Wormholes podem ser vistos pelo telescópio; se existirem, é claro

(dr) The SXS (Simulating eXtreme Spacetimes) Project

Quando dois buracos negros colidem, formam-se ondas gravitacionais no próprio espaço

Os wormholes (buracos de minhoca), fenômenos muito populares no campo da ficção científica, são portais cósmicos hipotéticos que ligam dois pontos do espaço-tempo, mais ou menos como um túnel de teletransporte espacial. E aparentemente, poderemos observa-los com um simples telescópio.

A existência de wormholes não passa ainda de uma teoria. Mas, segundo defende o astrofísico Rajibul Shaikh, do Tata Institute of Fundamental Research, instituto de pesquisa em Mumbai, na Índia, se os wormholes realmente existirem, será possível identificá-los com um simples telescópio, através das sombras que projetam.

A técnica é semelhante à forma como podemos detectar buracos negros – não olhando para os objetos em si, mas para as ondulações e o efeito que têm no resto do espaço. A ideia de identificarmos os wormholes dessa forma parece bastante simples, e não é totalmente nova.

A grande dificuldade dessa abordagem, no entanto, explica Shaikh, é perceber de que forma as sombras projetadas pelos buracos negros e wormholes diferem entre si – e, obviamente, saber o que procuramos.

O conceito apresentado por Shaikh, mesmo imperfeito, é suficientemente intrigante para já ter despertado o interesse da comunidade científica, e é possível que um dia seu modelo matemático ajude os cientistas a confirmarem se esses míticos objetos cósmicos são reais.

Os wormholes são frequentemente mencionados nos filmes de ficção científica, descritos como uma forma de saltar grandes distâncias através do espaço ou do tempo. Em teoria, é quase como se o espaço se dobrasse sobre si para ligar dois pontos muito distantes um do outro – embora também possam ligar distâncias curtas.

Apesar de toda a ideia soar fantasticamente improvável, os cientistas estão determinados a continuar investigando sua existência. Os wormholes foram teorizados há quase 100 anos, e são consistentes com a teoria da relatividade geral de Einstein.

Esses fenômenos são zonas do espaço onde a luz não viaja em linha reta. As partículas de luz se curvam em volta de um wormhole, e as que ficam muito próximas caem no “vazio”, criando uma sombra. É aqui que entra o modelo de Shaikh.

Embora outros astrofísicos tenham anteriormente feito cálculos sobre wormholes, Shaikh explica que seu novo modelo tem em conta a “garganta” – o canal de ligação – para criar uma equação mais precisa.

Suas estimativas sugerem que, embora as sombras de wormholes em rotação lenta sejam idênticas à forma circular de um buraco negro, os wormholes mais rápidos produziriam sombras mais distorcidas, tornando-as mais fáceis de distinguir.

O físico John Friedman, da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, nos EUA, que não esteve envolvido na pesquisa, não está ainda convencido de que os wormholes realmente existam.

“É altamente improvável que haja wormholes macroscópicos”, explica Friedman, citado pelo Live Science. “Se existirem, a natureza desconhecida da matéria que o sustenta tornaria impossível prever sua sombra”.

Mas é possível que os cientistas tenham em breve uma forma de testar o “mapa” criado por Shaikh para procurar wormholes. Os astrônomos analisam dados reunidos pelo novo telescópio Event Horizon Telescope (EHT), instrumento criado para ajudar os cientistas a ver diretamente os buracos negros.

O EHT é na verdade uma rede de telescópios capaz de fornecer a ampliação necessária para vermos um buraco negro, não apenas seus efeitos no espaço. Se pudermos vê-los, teoricamente poderíamos ver wormholes também.

Ao contrário do que acontece com os wormholes, sabemos o suficiente sobre buracos negros para poder analisar as informações do EHT. Mas talvez o modelo de Shaikh, que está sendo revisto por pares e foi publicado por enquanto no arXiv, deixe os cientistas mais próximos da excitante descoberta do primeiro wormhole.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …