Mais de 100 genes determinam a cor do nosso cabelo

Uma equipe internacional de cientistas identificou mais de uma centena de genes que ajudam a explicar as diferenças entre cabelos loiros, pretos, castanhos ou ruivos, em populações de origem europeia.

A cor do cabelo é uma das características do nosso aspecto físico que mais facilmente se herda dos nossos genitores. Até hoje, os cientistas conheciam apenas 13 genes.

Agora, pesquisadores do King’s College de Londres, no Reino Unido, e do Centro Médico da Universidade Erasmus de Roterdã, na Holanda, alargaram o leque para 124 genes que desempenham um papel significativo na determinação da cor do cabelo humano.

As descobertas foram publicadas recentemente na Nature Genetics e tem implicação em vários campos, como na compreensão da complexidade genética por trás das variações na pigmentação humana, no tratamento de várias doenças (como o câncer de pele) e na ciência forense, permitindo chegar à cor do cabelo do suspeito com uma precisão de 10 a 20% superiores as atuais.

“Se alguém deixar sangue na cena do crime, podemos dizer, a partir do DNA, se tinha cabelo preto ou ruivo com 90% de certeza“, adianta Tim Spector, um dos autores do estudo, citado pela revista portuguesa Visão.

No entanto, o novo teste baseado nos novos marcadores genéticos foi mais confiável para cabelos ruivos ou pretos do que para cabelos castanhos ou loiros.

Os cientistas analisaram o DNA de quase 300 mil pessoas com descendência europeia, dados cedidos por duas empresas: a BioBank e a 23andMe. Concluída a análise, os cientistas afirmaram ter identificado 124 genes que influenciam a cor do nosso cabelo.

De acordo com o Diário de Notícias, esse novo lote de genes explicam 34,6% do cabelo ruivo, 24,8% do cabelo loiro e 26,1% do cabelo preto, o que está relacionado com a produção e distribuição do pigmento melanina, mas também com outros mecanismos biológicos, que ainda não é possível explicar.

Além disso, é possível que existam centenas de outros genes que possam ter um papel semelhante.

Fica ainda sem explicação o porquê de algumas crianças nascerem loiras e o cabelo escurecer à medida que crescem, um fenômeno que dificulta a realização de testes forenses. “Sabemos que algumas crianças loiras se tornam morenas, mas não temos ideia por quê”, disse Manfred Kayser, um dos autores, citado pelo The Guardian.

As mulheres têm cabelo mais claro

Pesquisas anteriores já tinham sugerido isso, mas esse mais recente estudo vem confirmar o fato de que as mulheres tendem a ter o cabelo mais claro que os homens.

Assim, os cientistas concluíram que o sexo feminino tem 25% mais probabilidades de ter o cabelo loiro e três vezes menos hipóteses de ter o cabelo preto do que o sexo masculino.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …