180 anos depois, Luiza Mahin tem direito a júri popular

(dr) Thiago Krening / tve.com.br

Luiza Mahin

Luiza Mahin, ilustração de Thiago Krening

Para resgatar direitos de personagens históricos que, à época, não puderam exercer a prerrogativa do contraditório e da ampla defesa efetiva – a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA iniciou a série Júri simulado – releitura do Direito na História

O primeiro julgamento ocorreu nesta quarta-feira (23), no auditório da Uneb, bairro do Cabula, Salvador.

No banco dos acusação, 181 anos depois do levante, uma das líderes femininas da Revolta dos Malês, Luiza Mahin, representada pela atriz Valdineia Soriano, do Bando de Teatro Olodum.

Os jurados foram sorteados entre os presentes. Os defensores públicos representaram os papéis do juiz (Maurício Saporito), da acusação (Soraia Ramos) e da defesa (Raul Palmeira).

Ao final do julgamento, palestra da educadora, militante do movimento negro e secretária de política para as mulheres, Olívia Santana, contextualizou a história de Luíza Mahin e da Revolta dos Malês.

“Luiza Mahim, mãe do abolicionista Luiz Gama, foi uma  mulher raptada ainda criança da Costa da Mina e escravizada.  Comprou sua liberdade e participou da Revolta dos Búzios, em 1835, em Salvador, e condenada pelo poder imperial”, destaca a jornalista Márcia Guena.

“Hoje, a Defensoria Pública da Bahia simulou um julgamento com advogados  reais de defesa e acusação com o objetivo de dar destaque histórico a essa mulher e fazer um julgamento justo”, acrescenta Guena.

Para o sociólogo Ailton Ferreira, o júri realizado nesta manhã ajuda a construir novos paradigmas no sistema de justiça”.

(dr) Defensoria Pública Bahia

Luiza Mahin na série Júri Simulado – releitura do Direito na História

Luiza Mahin na série Júri Simulado – releitura do Direito na História

Com a iniciativa, a Defensoria Pública busca promover a educação em direitos, fazer uma releitura de histórias e estimular a reflexão sobre o Direito e a Democracia no presente.

A série Júri Simulado – releitura do Direito na História é um projeto dos defensores públicos Rafson Ximenes, subdefensor público geral do Estado, Raul Palmeira, que durante muitos anos atuou no Júri, e Eva Rodrigues,– subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Buraco negro supermassivo disparou estrela em altíssima velocidade

Há cerca de cinco milhões de anos uma estrela foi lançada do buraco negro supermassivo que fica no centro da Vial Láctea, Sagittarius A. Os cientistas imaginam que a velocidade inicial era de milhares de …

Ataque a tiros deixa mortos em festa de quintal na Califórnia

Quatro pessoas morreram e ao menos seis ficaram feridas neste domingo em um novo ataque com arma de fogo no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Familiares e amigos assistiam a um jogo de futebol no …

Jovem norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais para evitar suicídios

Ingebjørg Blindheim tem 22 anos e já ganhou o apelido de “salva-vidas”. A norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais buscando identificar usuários que possam estar próximo de cometer suicídio. Quando percebe uma situação de …

NASA pode ter encontrado pistas sobre Planeta X

O suposto Planeta X segue repleto de mistérios e a única coisa que se sabe é que há algum objeto grande e massivo na região do cinturão de Kuiper. O grande objeto estaria causando uma grande …

Co-fundador da Wikipedia lança rede social livre de anúncios

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, desenvolveu uma rede social chamada WT: Social, que opera basicamente do mesmo jeito que a enciclopédia virtual, ou seja, sem publicidade, apenas com doações. Apesar disso, não há ligação …

O que é a peste pulmonar e por que sua aparição na China preocupa

A forma mais rara, porém mais letal de peste, apareceu na China. Duas pessoas foram hospitalizadas em Pequim após contrairem a peste pulmonar ou pneumônica - uma variante altamente infecciosa da doença e muitas vezes …

Mais de 200 pessoas perderam visão em protestos no Chile

A principal associação médica do Chile anunciou nesta quinta-feira (14/11) que pelo menos 230 pessoas perderam a visão, parcial ou completamente do olho afetado, devido a tiros com espingarda de pressão disparadas por agentes de …

Movimento dos "coletes amarelos" completa um ano com efeitos positivos na economia

O diário econômico francês Les Echos desta sexta-feira dedica sua capa e várias páginas ao movimento dos coletes amarelos, que completa um ano neste domingo. O jornal analisa as consequências dos protestos na economia francesa …

Preço para voar em nave da Boeing será 60% mais caro do que na da SpaceX

O inspetor-geral da NASA divulgou nesta quinta-feira (14) um relatório sobre o Programa Commercial Crew, com detalhes sobre os problemas técnicos enfrentados pelas empresas SpaceX e Boeing no desenvolvimento de suas espaçonaves - Crew Dragon …

A corrida para salvar 33 marinheiros e 1 cachorro da ilha onde missionário foi morto por nativos há 1 ano

"Homens selvagens, provavelmente mais de 50, com armas caseiras, estão fazendo dois ou três barcos. Temo que eles nos alcancem no pôr do Sol. A vida de todos os tripulantes está em risco." A corrida contra …