Aos 105 anos, sobrevivente mais velho de Pearl Harbor vai à academia

(dr) Misael Virgen / The San Diego Union-Tribune

Aos 103 anos, Raymundo Chávez se mantém em forma no Ginásio

Aos 103 anos, Raymundo Chávez se mantém em forma no Ginásio

Ray Chávez, o sobrevivente mais velho do ataque japonês a Pearl Harbor em 1941, diz não ter o segredo da juventude, mas acredita que uma vida saudável e os seus dois dias de ginásio por semana são responsáveis por chegar aos 105 anos com energia invejável e memória intacta.

O veterano de guerra Raymundo Chávez, filho de imigrantes mexicanos, comemorou no dia 10 de março um novo aniversário em sua casa na região de San Diego, no sul da Califórnia. “Sinto-me muito bem aos 105 anos“, afirmou Chávez, que, após servir na Marinha, trabalhou como paisagista até se aposentar.

Entre os presentes de aniversário que recebeu, está uma carta assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Sua coragem intrépida, seu amor ao país e seu inquebrantável compromisso com a liberdade, fâ-lo merecedor do eterno respeito e da gratidão do povo americano”, diz o documento da Casa Branca. Debaixo dessas linhas, o presidente escreveu de próprio punho as palavras “siga em frente“.

Mas esta não foi a única felicitação presidencial para o veterano da Segunda Guerra Mundial, pois, dias atrás, Chávez recebeu mensagens dos ex-mandatários George H.W. Bush, George W. Bush, Bill Clinton e Jimmy Carter.

O ex-combatente hispânico diz que não votou em Trump, já que não concorda com suas políticas, mas, mesmo assim, agradeceu o gesto. “Fico feliz que o presidente se lembre dos ‘velhinhos'”, brincou o veterano.

Chávez e sua filha, a também veterana Kathleen Chávez, discordam em política. Ele é democrata e ela republicana, por isso, são como muitas famílias americanas, que preferem não falar de política em casa.

Ray Chávez nasceu em San Bernardino, na Califórnia, em 1912 e, posteriormente, mudou-se para San Diego, onde vive desde então. Aos 27 anos, se alistou na Marinha e foi colocado no navio USS Condor, que se encontrava na base militar de Pearl Harbor, no Havaí, atacada pelos japoneses em 7 de dezembro de 1941.

Chávez, que não teme as longas viagens, esteve o ano passado em Honolulu para comemorar o 75º aniversário do ataque a Pearl Harbor, e assegura que pretende regressar em dezembro deste ano, para lembrar mais uma vez um fato histórico do qual ainda se recorda com perfeição.

Há quatro anos, Chávez sofreu uma queda que lhe causou uma fratura no braço. De alguma forma, este acidente o deixou marcado, por ser uma pessoa muito ativa, pois passou a utilizar uma cadeira de rodas.

Um dia, conta o The San Diego Union-Tribune, ele e a filha leram num jornal o caso de uma mulher de 101 anos que encontrou tratamento numa academia próximo de sua casa, e Chávez decidiu tentar também.

Na academia, situada na cidade de Poway, ao norte de San Diego, Chávez encontrou no exercício uma fonte de vida, tanto que deixou totalmente a cadeira de rodas e agora usa somente uma bengala.

“Os resultados de Raymundo foram espetaculares”, comenta o seu personal trainer, Sean Thompson. “No princípio, não acreditava (na sua idade), pedi que me mostrasse o seu cartão de cidadão. Ele faz exercícios de pessoas que tem em torno de 80 anos, é definitivamente jovem de coração”, acrescentou o treinador.

O veterano hispânico é praticamente uma celebridade na academia, aonde vai todas as terças e sextas-feiras. À entrada do recinto, há uma fotografia de Ray com o seu personal trainer, tirada há alguns anos, quando ambos fizeram o lançamento da primeira bola num jogo da equipa de beisebol de San Diego.

Chávez combina a atividade física com uma vida saudável. Nunca bebeu álcool nem fumou e se alimenta de maneira equilibrada.

“Eu acredito que seu segredo é que ele trabalhou ao ar livre durante toda a vida. Nunca se sentou atrás de uma secretária e, quando tinha 90 anos, o seu médico lhe disse que parecia que tinha 60“, salienta sua filha.

Faltam cinco anos para que o sobrevivente do ataque histórico que levou os Estados Unidos a entrar na Segunda Guerra Mundial seja considerado um “supercentenário”, segundo a classificação da organização Gerontology Research Group (GRG).

Essa organização especializada considera a italiana Emma Morano-Martinuzzi como a pessoa mais velha do mundo, com 117 anos e 113 dias.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …