Anthony Wright passou 25 anos preso injustamente; agora, vai receber 10 milhões

(dr) Innocence Project

Anthony Wright passou 25 anos preso pelo estupro e homicídio de uma mulher, crimes que não cometeu e dos quais foi acusado injustamente

O norte-americano passou 25 anos na prisão, acusado da estupro e homicídio de uma mulher de 77 anos. Vestígios de DNA provaram que ele era inocente e, por isso, agora ele vai receber 10 milhões de dólares de indenização.

De acordo com o Innocence Project, organização que investiga condenações suspeitas, Anthony Wright esteve 25 anos na prisão porque, em 1991, foi acusado do estupro e assassinato de Louise Talley, sua vizinha de 77 anos, na Filadélfia.

Em 2016, a organização fez força para que o caso fosse novamente investigado e, analisadas as provas de DNA, foi confirmada a sua inocência. Os vestígios encontrados pertenciam a Ronnie Byrd, um criminoso com o dobro da sua idade, que morreu na prisão.

Na época, as autoridades afirmaram que, apenas 14 minutos depois de detido, Wright confessou os crimes de forma voluntária. No entanto, o norte-americano, com 20 anos na época, sempre alegou sua inocência e testemunhou que assinou a suposta confissão porque os policiais que o interrogaram o ameaçaram com agressões.

No primeiro julgamento, Wright escapou por pouco à pena de morte por um voto de sete a cinco do júri. Desde 2016, o norte-americano está em liberdade, podendo estar finalmente na companhia da família.

Entretanto, o homem, agora com 45 anos, decidiu avançar com um processo contra a cidade de Filadélfia e os policiais aposentados, escreve a revista portuguesa Sábado. A prefeitura informou, na quarta-feira passada, que chegaram a um acordo para evitar julgamento.

Wright vai receber 10 milhões de dólares de indenização, cerca de R$ 37 milhões. “O senhor Wright demonstrou grande dignidade ao longo deste processo, e espero que a resolução dê a ele e à família o que precisam depois do que passaram”, afirmou Jim Kenney, agora prefeito, citado pela revista.

“Apesar de nunca ter de volta os 25 anos de vida que passei na prisão por crimes que nunca cometi, o tempo que não passei com a minha mãe antes da morte dela ou com o meu filho enquanto ele crescia, estou aliviado por poder agora avançar com a minha vida”.

“Pelo bem dos meus netos, acredito que a Filadélfia vai tomar medidas para assegurar que o que aconteceu comigo nunca ocorrerá aos meus netos nem a outra criança”, disse.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Valor pequeno pelo que passou na prisão, pelo estresse e traumas que ficarão e pelo tempo que perdeu de vida, sem curtir a liberdade e viver… Deveriam ser no mínimo, US$ 35M, pelo menos… ideal, cerca de 65…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …