A NASA anunciou esta quinta-feira que, através de uma nova tecnologia de radar interplanetário, conseguiu encontrar duas naves não tripuladas lunares em órbita ao redor da Lua, depois de quase uma década de ter perdido seus rastros.
O satélite indiano Chandrayaan-1 e a sonda LRO – Lunar Reconnaissance Orbiter foram encontradas usando um radar terrestre, visto não ser possível utilizar um telescópio para o efeito devido ao brilho da Lua, revelou a agência espacial americana NASA.
A descoberta foi feita com dados recolhidos pela antena DSS-14, do Goldstone Deep Space Communications Complex, na Califórnia, conhecida como a “Antena de Marte“.
Ainda de acordo com a NASA, encontrar a LRO foi “relativamente fácil”, por se saber a “órbita precisa” da nave. Já o aparelho indiano Chandrayaan-1 representou um desafio, uma vez que o último contato havia sido feito em 2009.
Objetos deste tipo são difíceis de encontrar devido às regiões da Lua com um grande campo gravitacional, que podem mudar de forma drástica a rota de uma nave.
// CanalTech