Mais polêmica do que acordes: show de rock em igreja causa indignação em Portugal

Um show de rock no interior da Igreja de São Sebastião, em Cem Soldos, região central de Portugal, provocou a indignação de vários católicos. Bispo afirmou não ter tido conhecimento do evento.

A polêmica começou com a divulgação e o compartilhamento de um vídeo de um show de rock, postado no dia 17 de agosto, no se vê e ouve o espetáculo do músico português Afonso Dorido, tocando guitarra em um palco, no altar da igreja.

O evento foi realizado no dia 11 de agosto, mas a polêmica se instalou após a divulgação do vídeo, que conta já com mais de 16 mil visualizações.

Homem em Catarse – Bons Sons

Alguém filmou!Que bela celebração.Muito mais que um amor de Verão.❤#bonssons #cemsoldos #mpagdp

Posted by Homem em Catarse on Friday, August 17, 2018

O show em questão faz parte do projeto Homem em Catarse, de Afonso Dorido, e o espetáculo estava integrado na programação do Festival Bons Sons. No vídeo, é possível ver o público dançando e aplaudindo, enquanto o artista tocava a sua guitarra no altar.

“Está tudo louco? Que coisa é essa? E ninguém fez nada?”, lê-se em um dos comentários da página de Facebook Senza Pagare, um blog religioso conservador, que, segundo o Diário de Notícias, descreve o evento como tendo sido um “Woodstock na igreja”.

As críticas dos fiéis nas redes sociais dispararam e fizeram com que a diocese de Santarém, cidade na mesma região em que ocorreu o show, se pronunciasse sobre o assunto.

Em comunicado, a diocese esclarece que o bispo não teve “conhecimento prévio” do uso da igreja para espetáculos da edição deste ano do festival, que decorreu entre 9 e 12 de agosto.

No mesmo documento, a diocese informa que o espetáculo viola as regras do Vaticano sobre eventos em igrejas e que a atuação do projeto Homem em Catarse não foi adequada.

“Não é legítimo programar em uma igreja a execução de uma música que não é de inspiração religiosa e que foi composta para ser interpretada em contextos profanos precisos, quer se trate de música clássica ou contemporânea, erudita ou popular”, lê-se.

Padre desvaloriza polêmica

A diocese destaca também o comportamento do público, afirmando que “além do tipo de música permitido nas igrejas, é preciso que não se desvirtue um ambiente propício à oração pessoal e comunitária, ao silêncio e ao cultivo da dimensão espiritual”.

“Ouvintes e executantes devem, nos seus comportamentos e apresentação, respeitar o caráter sagrado do lugar”, adianta o comunicado da diocese de Santarém.

No entanto, ao jornal i, o padre Luís Martinho desvaloriza a polêmica e afirma ter dado autorização para a utilização da igreja por parte da organização do Festival Bons Sons deste ano, como aconteceu em edições anteriores.

“E tem corrido tudo bem. É uma polêmica em torno de um único show em uma lista de muitos outros”, disse, admitindo que não informou “oficialmente” a diocese.

A igreja “casa perfeitamente” com a missão

O Festival Bons Sons reagiu às críticas com que tem recebido, afirmando que “a igreja é um espaço de comunhão e casa perfeitamente com a missão” do evento.

Segundo o comunicado da organização, “a Igreja de São Sebastião tem sido espaço de encontros de coros, concertos e, desde 2008, palco do Bons Sons”, com o conhecimento e permissão de “todos os agentes locais”.

Além disso, informa o portal Espalha Factos, o Bons Sons realça que “a comunidade não se sente ofendida com a situação”. A suposta “indignação” é atribuída pela organização aos não conhecedores da cidade e do evento, “e teve apenas como base um vídeo de 1 minuto que não representa o show, muito menos o projeto”.

A polêmica parte de pessoas ultraconservadoras, que têm uma visão muito fechada da Igreja Católica, que não vai de encontro com a visão e a harmonia promovidas pelo Bons Sons”, informa em comunicado.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …