Mais polêmica do que acordes: show de rock em igreja causa indignação em Portugal

Um show de rock no interior da Igreja de São Sebastião, em Cem Soldos, região central de Portugal, provocou a indignação de vários católicos. Bispo afirmou não ter tido conhecimento do evento.

A polêmica começou com a divulgação e o compartilhamento de um vídeo de um show de rock, postado no dia 17 de agosto, no se vê e ouve o espetáculo do músico português Afonso Dorido, tocando guitarra em um palco, no altar da igreja.

O evento foi realizado no dia 11 de agosto, mas a polêmica se instalou após a divulgação do vídeo, que conta já com mais de 16 mil visualizações.

Homem em Catarse – Bons Sons

Alguém filmou!Que bela celebração.Muito mais que um amor de Verão.❤#bonssons #cemsoldos #mpagdp

Posted by Homem em Catarse on Friday, August 17, 2018

O show em questão faz parte do projeto Homem em Catarse, de Afonso Dorido, e o espetáculo estava integrado na programação do Festival Bons Sons. No vídeo, é possível ver o público dançando e aplaudindo, enquanto o artista tocava a sua guitarra no altar.

“Está tudo louco? Que coisa é essa? E ninguém fez nada?”, lê-se em um dos comentários da página de Facebook Senza Pagare, um blog religioso conservador, que, segundo o Diário de Notícias, descreve o evento como tendo sido um “Woodstock na igreja”.

As críticas dos fiéis nas redes sociais dispararam e fizeram com que a diocese de Santarém, cidade na mesma região em que ocorreu o show, se pronunciasse sobre o assunto.

Em comunicado, a diocese esclarece que o bispo não teve “conhecimento prévio” do uso da igreja para espetáculos da edição deste ano do festival, que decorreu entre 9 e 12 de agosto.

No mesmo documento, a diocese informa que o espetáculo viola as regras do Vaticano sobre eventos em igrejas e que a atuação do projeto Homem em Catarse não foi adequada.

“Não é legítimo programar em uma igreja a execução de uma música que não é de inspiração religiosa e que foi composta para ser interpretada em contextos profanos precisos, quer se trate de música clássica ou contemporânea, erudita ou popular”, lê-se.

Padre desvaloriza polêmica

A diocese destaca também o comportamento do público, afirmando que “além do tipo de música permitido nas igrejas, é preciso que não se desvirtue um ambiente propício à oração pessoal e comunitária, ao silêncio e ao cultivo da dimensão espiritual”.

“Ouvintes e executantes devem, nos seus comportamentos e apresentação, respeitar o caráter sagrado do lugar”, adianta o comunicado da diocese de Santarém.

No entanto, ao jornal i, o padre Luís Martinho desvaloriza a polêmica e afirma ter dado autorização para a utilização da igreja por parte da organização do Festival Bons Sons deste ano, como aconteceu em edições anteriores.

“E tem corrido tudo bem. É uma polêmica em torno de um único show em uma lista de muitos outros”, disse, admitindo que não informou “oficialmente” a diocese.

A igreja “casa perfeitamente” com a missão

O Festival Bons Sons reagiu às críticas com que tem recebido, afirmando que “a igreja é um espaço de comunhão e casa perfeitamente com a missão” do evento.

Segundo o comunicado da organização, “a Igreja de São Sebastião tem sido espaço de encontros de coros, concertos e, desde 2008, palco do Bons Sons”, com o conhecimento e permissão de “todos os agentes locais”.

Além disso, informa o portal Espalha Factos, o Bons Sons realça que “a comunidade não se sente ofendida com a situação”. A suposta “indignação” é atribuída pela organização aos não conhecedores da cidade e do evento, “e teve apenas como base um vídeo de 1 minuto que não representa o show, muito menos o projeto”.

A polêmica parte de pessoas ultraconservadoras, que têm uma visão muito fechada da Igreja Católica, que não vai de encontro com a visão e a harmonia promovidas pelo Bons Sons”, informa em comunicado.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …