, Escuintla e Guatemala cobertos de cinza.

O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, já anunciou que irá declarar o estado de emergência, sujeito a aprovação do Congresso, e pediu aos cidadãos que estejam atentos aos avisos das autoridades de emergência.

A pista do aeroporto internacional La Aurora, na capital, foi entretanto fechada, por motivos de segurança.

Imagens de vídeo publicadas pela mídia local mostram paisagens carbonizadas, nos locais onde as torrentes de lava entraram em contato com as casas.

“Atualmente, o vulcão continua em erupção e existe um alto potencial para avalanches de detritos”, escreveu a agência de gestão de desastres no Twitter, citando Eddy Sanchez, diretor do Instituto de Sismologia e Vulcanologia (Insivumeh) guatemalteco.

Segundo Sanchez, as torrentes de lava atingiram temperaturas de cerca de 700 graus Celsius.

O vulcão, de 3.763 metros de altura, fica localizado nas regiões de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, a 50 quilômetros a oeste da capital da Guatemala, áreas que são, por isso, as mais afetadas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …

Putin: Rússia reagirá de maneira devida às ameaças perto de suas fronteiras

Durante reunião com membros do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (14), o presidente da Rússia pediu que lhe fosse reportado sobre o agravamento do conflito israelo-palestino, que toca diretamente os interesses de segurança …

Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Um levantamento de dados da Folha de São Paulo com informações do DataSUS, base de dados do Ministério da Saúde, mostrou que pelo menos 16 mil pessoas receberam doses de vacinas diferentes em seu processo …