Dezenas de homicídios depois, o site neonazista mais antigo da internet é retirado do ar sem aviso

O Stormfront, o mais antigo site supremacista da internet, saiu do ar sem aviso. O fundador, Don Black, opera o domínio stormfront.org há 22 anos, desde 1995, tendo ficado “muito surpreso” que o site tenha sido retirado do ar.

Depois de o site neonazista mais antigo do mundo ter sido retirado do ar, ao fim de 22 anos, surpreendendo o seu fundador, Don Black, estão sendo mobilizados esforços, neste momento, para pôr o conteúdo de volta online.

Uma empresa revogou o nome do domínio, depois de ter recebido queixas de que o site incitava ao ódio e estava vinculado a dezenas de homicídios. Don Black, um ex-líder do Ku Klux Klan, disse não ter recebido nenhum aviso antes da Networks Solutions bloquear o uso do stormfront.org na sexta-feira passada.

O site tinha mais de 300 mil usuários registrados, segundo Black, e os números dispararam depois dos violentos confrontos em Charlottesville.

Popular entre o Klu Klux Klan e grupos neonazistas, o site incluía fóruns onde os utilizadores podiam promover eventos de empoderamento branco. “Vou falar com os meus advogados. É tudo o que posso fazer neste momento”, defendeu-se Black ao The Telegraph.

No entanto, este não é um caso isolado. O The Daily Stormer, outro site supremacista, foi também apagado após os confrontos de Charlottesville.

O Comitê de Advogados dos Direitos Civis disse que o site foi desligado devido a queixas arquivadas na Network Solutions alegando que o stormfront.org promove não apenas o discurso de ódio, como também a violência mortal.

Utilizadores do site de Black foram implicados em mais de 100 assassinatos, de acordo com a queixa, incluindo 77 pessoas mortas pelo neonazista Anders Breivik em um acampamento na Noruega em 2011.

“Especialmente na sequência dos trágicos acontecimentos em Charlottesville e o pico nos crimes de ódio por todo o país, Stormfront cruzou a linha de discurso permitido e incitou à violência”, disse Kristen Clarke, diretora executiva do Comitê de Advogados dos Direitos Civis.

Black, que falava sobre o encerramento do site num programa de rádio online na segunda-feira (28), disse que o stormfront.org tinha regras contra a promoção da violência ou qualquer outro crime.

O ex-mago do Klan Imperial, David Duke, que apareceu também no programa de rádio, expressou o seu “total apoio” a Black e ao site. “Foi o primeiro site importante a defender os direitos dos brancos”, disse Duke.

Black está envolvido no movimento da supremacia branca desde a década de 1970 e foi condenado em 1981 por participar de um plano de direita para derrubar o governo da ilha caribenha da República Dominicana.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …