SpaceX anuncia primeira viagem turística à Lua

SpaceX

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

Cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

A empresa espacial americana SpaceX planeja enviar dois turistas para uma viagem à Lua em 2018, diz-se em um comunicado de imprensa divulgado há pouco.

“Estamos felizes por anunciar que duas pessoas contataram a SpaceX para participar na primeira viagem turística em torno da Lua, que acontecerá no final do ano que vem. Elas já depositaram uma parte significativa do pagamento adiantado pela viagem espacial“, anuncia a empresa, em comunicado.

Segundo a empresa, há já outros interessados em marcar seu voo turístico até à Lua.

A SpaceX agradeceu a agência espacial americana NASA pelo patrocínio que permitiu a criação da astronave Dragon 2, sendo que esta será usada em tandem com o foguete Falcon. Este fornece dois terços da propulsão do foguete Saturn V que a NASA usava para enviar os astronautas à Lua.

No futuro, a empresa planeja efetuar até 4 voos semelhantes por ano. Segundo a previsão, o envio dos turistas espaciais se efetuará a partir de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

Elon Musk, o visionário fundador da SpaceX, comentou no Twitter o anúncio da empresa. “Me leve até à Lua… Ok”, disse.

A distância até o único satélite natural da Terra, ou seja, da Lua, constitui em médio 384.467 quilômetros. Até hoje, o único programa de voos à Lua foi o americano Apollo. Entre os anos 1969 e 1972, os astronautas americanos pisaram a superfície da Lua e voltaram ao nosso planeta 6 vezes. No total, 12 astronautas estiveram na Lua.

“Esta é uma oportunidade para as pessoas voltarem ao espaço distante pela primeira vez em 45 anos, e elas irão viajar pelo Sistema Solar de modo mais rápido e para mais longe que todos os astronautas no passado”, assinalou Elon Musk.

“Os turistas espaciais pagaram uma quantia significativa pela viagem”, disse Elon Musk, que não revelou seus nomes. “Eles se conhecem, e não é ninguém de Hollywood“, acrescentou.

Segundo o CEO da SpaceX, os dois passageiros têm consciência dos riscos da missão. “Eles não são ingênuos. Faremos de tudo para minimizar o risco, mas ele não é zero”.

“Como os astronautas da Apollo, estes indivíduos viajarão para o espaço com esperanças e sonhos da humanidade, impulsionados pelo universal espírito humano da exploração”, disse Musk.

A espaçonave deve fazer uma volta ao redor da Lua, mas não deve pousar no satélite natural. Ela passará antes por um voo de teste não tripulado ao final deste ano; e por um segundo voo teste, desta vez com tripulação, no primeiro semestre de 2018.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …

Sim, essa foto de uma manta rosa é real

A imagem acima foi publicada recentemente pela Australian Geographic. A cor pouco usual da manta, no entanto, chamou a atenção do público, que cogitou a utilização de Photoshop. O animal é realmente cor de rosa, no …