Mais de 80% de crianças não come o suficiente para desenvolver o cérebro

Dominic Chavez / Banco Mundial

Metade de crianças entre seis meses e dois anos não tem o mínimo de refeições para sua idade

Metade de crianças entre seis meses e dois anos não tem o mínimo de refeições para sua idade

Unicef revela que melhor nutrição infantil pode salvar 100 mil vidas por ano; agência alerta que potencial do grupo não é atingido por falta de acesso à comida em tempo certo.

Cinco em cada seis crianças menores de dois anos não têm alimentação suficiente para apoiar o seu crescimento e o desenvolvimento do cérebro.

A informação foi dada pelo Fundo da ONU para a Infância, Unicef, que esta sexta-feira revelou que melhorar a nutrição para crianças menores poderia salvar 100 mil vidas por ano, em nota lançada por ocasião do Dia Mundial da Alimentação assinalado a 16 de outubro.

Variedade

Começar tarde a dar alimentos sólidos aos menores, ter refeições pouco frequentes ou pouca variedade de alimentos leva milhões de crianças com menos de dois anos a não atingir seu pleno potencial.

De acordo com a conselheira sénior para a Nutrição do Unicef “má nutrição numa idade tão jovem provoca danos físicos e mentais irreversíveis”.

Para France Begin, bebés e crianças pequenas têm maiores necessidades de nutrientes do que em qualquer outro momento da vida. Mas os corpos e cérebros não atingem o seu total potencial porque estes recebem “muito pouca comida, muito tarde”.

O Unicef revela que os menores esperam muito tempo para ter a primeira alimentação sólida. Um em cada cinco bebés não tem acesso ao tipo de alimentos antes de completar 11 meses.

Vitaminas 

Metade de crianças entre seis meses e dois anos não tem o mínimo de refeições para sua idade, aumentando o risco de nanismo. Menos de um terço de crianças nessa faixa tem uma dieta variada com quatro ou mais grupos alimentares diários o que causa deficiências em vitaminas e minerais.

O estudo revela que metade dos menores em idade pré-escolar sofre de anemia no mundo.

Um outro desafio é o custo dos alimentos de origem animal que dificulta a melhora da dieta das famílias mais pobres.

Os exemplos são a África Subsaariana e o sul da Ásia onde uma em cada seis crianças de famílias mais necessitadas, de idades entre seis e 11 meses, tem uma dieta minimamente diversificada. Nas famílias mais ricas a proporção é duas vezes menor.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Médico sugere que Suécia pode se tornar 1.º país a se livrar do coronavírus

A Suécia pode ser o primeiro país a atingir imunidade de 60% a 70%, necessária para o fim da pandemia, comentou à Sputnik o imunologista e especialista nas mais perigosas infecções, Vladislav Zhemchugov. Na Suécia, há …

França não vai ceder ao terror, afirma Macron

Em Nice, presidente francês condenou atentado que matou três, e anunciou que vai mais que dobrar contingente de soldados antiterrorismo. França é alvo da "loucura islâmica por permitir que todos creiam livremente", disse. O presidente francês, …

Walmart recolhe armas em lojas por risco de "agitação social" em reta final das eleições nos EUA

Revólveres, pistolas, fuzis e munição de diferentes calibres foram recolhidos nesta semana das lojas Walmart, nos EUA, onde eram expostas do mesmo jeito que telefones celulares ou eletrônicos são apresentados em lojas de departamento no …

Fazenda futurista planeja cultivar e servir carne “impressa” no Espaço

Se a reprodução dos sabores, da textura, da aparência e do aroma de carnes de origem animal não são mais limite para as empresas que produzem carne vegetal, muito em breve nem o próprio Planeta …

Rara cobra de duas cabeças encontrada na Florida

O que tem dois cérebros, nenhuma perna e a melhor foto de perfil no Facebook? Com certeza esta rara cobra de duas cabeças recentemente descoberta por um gato doméstico em Palm Harbor, Flórida, EUA. A família …

Segunda onda no Brasil pode vir a qualquer momento, alerta especialista

Apesar de diminuição dos casos, epidemia do coronavírus não acabou no Brasil e segunda onda da COVID-19 pode acontecer a qualquer momento, disse médica à Sputnik Brasil. Na terça-feira (27), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância …

Marido de Isabel dos Santos morreu no Dubai

Morreu nesta quinta-feira no Dubai o marido da empresária angolana Isabel dos Santos, o empresário congolês Sindika Dokolo, segundo confirmou à agência noticiosa Lusa, uma fonte ligada à família. A imprensa congolesa indicou há algumas …

Brasileira é uma das três vítimas do atentado em Nice

Uma brasileira está entre as três vítimas do atentado com faca ocorrido na cidade francesa de Nice nesta quinta-feira (29/10), segundo confirmou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em comunicado, o Itamaraty afirmou que a …

Governo do Catar se desculpa por exames ginecológicos forçados feitos em aeroporto

O Catar fez nesta quarta-feira (28) um mea culpa pelos exames ginecológicos forçados a que foram submetidas várias mulheres no aeroporto de Doha. Os testes foram realizados com o objetivo de encontrar a mãe …

Sonda descobre 'duendes' e 'elfos' surgindo na atmosfera de Júpiter

Uma equipe de cientistas analisou imagens ultravioletas da sonda Juno, da NASA, no planeta gigante, e por 11 vezes surgiram luzes extremamente curtas e peculiares. A sonda espacial Juno, da agência espacial norte-americana NASA, captou uma …