Ioga em comunidades do Rio ajuda reduzir estresse provocado pela violência

Respirar fundo, soltar o ar lentamente, se esticar ou deitar, são alguns dos exercícios de ioga que ajudam os moradores das comunidades carentes do Rio de Janeiro a reduzir o estresse provocado pela violência em seus bairros.

Regiões marcadas pelos tiroteios quase diários, como os complexos do Alemão e da Maré, Cidade de Deus e Cantagalo atraem voluntários do projeto internacional de ioga e meditação “Arte de viver”.

A coordenadora do Curso de Respiração Ar e Som (RAS) da “Arte de viver” nas favelas do Rio, Lanusia Cavalcante, explica à Agência Efe que “o ioga alivia o estresse”, um problema “dentro das comunidades”, por conta da “violência, falta de respeito e tudo que está acontecendo nos últimos anos”.

A violência “leva o indivíduo a aumentar sua carga limite de estresse”, diz Lanusia, que incentiva a prática diária da “ioga e respiração”, para melhorar o nível de estresse, que está diretamente relacionado com humor e energia.

“Então lutar contra problemas emocionais, através do ioga e as respirações, você consegue amenizar os problemas de estresse, e traz sua paz interior. Esse é o objetivo: trazer a paz interior”, afirma.

Em uma das suas sessões de ioga, no Conjunto de Favelas do Alemão, um dos mais populosos e violentos do Rio de Janeiro, Lanusia Cavalcante reuniu cerca de 30 pessoas que seguiram suas orientações para fugir dos problemas cotidianos, pelo menos por um momento.

Ali estava Joedson, de 13 anos, que reconhecia que não gosta da vida na favela, pois “tudo é muito intenso”, desde “a música até passeio na rua, nada é tranquilo”. Por isso, convenceu seu amigo Matheus para tentar a aula de ioga e “desligar”.

Além de buscar a paz interior, os alunos do Alemão aproveitaram para se divertir e terminaram dançando e cantando para esquecer o barulho das armas, tão habituais no local.

Há pouco mais de um mês, a instalação de uma torre blindada pela Polícia Militar custou seis dias de tiroteios e deixou cinco mortos no Complexo do Alemão.

De acordo com a ONG Anistia Internacional, aconteceram pelo menos 1.771 tiroteios no Rio de Janeiro durante o primeiro trimestre do ano, principalmente entre a polícia e traficantes de drogas que controlam várias comunidades, ou entre facções criminosas que tentam invadir o território dominado pelo grupo rival.

Lanusia Cavalcante adverte que o estresse causado pela violência não só turva a vida das pessoas, mas está provocando um onda de doenças nas favelas.

Através da respiração e o ioga, Lanusia pretende mudar a forma de viver e melhorar a saúde dos brasileiros, especialmente dos submetidos a maior tensão, como os moradores das comunidades carentes.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …