SpaceX anuncia primeira viagem turística à Lua

SpaceX

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

Cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

A empresa espacial americana SpaceX planeja enviar dois turistas para uma viagem à Lua em 2018, diz-se em um comunicado de imprensa divulgado há pouco.

“Estamos felizes por anunciar que duas pessoas contataram a SpaceX para participar na primeira viagem turística em torno da Lua, que acontecerá no final do ano que vem. Elas já depositaram uma parte significativa do pagamento adiantado pela viagem espacial“, anuncia a empresa, em comunicado.

Segundo a empresa, há já outros interessados em marcar seu voo turístico até à Lua.

A SpaceX agradeceu a agência espacial americana NASA pelo patrocínio que permitiu a criação da astronave Dragon 2, sendo que esta será usada em tandem com o foguete Falcon. Este fornece dois terços da propulsão do foguete Saturn V que a NASA usava para enviar os astronautas à Lua.

No futuro, a empresa planeja efetuar até 4 voos semelhantes por ano. Segundo a previsão, o envio dos turistas espaciais se efetuará a partir de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

Elon Musk, o visionário fundador da SpaceX, comentou no Twitter o anúncio da empresa. “Me leve até à Lua… Ok”, disse.

A distância até o único satélite natural da Terra, ou seja, da Lua, constitui em médio 384.467 quilômetros. Até hoje, o único programa de voos à Lua foi o americano Apollo. Entre os anos 1969 e 1972, os astronautas americanos pisaram a superfície da Lua e voltaram ao nosso planeta 6 vezes. No total, 12 astronautas estiveram na Lua.

“Esta é uma oportunidade para as pessoas voltarem ao espaço distante pela primeira vez em 45 anos, e elas irão viajar pelo Sistema Solar de modo mais rápido e para mais longe que todos os astronautas no passado”, assinalou Elon Musk.

“Os turistas espaciais pagaram uma quantia significativa pela viagem”, disse Elon Musk, que não revelou seus nomes. “Eles se conhecem, e não é ninguém de Hollywood“, acrescentou.

Segundo o CEO da SpaceX, os dois passageiros têm consciência dos riscos da missão. “Eles não são ingênuos. Faremos de tudo para minimizar o risco, mas ele não é zero”.

“Como os astronautas da Apollo, estes indivíduos viajarão para o espaço com esperanças e sonhos da humanidade, impulsionados pelo universal espírito humano da exploração”, disse Musk.

A espaçonave deve fazer uma volta ao redor da Lua, mas não deve pousar no satélite natural. Ela passará antes por um voo de teste não tripulado ao final deste ano; e por um segundo voo teste, desta vez com tripulação, no primeiro semestre de 2018.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

COVID-19 deve ter pico no Brasil em abril e maio, dizem Mandetta e especialistas

A previsão de disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país não é nada animadora para os próximos meses. Isso porque ainda estamos em uma fase intermediária da infecção, que deve ter seus momentos de pico em …

Esse novo tratamento alivia a depressão em 90% dos pacientes

De acordo com uma nova pesquisa americana, um tratamento com estimulação magnética transcraniana pode ser muito eficaz para pessoas com depressão severa: em um experimento, foi capaz de aliviar os sintomas em 90% dos pacientes. Normalmente, …

Israel: ministro que definiu Covid-19 como ‘castigo divino a gays’ está com coronavírus

Aos 71 anos, Yaakov Litzman, ministro da Saúde de Israel e também líder do partido ultra-ortodoxo “Judaísmo Unido da Torá”, testou positivo para Covid-19. O diagnóstico foi divulgado nesta terça-feira (7) pela imprensa local e chamou …

Saúde de Boris Johnson preocupa britânicos, mas governo garante que premiê passa bem

O Reino Unido acompanha com preocupação a degradação do estado de saúde do primeiro-ministro Boris Johnson, que anunciou publicamente ter sido contaminado pelo novo coronavírus há dez dias. Depois de ser hospitalizado no domingo (5), …

Cortes na ciência comprometem resposta à covid-19 no Brasil

A fila de 16 mil testes para covid-19 no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, expõe a vulnerabilidade de um país que escolheu não investir em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nos últimos anos. A …

Organismo marinho de 47 metros de comprimento descoberto na Austrália

Pesquisadores conseguiram captar imagens de vídeo fascinantes de um organismo "de outro mundo" nas águas ao largo da costa ocidental da Austrália. Segundo comunica a Newsweek, uma equipe a bordo do RV Falkor, o principal navio …

Detectadas pela 1º vez estrelas binárias capazes de produzir ondas gravitacionais

Astrônomos do Centro de Astrofísica de Harvard & Smithsonian detectaram pela primeira vez anãs brancas compostas por duas estrelas binárias. As anãs brancas compostas por duas estrelas binárias possuem um núcleo orbital capaz de gerar uma …

Epidemia do coronavírus ainda não chegou ao pico e se agrava na França, diz ministro

O pico da epidemia do novo coronavírus ainda não foi atingido na França, disse nesta terça-feira (7) o ministro da Saúde, Olivier Véran. Devido ao número significativo de pacientes que ainda são hospitalizados diariamente …

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …