75 mil usuários do Popcorn Time estão na mira de grupo antipirataria

Popcorn Time

-

Cerca de 18 meses após o lançamento do serviço de streaming pirata de vídeos Popcorn Time, os grupos antipirataria continuam em forte oposição ao serviço. A interface colorida e fácil de usar do aplicativo o tornou um sucesso entre os usuários em todo mundo. No entanto, grupos ligados à proteção de direitos autorais nos Estados Unidos e na Europa estão lutando pela proibição do serviço.

No mês passado, o grupo norueguês antipirataria Rights Alliance culpou o Popcorn Time pela explosão de conteúdo pirata no país e advertiu que estava monitorando milhares de usuários que acessam o serviço de streaming. Mais informações a respeito desse monitoramento foram reveladas somente agora.

A Noruega tem uma população de pouco mais de 5,1 milhões e estima-se que cerca de 750 mil obtenham acesso a vídeos de fontes ilegais. No entanto, segundo o Rights Alliance, um terço dessas pessoas, cerca de 250 mil, estão utilizando o Popcorn Time em uma base semanal. O grupo afirmou estar observando esses usuários de perto.

De acordo com o chefe da organização, Willy Johansen, eles estão com posse de um grande banco de dados que contém informações sobre 50 mil a 75 mil suspeitos de utilizarem o Popcorn Time. A principal questão agora é o que o grupo irá fazer com os dados obtidos. “Estamos sentados, hoje, com um registro de alguns usuários do Popcorn Time na Noruega. Estes são registros que podemos usar legalmente e pode ser que alguém fique surpreso com notificações pelo correio. É provável que algo aconteça no outono”, diz Johansen.

Caso o Rights Alliance mantenha a promessa de julgar os usuários, essa é a primeira vez que internautas regulares de um serviço são alvo da lei de direitos autorais alterada no país há cerca de dois anos. Em 2013, uma mudança na legislação deu a possibilidade do governo permitir o acesso a redes de compartilhamento de arquivos em casos de infrações. Outras mudanças aprovadas na época diziam respeito aos endereços IP. Agora eles podem ser convertidos para encontrar pessoas reais.

Segundo o Ministério da Cultura da Noruega, mais mudanças podem estar a caminho. “Dois anos atrás, o Parlamento aprovou uma alteração que prevê aos órgãos de direitos de propriedade intelectual agir e pedir ao tribunal compensação por abuso de sua propriedade intelectual. Agora estamos pensando em fazer mais alterações legislativas para proteger a propriedade intelectual de abusos online”, disse.

No entanto, visto que as leis ainda não sofreram as alterações prometidas, os grupos antipirataria e os afiliados de Hollywood precisam lidar com a lei da forma que ela se encontra hoje. Eles recebem permissão para colher informações sobre endereços IP, mas a obtenção das identidades por trás desses endereços irá exigir muito trabalho.

“Em relação à legislação que temos na Noruega, o Rights Alliance tem todo direito de coletar informações de endereços IP dos usuários do Popcorn Time”, explica o Diretor de Inspeção Bjorn Erik Thon. “O Rights Alliance pode coletar os endereços IP, mas para descobrir as identidades de quem está por trás deles requer julgamento”, observa Thon.

Segundo o professor de direito Olav Torvund essa não é uma tarefa simples. “A maioria dos usuários noruegueses muda regularmente de endereço IP por causa dos IPs dinâmicos, que não necessariamente identificam o usuário”, disse ele. E mesmo que os usuários sejam identificados com sucesso, ainda há problemas legais. “Deve-se analisar se o usuário agiu intencionalmente ou por negligência e se ele tem conhecimento se o material está sendo compartilhado com outros usuários”, afirma Torvund.

A situação enfrentada na Noruega pode ser considerada similar ao que aconteceu na Dinamarca na semana passada, onde pessoas foram presas por causa do Popcorn Time. Apesar disso, parece improvável que o Rights Alliance irá tomar uma posição mais firme contra os usuários do serviço.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …