Quase 385 milhões de crianças vivem na pobreza extrema

As crianças têm duas vezes mais chances do que os adultos de viver na pobreza extrema, segundo uma análise feita em conjunto pelo Banco Mundial e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

Em 2013, por exemplo, 19,5% das crianças dos países em desenvolvimento viviam em casas onde a renda diária da família era de US$ 1,90 ou menos por pessoa.

No mundo, são quase 385 milhões de crianças vivendo na pobreza extrema. As mais novas são as que estão sob maior risco: mais de um quinto das crianças com menos de cinco anos são de famílias extremamente pobres.

O diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake, afirma “ser chocante o fato de que metade das crianças da África Subsaariana vivam na extrema pobreza”. Ele lembra que no casos dos países em desenvolvimento, um entre cinco menores está na situação, o que limita o futuro dessas crianças.

Se forem levados em conta os adultos, são 767 milhões de pessoas no mundo vivendo com US$ 1,90 ou menos por dia.

Quebrando o ciclo

O Banco Mundial e o Unicef defendem investimentos em serviços pré-natal, em projetos de desenvolvimento na primeira infância, em escolas de qualidade, em água potável e saneamento.

A diretora-sênior do Banco Mundial, Ana Revenga, explica que se esses serviços forem melhorados, é possível quebrar o ciclo da pobreza. Outra medida importante é garantir que as crianças de hoje tenham melhores oportunidades de trabalho quando adultas.

A África Subsaariana tem as taxas mais altas de crianças na extrema pobreza: cerca de 50% dos menores da região estão nessa condição. O sul da Ásia concentra a segunda maior taxa, 36%, com os maiores índices observados na Índia.

O Banco Mundial e o Unicef pedem aos países para calcular de forma rotineira a pobreza infantil como parte dos esforços para acabar com essa situação até 2030.

É preciso também melhorar os sistemas de proteção social, incluindo a transferência de dinheiro para que as famílias pobres possam arcar com os custos de comida, água e educação.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …