Quase 385 milhões de crianças vivem na pobreza extrema

As crianças têm duas vezes mais chances do que os adultos de viver na pobreza extrema, segundo uma análise feita em conjunto pelo Banco Mundial e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

Em 2013, por exemplo, 19,5% das crianças dos países em desenvolvimento viviam em casas onde a renda diária da família era de US$ 1,90 ou menos por pessoa.

No mundo, são quase 385 milhões de crianças vivendo na pobreza extrema. As mais novas são as que estão sob maior risco: mais de um quinto das crianças com menos de cinco anos são de famílias extremamente pobres.

O diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake, afirma “ser chocante o fato de que metade das crianças da África Subsaariana vivam na extrema pobreza”. Ele lembra que no casos dos países em desenvolvimento, um entre cinco menores está na situação, o que limita o futuro dessas crianças.

Se forem levados em conta os adultos, são 767 milhões de pessoas no mundo vivendo com US$ 1,90 ou menos por dia.

Quebrando o ciclo

O Banco Mundial e o Unicef defendem investimentos em serviços pré-natal, em projetos de desenvolvimento na primeira infância, em escolas de qualidade, em água potável e saneamento.

A diretora-sênior do Banco Mundial, Ana Revenga, explica que se esses serviços forem melhorados, é possível quebrar o ciclo da pobreza. Outra medida importante é garantir que as crianças de hoje tenham melhores oportunidades de trabalho quando adultas.

A África Subsaariana tem as taxas mais altas de crianças na extrema pobreza: cerca de 50% dos menores da região estão nessa condição. O sul da Ásia concentra a segunda maior taxa, 36%, com os maiores índices observados na Índia.

O Banco Mundial e o Unicef pedem aos países para calcular de forma rotineira a pobreza infantil como parte dos esforços para acabar com essa situação até 2030.

É preciso também melhorar os sistemas de proteção social, incluindo a transferência de dinheiro para que as famílias pobres possam arcar com os custos de comida, água e educação.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …

Com 39% da população abaixo da linha da pobreza, Ruanda patrocina PSG e causa polêmica

O time de futebolParis Saint-Germain (PSG) divulgou nesta quarta-feira (4), uma parceria de três anos com o governo de Ruanda, sem especificar o valor. Em maio de 2018, o país africano já havia assinado um acordo …

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …