O presidente da Bolívia, Evo Morales, inaugurou neste sábado a linha mais veloz do sistema de teleféricos da capital do país, o mais longo e extenso do mundo, uma das obras entregues por ocasião dos 209 anos do grito libertário de La Paz.
O novo ramal é o primeiro que chega até o centro da cidade, tem uma extensão de 2,6 quilômetros, quatro estações, 155 cabines e é capaz de transportar até 8.000 passageiros nos seus dois sentidos a uma velocidade de seis metros por segundo.
Todo o trajeto demora um tempo de viagem de 11,8 minutos. No seu discurso, Morales afirmou que com a obra se cumpre “um sonho do povo da cidade”.
O presidente lembrou que atualmente estão em construção três linhas que se articularão às já existentes e que também estão conectadas com a cidade vizinha de El Alto, a segunda mais populosa do país.
Morales foi o encarregado de apertar o botão que ativa o funcionamento do novo ramal, em companhia do vice-presidente do país, Álvaro García Linera, e de vários ministros do seu Gabinete.
Esta nova conexão se soma às seis que tem sido inauguradas desde 2014 e será parte de um sistema articulado com El Alto.
A rede é considerada a mais extensa do mundo em grande altura e além do serviço como transporte urbano se tornou um dos principais atrativos turísticos de La Paz e El Alto, devido às vistas espetaculares destas cidades e dos Andes.
// EFE