Globo de Ouro: tapete vermelho é dominado pelo preto contra o assédio sexual

Mike Nelson / EPA

Neste domingo (7), dezenas de atrizes se vestiram de preto para desfilarem na tapete vermelho da 75ª edição da premiação Globo de Ouro. O objetivo foi chamar a atenção para o assédio sexual.

Nos últimos tempos, foram inúmeras as denúncias de casos de assédio sexual que se multiplicaram. Em solidariedade com a iniciativa Time’s Up, que quer chamar a atenção para o assédio sexual de que as mulheres são alvo nesta e em outras indústrias, dezenas de atrizes e alguns atores, se vestiram de preto.

A iniciativa Time’s Up inclui um fundo de 10 milhões de dólares em donativos, que irá servir para ajudar legalmente as mulheres financeiramente mais desfavorecidas. Na sessão de gala, alguns dos atores mostraram um broche nos ternos de apoio à campanha.

Esta é a primeira cerimônia de prêmios da indústria de cinema de Hollywood após o afastamento do produtor Harvey Weinstein, um dos mais conhecidos produtores do cinema mundial, afastado da indústria depois de ter sido denunciado por abusos contra mulheres.

Do cinema à política, dezenas de outros nomes foram denunciados por comportamentos idênticos. Também a hashtag #MeToo marcou o ano de 2017, ao ser usada milhões de vezes por todo o mundo para mostrar a magnitude do assédio sexual.

Segundo o Público, a expectativa em torno da cerimônia de entrega dos Globos de Ouro 2018 era elevada. Se o preto já era tradição nos ternos masculinos, desta vez o negro pautou também as escolhas de vestuário feminino, em luta contra o assédio sexual.

A noite ficou também marcada pelo discurso de Oprah Winfrey, que aproveitou a cerimônia para anunciar o que diz ser o fim do tempo dos homens poderosos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas revelam misterioso fenômeno que pode ser causador do crescimento do oceano Atlântico

O Pacífico continua sendo o maior oceano do nosso planeta, mas o Atlântico está ganhando terreno e mar à medida que se expande por cerca de quatro centímetros anualmente. O deslocamento glacial lento dos oceanos acontece …

A cidade mais antiga das Américas - com a mesma idade do Egito faraônico - está sendo invadida

Tendo sobrevivido por 5 mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob ameaça de posseiros alegando que a pandemia coronavírus os deixou sem outra opção a não ser ocupar a cidade sagrada. A …

Greve global pelo clima está marcada para o dia 19 de março

As mudanças climáticas costumam ser tratadas como uma pauta menos urgente e com maior prazo para ser resolvida, mas a verdade é que, pela gravidade do quadro e pela totalidade de sua abrangência, ela é …

Farmacêutico dos EUA que danificou centenas de doses da Moderna declarou-se culpado

O farmacêutico que tentou sabotar quase 600 doses da vacina da Moderna do Aurora Medical Center, no estado norte-americano de Wisconsin, se declarou culpado. O farmacêutico norte-americano Steven Brandenburg, de 46 anos, se declarou culpado por …

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …