Nova regra em Wall Street: evitar mulheres a todo o custo

Os homens de Wall Street estão adotando certos comportamentos para afastar as mulheres da esfera econômica após o surgimento do movimento #MeToo.

Evitam jantares com colegas de trabalho, não se sentam ao lado de mulheres nos aviões, em reuniões de negócios deixam a porta aberta, reservam quartos de hotel em pisos diferentes e não aceitam ser mentores de juniores do sexo feminino, tudo por causa do #MeToo.

As várias denúncias de assédio e abusos sexuais assustaram os homens que estão agora afastando as mulheres da esfera econômica de Wall Street. Segundo a Bloomberg, mais de 30 executivos confessam que “estão assustados” com o movimento e que evitam encontros para se protegerem de rumores.

Na prática, em vez de corrigirem comportamentos, a tendência é promover a eliminação de situações onde possam acontecer, criando-se uma sensação de “pisar em ovos”, nas palavras de David Bahnsen, ex-diretor administrativo do banco de investimento Morgan Stanley e consultor independente.

Apesar de não ser um fenômeno único na indústria financeira, as mudanças são consideráveis. As mulheres já são escassas em cargos superiores. A mudança pode agravar a situação, levando a que sejam acusados de discriminação sexual e, consequentemente, se tornará mais difícil que as mulheres progridam profissionalmente.

Stephen Zweig, advogado especialista em questões laborais da FordHarrison, diz que “se os homens evitam trabalhar ou viajar sozinhos com mulheres, evitam ensinar mulheres em privado por medo de serem acusados de abuso sexual, esses homens se afastam de uma queixa de abuso sexual para serem acusados de discriminação sexual“.

Por sua vez, a chefe executiva da LaSalle Securities, Lisa Kaufman, afirma que essa tomada de posição por parte dos homens prejudica as jovens mulheres da esfera financeira e que é necessário a existência de um mentor.

“Não existem ainda mulheres suficientes para ajudar a próxima geração. A evolução requer tipicamente que alguém de um nível sênior conheça o seu trabalho e lhe dê uma oportunidade. Isso é difícil se a pessoa não estiver disposta a estar sozinha com o membro júnior”, destaca.

Em 2002, Mike Pence admitiu evitar jantares com mulheres, especialmente se forem “bonitas e atraentes”, para evitar situações de “infidelidade ou rumores”.

O #MeToo, inicialmente associado a Hollywood, levou a uma mudança de paradigma que pôs fim à cultura de assédio sexual que afeta milhões de pessoas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden anuncia pacote de estímulo de quase US$ 2 trilhões

Para revitalizar a maior economia do mundo em meio à pandemia, "Plano de resgate americano" apresentado pelo presidente eleito inclui auxílio a desempregados e escolas e investimento na vacinação. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe …

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …