Passageiros podem viajar de graça até domingo na linha 4 do metrô do Rio

Os moradores e turistas que visitam a cidade do Rio de Janeiro têm até o próximo domingo (16) para realizar, de graça, a viagem na Linha 4 do metrô, que liga Ipanema à Barra da Tijuca. Para ser contemplado, o usuário deve embarcar em uma das cinco estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.

Com o fim da transferência na Estação General Osório, em Ipanema, ocorrida no dia 25 de março, a nova linha metroviária passou a funcionar com todo o potencial de mobilidade, atingindo o pico de 140 mil passageiros.

Esse aumento na demanda se deve, principalmente, à redução do tempo de viagem: o percurso entre as estações Jardim Oceânico (Barra) e Carioca, no Centro da cidade, por exemplo, passou a ser realizado em 30 minutos; até Uruguai, na Tijuca, o deslocamento é feito em 49 minutos.

A iniciativa teve início no sábado passado (8) com a finalidade de atrair as pessoas a experimentarem a viagem entre a Barra da Tijuca e a zona norte, sem a necessidade da troca de trens em Ipanema. O fim da transferência reduziu em nove minutos o tempo de deslocamento da viagem.

O usuário que se desloca, por exemplo, para o centro do Rio, leva em torno de 30 minutos. De carro, o deslocamento entre a Barra e o centro da cidade leva, em média, quase duas horas. Desde o início da interligação entre as linhas 1 e 4 do metrô, a média diária de embarques aumentou 20% nas cinco novas estações, atingindo 120 mil moradores.

De acordo com o presidente da concessionária Metrô Rio, Guilherme Ramalho, este é o grande momento para apresentar a Linha 4 aos cariocas e aos turistas que estejam visitando o Rio.

“Fizemos a ligação direta entre a Barra da Tijuca e as estações da zona sul, centro e zona norte, diminuindo o tempo de viagem e o intervalo entre os trens. Quem experimentar a viagem vai aprovar”, avaliou.

Usuários aprovam

A cozinheira e moradora da favela da Rocinha, na zona sul, Valdete de Lima, comemorou o fim da baldeação e a gratuidade das passagens.

“Antes eu ia de ônibus para o trabalho, em Botafogo. Demorava mais de uma hora para chegar por conta do trânsito. Com o metrô, consigo fazer esse mesmo trajeto em menos de meia hora. Com o fim da transferência em Ipanema ficou ainda melhor. Além da economia de tempo, essa semana também estamos economizando dinheiro. Estou convidando as minhas amigas que ainda não andaram para aproveitar essa oportunidade”, disse.

Já a chilena Raquel Barrenchea, que usou pela primeira vez a Linha 4 do metrô, elogiou a estrutura e o atendimento nas estações.

“Estava pronta para usar o meu bilhete, quando um funcionário me contou que não necessitaria de usar o tíquete. Quando viajo, procuro sempre utilizar o metrô para me deslocar. É um meio de transporte rápido e eficiente. Estou indo para o centro encontrar o meu irmão que não vejo há quatro anos”, disse a turista.

A gratuidade é exclusiva para o embarque nas estações da Linha 4. Os passageiros que deixarem o sistema em uma das estações das Linhas 1 e 2 e voltarem também por uma dessas estações deverão pagar a passagem normalmente. Em Jardim Oceânico, os passageiros que fizerem a integração com o BRT pagam apenas o valor da passagem do modal (BRT).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …