Pneumonia mata uma criança a cada 35 segundos

Aliança Gavi

Trabalhor de saúde comunitária pesa bebês após vaciná-los. Em 2012, o Gana se tornou o primeiro país na África a introduzir simultaneamente vacinas contra doenças pneumocócicas e rotavírus.

Trabalhora de saúde comunitária pesa bebês após vaciná-los. Em 2012, o Gana se tornou o primeiro país na África a introduzir simultaneamente vacinas contra doenças pneumocócicas e rotavírus.

A pneumonia e a diarreia matam 1,4 milhão de crianças por ano, e o número supera as mortes causadas por todas as outras doenças infantis juntas.

Estes dados estão em um relatório lançado esta sexta-feira pela para Unicef. Segundo a agência da ONU, os líderes mundiais reunidos na COP 22 podem ajudar a salvar vidas de 12,7 milhões até 2030.

Pneumonia e diarreia juntas matam 1,4 milhão de crianças a cada ano, a grande maioria em países de rendas média e baixa.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, alertou que essas mortes ocorrem apesar de ambas as doenças serem “em grande parte evitáveis” através de soluções diretas e econômicas como amamentação exclusiva, vacinação, cuidados primários de saúde de qualidade e redução da poluição do ar nos domicílios.

Relatório

As conclusões estão incluídas no documento “Uma é demais: acabando com mortes de crianças por pneumonia e diarreia”, um novo relatório do Unicef lançado nesta sexta-feira.

A agência alerta que a pneumonia continua sendo a doença infecciosa que mata mais crianças com menos de cinco anos, cerca de um milhão de menores em 2015.

O número representa uma criança a cada 35 segundos e mais que malária, tuberculose, sarampo e Aids juntos.

Poluição do ar

Cerca de metade das mortes por pneumonia na infância estão ligadas à poluição do ar, um fato que, segundo o Unicef, líderes mundiais devem ter em mente durante a COP 22, a conferência da ONU sobre mudança climática sendo realizada em Marrakech, no Marrocos.

Segundo a vice chefe do Unicef, Fatoumata Ndiaye, “a poluição do ar ligada à mudança climática está prejudicando a saúde e o desenvolvimento de crianças ao causar pneumonia e outras infecções respiratórias”.

Mudança climática

Ela alertou que 2 bilhões de crianças no mundo vivem em áreas onde a poluição externa no ar excede as orientações internacionais e muitas “ficam doentes e morrem como resultado disso”.

Fatoumata Ndiaye defendeu que líderes mundiais reunidos na COP 22 podem ajudar a salvar as vidas de crianças ao se comprometerem a ações que reduzam a poluição do ar ligada à mudança climática e concordando em investimentos na prevenção e cuidados de saúde.

Diarreia

Como a pneumonia, casos de diarreia também podem, muitas vezes, estar ligados a índices mais baixos de precipitação causados pela mudança climática.

O Unicef afirma que menor disponibilidade de água segura deixa crianças com risco maior de contrair diarreia e ter seu crescimento prejudicado.

Cerca de 34 milhões de crianças morreram de pneumonia e de diarreia desde o ano 2000. Sem maiores investimentos em medidas de prevenção e tratamento, o Unicef calcula que outras 24 milhões de crianças vão morrer dessas duas doenças até 2030.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …