Afinal, o DNA mitocondrial pode ser herdado do pai

Nem todo o DNA é o mesmo. Há muito tempo que a ciência sustenta que nem todos os tipos de DNA são transmitidos da mãe e do pai.

Enquanto a maior a parte do DNA reside dentro do núcleo da célula, algum do código genético é guardado na mitocôndria. A visão convencional é que esse tipo de DNA é apenas herdado da mãe, mas novas evidências mostram o contrário.

Um novo estudo, publicado no dia 21 de novembro nos Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que o DNA mitocondrial humano pode ser herdado da parte do pai, em um caso histórico que começou com o tratamento de um menino doente de quatro anos.

A criança, que apresentava sinais de fadiga, dores musculares e outros sintomas, foi avaliada por médicos e testada para verificar se tinha um distúrbio mitocondrial. Quando Taosheng Huang executou os testes – e depois testou de novo para ter certeza – não conseguiu entender os resultados que obteve.

A razão pela qual Huang ficou tão chocado foi porque os resultados do menino mostraram uma mistura – chamada heteroplasmia – no seu DNA mitocondrial, que era composto de contribuições mais do que apenas maternas.

Embora haja evidência de transmissão de DNA mitocondrial paterno em outras espécies, o fenômeno em humanos tem sido debatido, mas nunca antes demonstrado.

Quando as irmãs do menino mostraram evidências da mesma heteroplasmia, Huang e os colegas analisaram do DNA mitocondrial da mãe das crianças, que também mostrou a mesma mistura.

Isso levou a equipe a ir mais longe na árvore genealógica, analisando também o DNA dos pais da mãe – avós do menino doente –, concluindo que o DNA mitocondrial da mãe vinha de aproximadamente 60% da mãe e 40% do pai.

“Nossos resultados sugerem que, embora o dogma central da herança materna do DNA mitocondrial permaneça válido, existem alguns casos excepcionais em que o DNA paterno pode ser passado para os filhos”, explicaram os autores. Embora esses casos possam ser excepcionais, não são necessariamente tão raros como os cientistas poderiam imaginar.

No total, os pesquisadores identificaram três famílias de várias gerações não relacionadas que mostraram um alto nível de heteroplasmia de DNA mitocondrial – variando de 24 a 76% – em 17 indivíduos separados.

“Essa é uma descoberta realmente inovadora”, disse o biólogo Xinnan Wang, da Universidade de Stanford, que não esteve envolvido no estudo. “Isso poderia abrir um campo totalmente novo e mudar a forma como se procura a causa de determinadas doenças mitocondriais”.

Os pesquisadores dizem que a força da visão anterior – de que apenas a transmissão materna era possível – poderia significar que muitos casos de transmissão biparental, no passado, teriam sido negligenciados como erros técnicos.

Seja como for, a evidência é “clara e provocativa” e deve agora iniciar uma avaliação mais ampla das possibilidades do DNA mitocondrial, segundo os pesquisadores.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogador alvo de racismo toma atitude que todo mundo deveria ter e abandona gramado

Na última rodada da Liga Portuguesa, o Porto venceu fora de casa Vitória de Guimarães por 2 a 1. O gol que definiu a partida foi do malinês Marega. O ponta de lança recebeu um …

Ministra da Saúde de Macron vai disputar prefeitura de Paris em batalha de mulheres

O partido presidencial francês e seus aliados centristas encontraram neste domingo (16) na ministra da Saúde, Agnès Buzyn, 58, a sucessora ideal para Benjamin Griveaux. O candidato de Emmanuel Macron ao cargo de prefeito de …

Organização vende suposto DNA de Donald Trump e outros líderes globais

Nesta sexta-feira, uma organização chamada Earnest Project passou a oferecer a chance de possuir amostras de DNA de alguns líderes mundiais e outras celebridades. O grupo alega que coletou clandestinamente itens descartados pelos participantes do Fórum …

Tribunal alemão suspende derrubada de floresta para fábrica da Tesla

Justiça ordena que gigante americana interrompa corte de árvores nos arredores de Berlim enquanto analisa pedido de associação ambiental. Empresa de Elon Musk planeja construir ali sua primeira "gigafábrica" da Europa. Um tribunal na Alemanha determinou …

Satélites podem facilmente ser manipulados por hackers, alerta pesquisador

Talvez você já esteja por dentro da confusão toda em relação aos problemas que os satélites Starlink, da SpaceX, estão causando na comunidade astronômica. Os relativamente poucos satélites lançados (cerca de 240, como parte de um …

Na Índia, campanha faz semáforo voltar ao vermelho se os motoristas buzinarem demais

Se a Índia é um país famoso por sua religiosidade, sua culinária, suas belezas naturais e, sendo o segundo país mais populoso, por ser a maior democracia por eleitorado do mundo, ela também carrega a …

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …