Mais de 100 genes determinam a cor do nosso cabelo

Uma equipe internacional de cientistas identificou mais de uma centena de genes que ajudam a explicar as diferenças entre cabelos loiros, pretos, castanhos ou ruivos, em populações de origem europeia.

A cor do cabelo é uma das características do nosso aspecto físico que mais facilmente se herda dos nossos genitores. Até hoje, os cientistas conheciam apenas 13 genes.

Agora, pesquisadores do King’s College de Londres, no Reino Unido, e do Centro Médico da Universidade Erasmus de Roterdã, na Holanda, alargaram o leque para 124 genes que desempenham um papel significativo na determinação da cor do cabelo humano.

As descobertas foram publicadas recentemente na Nature Genetics e tem implicação em vários campos, como na compreensão da complexidade genética por trás das variações na pigmentação humana, no tratamento de várias doenças (como o câncer de pele) e na ciência forense, permitindo chegar à cor do cabelo do suspeito com uma precisão de 10 a 20% superiores as atuais.

“Se alguém deixar sangue na cena do crime, podemos dizer, a partir do DNA, se tinha cabelo preto ou ruivo com 90% de certeza“, adianta Tim Spector, um dos autores do estudo, citado pela revista portuguesa Visão.

No entanto, o novo teste baseado nos novos marcadores genéticos foi mais confiável para cabelos ruivos ou pretos do que para cabelos castanhos ou loiros.

Os cientistas analisaram o DNA de quase 300 mil pessoas com descendência europeia, dados cedidos por duas empresas: a BioBank e a 23andMe. Concluída a análise, os cientistas afirmaram ter identificado 124 genes que influenciam a cor do nosso cabelo.

De acordo com o Diário de Notícias, esse novo lote de genes explicam 34,6% do cabelo ruivo, 24,8% do cabelo loiro e 26,1% do cabelo preto, o que está relacionado com a produção e distribuição do pigmento melanina, mas também com outros mecanismos biológicos, que ainda não é possível explicar.

Além disso, é possível que existam centenas de outros genes que possam ter um papel semelhante.

Fica ainda sem explicação o porquê de algumas crianças nascerem loiras e o cabelo escurecer à medida que crescem, um fenômeno que dificulta a realização de testes forenses. “Sabemos que algumas crianças loiras se tornam morenas, mas não temos ideia por quê”, disse Manfred Kayser, um dos autores, citado pelo The Guardian.

As mulheres têm cabelo mais claro

Pesquisas anteriores já tinham sugerido isso, mas esse mais recente estudo vem confirmar o fato de que as mulheres tendem a ter o cabelo mais claro que os homens.

Assim, os cientistas concluíram que o sexo feminino tem 25% mais probabilidades de ter o cabelo loiro e três vezes menos hipóteses de ter o cabelo preto do que o sexo masculino.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …