Mais polêmica do que acordes: show de rock em igreja causa indignação em Portugal

Um show de rock no interior da Igreja de São Sebastião, em Cem Soldos, região central de Portugal, provocou a indignação de vários católicos. Bispo afirmou não ter tido conhecimento do evento.

A polêmica começou com a divulgação e o compartilhamento de um vídeo de um show de rock, postado no dia 17 de agosto, no se vê e ouve o espetáculo do músico português Afonso Dorido, tocando guitarra em um palco, no altar da igreja.

O evento foi realizado no dia 11 de agosto, mas a polêmica se instalou após a divulgação do vídeo, que conta já com mais de 16 mil visualizações.

Homem em Catarse – Bons Sons

Alguém filmou!Que bela celebração.Muito mais que um amor de Verão.❤#bonssons #cemsoldos #mpagdp

Posted by Homem em Catarse on Friday, August 17, 2018

O show em questão faz parte do projeto Homem em Catarse, de Afonso Dorido, e o espetáculo estava integrado na programação do Festival Bons Sons. No vídeo, é possível ver o público dançando e aplaudindo, enquanto o artista tocava a sua guitarra no altar.

“Está tudo louco? Que coisa é essa? E ninguém fez nada?”, lê-se em um dos comentários da página de Facebook Senza Pagare, um blog religioso conservador, que, segundo o Diário de Notícias, descreve o evento como tendo sido um “Woodstock na igreja”.

As críticas dos fiéis nas redes sociais dispararam e fizeram com que a diocese de Santarém, cidade na mesma região em que ocorreu o show, se pronunciasse sobre o assunto.

Em comunicado, a diocese esclarece que o bispo não teve “conhecimento prévio” do uso da igreja para espetáculos da edição deste ano do festival, que decorreu entre 9 e 12 de agosto.

No mesmo documento, a diocese informa que o espetáculo viola as regras do Vaticano sobre eventos em igrejas e que a atuação do projeto Homem em Catarse não foi adequada.

“Não é legítimo programar em uma igreja a execução de uma música que não é de inspiração religiosa e que foi composta para ser interpretada em contextos profanos precisos, quer se trate de música clássica ou contemporânea, erudita ou popular”, lê-se.

Padre desvaloriza polêmica

A diocese destaca também o comportamento do público, afirmando que “além do tipo de música permitido nas igrejas, é preciso que não se desvirtue um ambiente propício à oração pessoal e comunitária, ao silêncio e ao cultivo da dimensão espiritual”.

“Ouvintes e executantes devem, nos seus comportamentos e apresentação, respeitar o caráter sagrado do lugar”, adianta o comunicado da diocese de Santarém.

No entanto, ao jornal i, o padre Luís Martinho desvaloriza a polêmica e afirma ter dado autorização para a utilização da igreja por parte da organização do Festival Bons Sons deste ano, como aconteceu em edições anteriores.

“E tem corrido tudo bem. É uma polêmica em torno de um único show em uma lista de muitos outros”, disse, admitindo que não informou “oficialmente” a diocese.

A igreja “casa perfeitamente” com a missão

O Festival Bons Sons reagiu às críticas com que tem recebido, afirmando que “a igreja é um espaço de comunhão e casa perfeitamente com a missão” do evento.

Segundo o comunicado da organização, “a Igreja de São Sebastião tem sido espaço de encontros de coros, concertos e, desde 2008, palco do Bons Sons”, com o conhecimento e permissão de “todos os agentes locais”.

Além disso, informa o portal Espalha Factos, o Bons Sons realça que “a comunidade não se sente ofendida com a situação”. A suposta “indignação” é atribuída pela organização aos não conhecedores da cidade e do evento, “e teve apenas como base um vídeo de 1 minuto que não representa o show, muito menos o projeto”.

A polêmica parte de pessoas ultraconservadoras, que têm uma visão muito fechada da Igreja Católica, que não vai de encontro com a visão e a harmonia promovidas pelo Bons Sons”, informa em comunicado.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …