WikiLeaks revela campanha da CIA para infectar computadores

O WikiLeaks revelou nesta sexta-feira (2) mais uma operação de espionagem da CIA cujo objetivo é comprometer servidores para infecção de computadores específicos. Chamado de Pandemic, o implante é capaz de transformar qualquer computador com Windows em um vetor, que fica aguardando a tentativa de acesso por parte de um alvo para continuar o ataque.

O malware utiliza um método sofisticado para realizar a infecção. De acordo com os documentos, para que os trabalhos sejam iniciados, uma máquina Windows precisa ser comprometida e ter acesso à rede para que o Pandemic permaneça aguardando.

Uma vez que o computador mirado tente acessar arquivos ou baixar informações do banco de dados, o ataque é realizado de forma instantânea.

De forma a evitar detecção ou problemas com verificação de certificados digitais, a praga não realiza alterações nos arquivos que estão no servidor. Em vez disso, ela é capaz de capturar a transferência que está sendo realizada e, rapidamente, embutir um trojan ali, que passa a monitorar o computador indicado para o fim desejado pelos operadores da CIA.

É um processo que leva, no máximo, 15 segundos e pode ser realizado em até 20 aplicações simultaneamente.

O Pandemic também teria capacidade de se espalhar, permanecendo oculto em qualquer servidor ao qual a máquina se conectar. Apesar disso, especialistas em segurança da informação apontam que a praga criada pela CIA parece ter uso específico e bastante particular por não usar métodos ou sistemas tão populares assim.

Essa noção também segue de acordo com o próprio caráter da central de inteligência. Ao contrário da NSA, que normalmente realiza grandes operações de vigilância, muitas vezes atingindo até mesmo cidadãos americanos, a CIA trabalha de forma mais direcionada.

Seus agentes podem, por exemplo, estar infiltrados em corporações ou organizações criminosas, o que facilitaria a instalação de um malware desse tipo na rede.

O primeiro pensamento que vem à mente quando se estuda o Pandemic é o acesso a dados confidenciais. Entretanto, servidores Windows são pouco utilizados para esse fim, o que leva a crer que a CIA teria criado a praga para uma operação particular.

Entretanto, os documentos estão incompletos e o trojan revelado pelo WikiLeaks não é funcional, o que pode indicar que o implante teve sua utilização abortada.

Trata-se, na pior das hipóteses, de mais um dos diversos estudos do governo americano relacionados à espionagem e guerra digital.

Como já se percebeu ao longo do tempo, a CIA permanece em um trabalho constante de criação de novas pragas e métodos, principalmente na medida em que fornecedores de tecnologia trabalham para trazer mais privacidade e proteção aos usuários.

Como forma de proteger os usuários, o WikiLeaks não divulga códigos fonte e outros detalhes sobre as pragas de forma que elas possam ser utilizadas por crackers.

Os documentos relacionados ao intuito e utilização dos malwares, entretanto, permanecem públicos, revelando, mais uma vez, a maneira nada transparente de operação de agências governamentais de vigilância.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …