Álbum dos Massive Attack será gravado em moléculas de DNA

nrk-p3 / Flickr

Daddy G, um dos vocalistas da banda britânica Massive Attack

Uma das bandas pioneiras do estilo musical chamado “trip hop” terá seu álbum “Mezzanine”, lançado há 20 anos, convertido em moléculas de DNA.

Mezzanine, o terceiro álbum dos ingleses Massive Attack e o mais aclamado pelo público, foi lançado há 20 anos. Para assinalar a ocasião, a banda de Bristol decidiu converter o trabalho lançado em 1998 em moléculas de DNA.

“Esse método nos permite arquivar a música por centenas ou milhares de anos”, explica Robert Grass, professor do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, responsável pelo projeto, citado pelo site Futurity.

Juntamente com o colega Reinhard Heckel, que agora trabalha na Rice University, no Texas (EUA), o cientista traduziu o áudio digital do álbum em código genético.

“Enquanto que a informação armazenada em um CD ou disco rígido é uma sequência de zeros e uns, a biologia armazena informação genética em uma sequência dos quatro blocos de construção do DNA: A, C, G e T”, explica o cientista.

Grass trabalhou no projeto com recurso a um arquivo de música que compactou em 15 megabytes através do formato de codificação Opus, um software de compressão para arquivos de áudio qualitativamente superior ao conhecido MP3.

(dr) Robert Grass / ETH Zurich

Uma parte do código genético do álbum “Mezzanine”

Agora, uma empresa norte-americana trata de produzir 920 mil fitas curtas de DNA, que juntas contêm todas as informações de Mezzanine. O TurboBeads, empresa que pertence à ETH, vai “despejar” essas moléculas em 5 mil esferas de vidro minúsculas (de tamanho nanométrico), cada uma contendo parte das informações.

Grass, que desenvolveu a tecnologia com Heckel há três anos, acredita que o trabalho estará concluído daqui a um mês ou dois. A primeira experiência dos dois cientistas foi armazenar o texto do Pacto Federal, carta de 1291 que dá início à formação da Suíça, em uma dessas pequenas esferas de vidro para um estudo de viabilidade técnica.

“O que há de novo nesse projeto com os Massive Attack é que essa tecnologia agora também está sendo usada comercialmente”, afirma Grass. O álbum da banda britânica será o segundo maior arquivo do mundo armazenado em DNA. O primeiro é um conjunto de arquivos da Microsoft, com mais de 200 megabytes.

As 5 mil esferas de vidro do álbum são invisíveis a olho nu e vão ficar em uma pequena garrafa, com uma vida útil praticamente eterna. O DNA pode ser removido das esferas a qualquer momento, permitindo o uso do sequenciamento do DNA para ler o arquivo de música armazenado e reproduzi-lo em um computador.

“Comparado com os sistemas tradicionais de armazenamento de dados, é bastante mais complexo e caro armazenar informações em DNA. Porém, uma vez armazenadas, podemos fazer milhões de cópias de forma rápida e econômica, com o mínimo de esforço”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …