Restauração polêmica no Canadá deixa imagem de menino Jesus com aparência de Maggie Simpson

Uma estátua do menino Jesus ao lado de uma igreja no Canadá chamou a atenção dos fiéis após passar por uma restauração.

A cabeça da estátua desapareceu do cemitério da igreja de Sainte-Anne des Pins, em Sudbury, no ano passado. Uma artista local fez uma escultura para substituir a peça usando argila da região, que tem uma cor de terra mais clara.

Após a rede canadense CBC divulgar a história, internautas começaram a comparar a escultura com a personagem Maggie Simpson, filha do casal Homer e Marge no desenho Os Simpsons.

“É a Maggie Simpson!”, escreveu Andre Proulx, um dos muitos que apontaram semelhança com a personagem e também com Lisa Simpson, irmã de Maggie no desenho.

Outros compararam o trabalho à “restauração” de uma pintura de Jesus na Espanha.

Em 2012 Cecília Gimenez se tornou celebridade mundial ao fazer um restauro desastrado no rosto de Jesus na pintura do século 19 “Ecce Homo”, do artista Elias Garcia Martinez, em uma igreja de Zaragoza.

O rosto deformado de Jesus virou piada no mundo todo.

“Na mesma linha da mulher na Espanha que ‘restaurou’ o afresco de Jesus para uma igreja; quando ela terminou parecia que uma criança de quatro anos tinha feito o serviço”, comentou David Barry Cooper.

“Ecce Homo. Sim, parece o equivalente em forma de escultura”, concordou David Allan.

Substituta temporária

A estátua da Virgem Maria com o menino Jesus no colo foi vandalizada e a igreja de Sainte-Anne des Pins estava com dificuldades para encontrar alguém para reparar a escultura.

Até que a artista local Heather Wise se ofereceu para criar uma peça temporária para a cabeça do menino Jesus, que havia sido arrancada.

“Ela estava preocupada e se ofereceu (para fazer a cabeça substituta)”, contou Gerard Lajeunesse, padre da igreja, que agradeceu à Wise pelo ato voluntário e pela “bondade de seu coração”.

Lajeunesse explicou que a artista passou várias horas esculpindo a nova cabeça em argila.

“A dificuldade é que a artista teve que levantar o queixo para que a cabeça ficasse no lugar, pois (a escultura) caía.”

E a argila da escultura também começou a se desmanchar depois de uma chuva.

“Não espero que dure muito. Ela (a artista) planeja esculpir em pedra em algum momento do ano que vem”, afirmou o padre. Ele disse que alguns fiéis ficaram surpresos e até decepcionados com a nova aparência do menino Jesus.

Realmente é chocante por causa do grande contraste de cores”, reconheceu Gerard Lajeunesse, padre da igreja, à CBC.

Outros consideraram a situação engraçada e ironizaram as reações negativas.

“Já que ninguém sabe qual era a aparência de Jesus, que diferença faz?”, questionou Michael Westlake.

“Você pode ter razão, mas ele provavelmente não parecia com o Gollum”, respondeu Jason Lemieux, citando o personagem da trilogia O Senhor dos Anéis.

“Choque? Mágoa? Decepção? Que tal risos, diversão ou piadas com os Simpsons?”, escreveu Robert Borden.

O padre de Sainte-Anne des Pins afirmou que para substituir a escultura inteira seriam necessários até 10 mil dólares canadenses (mais de R$ 23 mil) e tentou tranquilizar os fiéis.

“É uma primeira tentativa. E, com sorte, o que for feito no final irá agradar a todos.”

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …