Explosões no Galaxy Note 7 são causadas por erro de produção

galaxynote7info.com

Samsung Galaxy Note 7

Samsung Galaxy Note 7

Uma pequena falha na produção do Galaxy Note 7 terá causado o sobreaquecimento e explosões que levaram a Samsung a pedir um recall total do phablet. São conclusões preliminares de uma investigação que a fabricante está a fazer ao sucedido.

Esse pequeno erro ocorreu no sistema de manufatura das baterias do Galaxy Note 7, de acordo com o relatório inicial enviado à agência de standards tecnológicos da Coreia do Sul, a Korean Agency for Technology and Standards.

A notícia foi avançada pela Blomberg, que teve acesso ao texto da investigação. A agência age como entidade reguladora e responde ao Ministério do Comércio, Indústria e Energia do país.

De acordo com o texto, o erro colocou uma pressão exagerada nas placas contidas dentro das células da bateria, o que provocou um contato entre os pólos positivos e negativos, gerando calor excessivo.

Ainda assim, a Samsung avisa que precisa continuar a investigação para determinar “a causa exata” dos danos na bateria, depois de dezenas de casos de explosão. A investigação procurava erros no desenho das próprias baterias.

A crise, que obrigou a marca a ordenar o recall de mais de 2,5 milhões de unidades, está pressionando as ações da empresa – gerando perdas de mais de 2 biliões de dólares em poucos dias. As ações já perderam quase 10% do valor, apesar de uma recuperação na sessão de ontem.

“Mesmo antes de finalizarmos nossa investigação, planejamos estabelecer a melhor forma de dar apoio aos nossos clientes”, disse a companhia no relatório enviado à agência.

“Estamos investigando o problema da bateria em cooperação com as fabricantes de baterias”, acrescenta a empresa.

A Bloomberg cita uma fonte anónima segundo a qual a Samsung SDI Co é a principal fornecedora das baterias do Galaxy Note 7.

Entretanto, diversos reguladores e companhias aéreas avisaram os consumidores para pararem de usar o phablet imediatamente.

Recall em curso

A Samsung vai disponibilizar novos Galaxy Note 7 com baterias melhoradas já na próxima semana, a partir de 19 de setembro.

Mas esta crise chega num momento crítico.

O phablet obteve críticas excelentes e chegou ao mercado numa altura estratégica, algumas semanas antes do novo iPhone 7, da Apple, mas agora analistas e investidores se questionam sobre o impacto das explosões na mentalidade dos consumidores e para a reputação da marca.

As ações da Samsung começaram entretanto a afundar. Depois de ter perdido 10 biliões de euros (mais de R$ 35 biliões) em bolsa num só dia, as perdas chegam já aos 22 biliões de euros (mais de R$ 80 biliões).

E enquanto a Samsung suspendeu as vendas e continua recolhendo os equipamentos, a Apple se prepara para lançar o novo iPhone 7 essa sexta-feira (16) em vários países do mundo.

// B!T

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …