Aos 105 anos, sobrevivente mais velho de Pearl Harbor vai à academia

(dr) Misael Virgen / The San Diego Union-Tribune

Aos 103 anos, Raymundo Chávez se mantém em forma no Ginásio

Aos 103 anos, Raymundo Chávez se mantém em forma no Ginásio

Ray Chávez, o sobrevivente mais velho do ataque japonês a Pearl Harbor em 1941, diz não ter o segredo da juventude, mas acredita que uma vida saudável e os seus dois dias de ginásio por semana são responsáveis por chegar aos 105 anos com energia invejável e memória intacta.

O veterano de guerra Raymundo Chávez, filho de imigrantes mexicanos, comemorou no dia 10 de março um novo aniversário em sua casa na região de San Diego, no sul da Califórnia. “Sinto-me muito bem aos 105 anos“, afirmou Chávez, que, após servir na Marinha, trabalhou como paisagista até se aposentar.

Entre os presentes de aniversário que recebeu, está uma carta assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Sua coragem intrépida, seu amor ao país e seu inquebrantável compromisso com a liberdade, fâ-lo merecedor do eterno respeito e da gratidão do povo americano”, diz o documento da Casa Branca. Debaixo dessas linhas, o presidente escreveu de próprio punho as palavras “siga em frente“.

Mas esta não foi a única felicitação presidencial para o veterano da Segunda Guerra Mundial, pois, dias atrás, Chávez recebeu mensagens dos ex-mandatários George H.W. Bush, George W. Bush, Bill Clinton e Jimmy Carter.

O ex-combatente hispânico diz que não votou em Trump, já que não concorda com suas políticas, mas, mesmo assim, agradeceu o gesto. “Fico feliz que o presidente se lembre dos ‘velhinhos'”, brincou o veterano.

Chávez e sua filha, a também veterana Kathleen Chávez, discordam em política. Ele é democrata e ela republicana, por isso, são como muitas famílias americanas, que preferem não falar de política em casa.

Ray Chávez nasceu em San Bernardino, na Califórnia, em 1912 e, posteriormente, mudou-se para San Diego, onde vive desde então. Aos 27 anos, se alistou na Marinha e foi colocado no navio USS Condor, que se encontrava na base militar de Pearl Harbor, no Havaí, atacada pelos japoneses em 7 de dezembro de 1941.

Chávez, que não teme as longas viagens, esteve o ano passado em Honolulu para comemorar o 75º aniversário do ataque a Pearl Harbor, e assegura que pretende regressar em dezembro deste ano, para lembrar mais uma vez um fato histórico do qual ainda se recorda com perfeição.

Há quatro anos, Chávez sofreu uma queda que lhe causou uma fratura no braço. De alguma forma, este acidente o deixou marcado, por ser uma pessoa muito ativa, pois passou a utilizar uma cadeira de rodas.

Um dia, conta o The San Diego Union-Tribune, ele e a filha leram num jornal o caso de uma mulher de 101 anos que encontrou tratamento numa academia próximo de sua casa, e Chávez decidiu tentar também.

Na academia, situada na cidade de Poway, ao norte de San Diego, Chávez encontrou no exercício uma fonte de vida, tanto que deixou totalmente a cadeira de rodas e agora usa somente uma bengala.

“Os resultados de Raymundo foram espetaculares”, comenta o seu personal trainer, Sean Thompson. “No princípio, não acreditava (na sua idade), pedi que me mostrasse o seu cartão de cidadão. Ele faz exercícios de pessoas que tem em torno de 80 anos, é definitivamente jovem de coração”, acrescentou o treinador.

O veterano hispânico é praticamente uma celebridade na academia, aonde vai todas as terças e sextas-feiras. À entrada do recinto, há uma fotografia de Ray com o seu personal trainer, tirada há alguns anos, quando ambos fizeram o lançamento da primeira bola num jogo da equipa de beisebol de San Diego.

Chávez combina a atividade física com uma vida saudável. Nunca bebeu álcool nem fumou e se alimenta de maneira equilibrada.

“Eu acredito que seu segredo é que ele trabalhou ao ar livre durante toda a vida. Nunca se sentou atrás de uma secretária e, quando tinha 90 anos, o seu médico lhe disse que parecia que tinha 60“, salienta sua filha.

Faltam cinco anos para que o sobrevivente do ataque histórico que levou os Estados Unidos a entrar na Segunda Guerra Mundial seja considerado um “supercentenário”, segundo a classificação da organização Gerontology Research Group (GRG).

Essa organização especializada considera a italiana Emma Morano-Martinuzzi como a pessoa mais velha do mundo, com 117 anos e 113 dias.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …