Na segunda-feira (15), os presidentes de China e EUA, Xi Jinping e Joe Biden, realizaram uma reunião virtual, onde ressaltaram a necessidade de manter as relações entre as duas potências estáveis.
Particularmente, Joe Biden insistiu em que ambas as nações devem trabalhar para evitar novos conflitos e concorrência desleal.
“Parece-me que nossa responsabilidade como líderes da China e EUA é garantir que a concorrência entre nossos países não vire um conflito, seja intencional ou não, mas que seja apenas uma concorrência simples e direta”, afirmou Biden.
O Presidente americano instou a “estabelecer algumas barreiras de senso comum” e “trabalhar juntos em interesses comuns, especialmente em questões globais vitais, como a mudança climática”.
Ao mesmo tempo, Biden observou que “todos os países têm que jogar com as mesmas regras do jogo, e por isso os EUA sempre vão defender nossos interesses e valores, e dos nossos aliados e parceiros”.
Por sua vez, Xi Jinping ressaltou a importância da convivência pacífica e do cumprimento dos compromissos internacionais.
“É preciso uma relação sólida entre China e EUA para avançar no desenvolvimento respectivo de nossos países e para garantir um ambiente internacional pacífico e estável, incluindo a busca de respostas eficazes aos desafios globais, como a mudança climática […] e a pandemia da COVID-19″, enfatizou o líder chinês, indicando que as duas potências enfrentam juntas “múltiplos desafios”.
“Cada um deve administrar bem seus assuntos internos e, ao mesmo tempo, assumir sua parte das responsabilidades internacionais e trabalhar juntos pelas causas mais nobres da paz e desenvolvimento mundial”, afirmou.
// Sputnik News