Mais de 200 mil crianças da Ucrânia oriental precisam de ajuda para superar traumas de conflito

Mais de 200 mil crianças que vivem nas zonas da Ucrânia oriental imersas há três anos em um conflito separatista requerem ajuda psicossocial urgente para superar o trauma de viver sob constante ameaça de violência, denunciou nesta sexta-feira (7) o Unicef.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, uma de cada quatro crianças que residem nas regiões de Donetsk e Lugansk, vivem a menos de 15 quilômetros da denominada “linha de contato” que separa as zonas sob controle do governo de Kiev das que estão em mãos dos grupos separatistas pró-Rússia.

Estes menores vivem com “medo crônico”, na “incerteza constante” de bombardeios e ataques diversos.

Esta situação faz com que as crianças padeçam de extrema ansiedade, disfunção do esfíncter, pesadelos, e comportamento agressivo, entre outros.

Os sintomas descritos se repetem de ambos os lados da frente, embora com especial gravidade nas zonas pró-russas, nas quais calcula-se que residem 80 mil crianças, segundo afirmou em entrevista coletiva a representante do Unicef na Ucrânia Giovanna Barberis.

Estes transtornos necessitam de um atendimento psicológico adequado e urgente, mas os profissionais disponíveis (professores, psicólogos, pediatras, etc) não contam com recursos e nem capacidade suficiente.

É por isso que o Unicef solicita US$ 31 milhões para atender às famílias afetadas pelo conflito, dos quais, 5,5 milhões querem dedicação à proteção de serviços e apoio psicológico. “Existe o risco de perder a toda uma geração de crianças se não receberem ajuda urgente”, concluiu a representante do Unicef no terreno.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …