Num país em que mais da metade (54%) da população é negra, o mínimo que se poderia esperar era que essa parcela dos brasileiros fosse devidamente representada na grande mídia e nos diversos palcos e vitrines culturais do Brasil. Sabemos, porém, que isso está longe de ser verdade.
Em uma plataforma, porém, as coisas parecem lentamente estarem começando a mudar: o tradicional concurso Miss Brasil terá em 2016 o maior número de candidatas negras de sua história.
Serão seis candidatas ao todo das 27 representantes que participam, o que ainda é evidentemente um número baixo.
Mas, se compararmos com o concurso do ano passado, trata-se de um salto digno de comemoração: em 2015, dentre as representantes dos 26 estados brasileiros e do distrito federal, havia somente uma participante negra.
Na história do concurso, somente uma mulher negra venceu o Miss Brasil – em 1986 a gaúcha Deise Nunes foi escolhida a mulher mais bonita do país.
O concurso acontecerá no próximo dia 1º de outubro, e as candidatas em questão representarão os estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rondônia e São Paulo.
Além de defenderem a beleza de sua própria cor da pele, elas assumem a naturalidade de seus traços e cabelos, livres de padrões e normas como devem ser – muito mais bonitos.
// Hypeness