Estátua de diabo “alegre demais” gera polêmica na Espanha

Câmara Municipal de Segóvia

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser “alegre demais” pelos moradores da cidade de Segóvia, na Espanha.

A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda local, que diz que o diabo foi enganado para construir o famoso aqueduto da cidade -erguido pelos romanos no século I.

Mas os moradores afirmam que o demônio – que está sorrindo e tirando uma selfie com um smartphone – é alegre demais.

A controvérsia chegou a tal nível que o Tribunal de Contencioso Administrativo de Segóvia terá que decidir se deve ou não colocar a estátua do artista José Antonio Abella, doada pelo empresário José Luis Herrero de Andrés, porque é um atentado contra o sentimentos religiosos. Além disso, os moradores consideram que “quebra a estética” e “é feio”.

A responsável socialista da cidade, Clara Luquero, optou por defender a colocação da estátua do diabo que, segundo a lenda, construiu o aqueduto em uma noite, mas sem lhe dar tempo para colocar a última pedra nesse monumento de origem romana.

Um juiz ordenou que a instalação da escultura fosse suspensa enquanto é avaliado se é de fato ofensiva para os cristãos.

Mais de 5,4 mil pessoas – pouco mais de 10% da população da cidade – assinaram uma petição pedindo o cancelamento da instalação da escultura. A petição diz que, como o diabo é representado de maneira “jovial”, com um telemóvel na mão, “enaltece o mal” e, portanto, é “ofensivo para os católicos”.

O texto acrescenta que o diabo é supostamente “repulsivo e desprezível” – e não gentil, como o “diabo bondoso e sem maldade” proposto.

O artista disse que ficou surpreendido com o nível das críticas direcionadas à obra de arte. “Parece-me inacreditável que as pessoas sejam tão ferozmente contrárias a escultura de um demônio para celebrar uma lenda popular, ensinada a crianças nas escolas”.

O autor do trabalho acrescentou o smartphone à escultura, aludindo ao fato de o diabo estar tirando uma foto com o seu trabalho, o Aqueduto, em segundo plano.

A vereadora Claudia de Santos também chamou a campanha de “injusta e desanimadora”. Segundo a imprensa espanhola, a responsável disse que ia tentar garantir que a instalação da escultura prosseguisse como o planejado.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …