A Pepsi lançou ontem (5) um anúncio com a modelo Kendall Jenner. Menos de 24 horas depois do lançamento do vídeo, a marca escolheu retirá-lo do ar como reação aos protestos que causou.
“A Pepsi tentava projetar uma mensagem global de união, paz e compreensão. Claramente, falhamos no objetivo e pedimos desculpa. Não foi nossa intenção menosprezar nenhum assunto sério. Estamos removendo o conteúdo e vamos cessar qualquer publicação adicional. Lamentamos igualmente termos colocado Kendall Jenner nesta posição”, destacou a marca no Twitter.
No vídeo de dois minutos, Jenner posa para uma sessão fotográfica, enquanto na rua se junta uma multidão em protesto pacífico. No momento seguinte, a modelo arranca a peruca loira, tira a maquiagem e agarra uma lata de Pepsi, que depois oferece a um dos policiais responsáveis por controlar os manifestantes.
O final do anúncio publicitário criou uma manifestação nas redes sociais pior do que aquela que tentou representar no filme. Usuários criticaram o vídeo por retirar a importância de movimentos sociais e reduzi-los a uma marcha para tirar fotografias.
Outros viram o momento em que Jenner entrega a lata de Pepsi a um policial como uma apropriação da imagem icônica de Ieshia Evans, a ativista do movimento Black Lives Matter, quando foi presa durante um protesto em Baton Rouge.
Os críticos apontam a estratégia de “apagar” o racismo e a brutalidade policial com uma lata de refrigerante e de recorrer a problemas de impacto mundial para publicidade.
A repercussão do anúncio foi acompanhada de críticas de personalidades como Bernice King, filha de Martin Luther King que, na rede social Twitter, ironiza, “se o meu pai soubesse do poder da Pepsi”.
Na página do Facebook da PepsiCo, vários internautas afirmaram que irão trocar o seu refrigerante pela concorrente Coca-Cola e houve ainda quem ameaçasse fazer um boicote total à empresa.
// ZAP
Tem muito idiota nesse mundo que não tem nada o que fazer. O que vocês tem de fazer é não abaixar a cabeça para esses críticos e colocar o vídeo no ar novamente. Quantas pessoas se sentiram ofendidas? Provavelmente a minoria. Este mundo está precisando de pessoas sérias, comprometidas com o bem estar social. O que precisamos é de boas propostas e mais participação, sem baderna.
Que mundo chato! Parece que hoje em dia não podemos ter mais opinião. Tudo vira uma polêmica.
O mundo de hoje cada vez mais chato ! Essa geração MI MI MI que não tem o que pensar fica implicando e procurando ” pelo em ovo ” em tudo o se faz .
Video muito show. hoje tudo é politicamente correto!!! E olha o mundo que vivemos. Não podemos nos expressar. A inversão de valores está …………………..