A empresa espacial americana SpaceX planeja enviar dois turistas para uma viagem à Lua em 2018, diz-se em um comunicado de imprensa divulgado há pouco.
“Estamos felizes por anunciar que duas pessoas contataram a SpaceX para participar na primeira viagem turística em torno da Lua, que acontecerá no final do ano que vem. Elas já depositaram uma parte significativa do pagamento adiantado pela viagem espacial“, anuncia a empresa, em comunicado.
Segundo a empresa, há já outros interessados em marcar seu voo turístico até à Lua.
A SpaceX agradeceu a agência espacial americana NASA pelo patrocínio que permitiu a criação da astronave Dragon 2, sendo que esta será usada em tandem com o foguete Falcon. Este fornece dois terços da propulsão do foguete Saturn V que a NASA usava para enviar os astronautas à Lua.
No futuro, a empresa planeja efetuar até 4 voos semelhantes por ano. Segundo a previsão, o envio dos turistas espaciais se efetuará a partir de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).
Elon Musk, o visionário fundador da SpaceX, comentou no Twitter o anúncio da empresa. “Me leve até à Lua… Ok”, disse.
A distância até o único satélite natural da Terra, ou seja, da Lua, constitui em médio 384.467 quilômetros. Até hoje, o único programa de voos à Lua foi o americano Apollo. Entre os anos 1969 e 1972, os astronautas americanos pisaram a superfície da Lua e voltaram ao nosso planeta 6 vezes. No total, 12 astronautas estiveram na Lua.
“Esta é uma oportunidade para as pessoas voltarem ao espaço distante pela primeira vez em 45 anos, e elas irão viajar pelo Sistema Solar de modo mais rápido e para mais longe que todos os astronautas no passado”, assinalou Elon Musk.
“Os turistas espaciais pagaram uma quantia significativa pela viagem”, disse Elon Musk, que não revelou seus nomes. “Eles se conhecem, e não é ninguém de Hollywood“, acrescentou.
Segundo o CEO da SpaceX, os dois passageiros têm consciência dos riscos da missão. “Eles não são ingênuos. Faremos de tudo para minimizar o risco, mas ele não é zero”.
“Como os astronautas da Apollo, estes indivíduos viajarão para o espaço com esperanças e sonhos da humanidade, impulsionados pelo universal espírito humano da exploração”, disse Musk.
A espaçonave deve fazer uma volta ao redor da Lua, mas não deve pousar no satélite natural. Ela passará antes por um voo de teste não tripulado ao final deste ano; e por um segundo voo teste, desta vez com tripulação, no primeiro semestre de 2018.
// Sputnik News / BBC
Bem que as naves poderiam ser elaboradas em 3D.