Cientistas da USP descobrem ligação entre enxaquecas crônicas e problema comum no maxilar

Segundo uma nova pesquisa brasileira, há um vínculo entre enxaquecas crônicas e uma condição comum do maxilar, chamada distúrbio temporomandibular (DTM). Os cientistas pensam que o DTM pode aumentar a gravidade e a frequência dos ataques de enxaqueca.

“Nosso estudo mostra que pacientes com enxaqueca crônica, significando ataques que ocorrem em mais de 15 dias por mês, são três vezes mais propensos a reportar sintomas mais severos de DTM do que pacientes com enxaqueca episódica”, afirmou uma das pesquisadoras do estudo, Lidiane Florencio, da Universidade de São Paulo (USP).

A articulação temporomandibular liga o maxilar ao crânio em ambos os lados do rosto, e até 30% da população adulta experimenta algum grau de dor relacionada ao movimento e função dessa articulação, condição chamada coletivamente de DTM.

Sintomas que caem sob o guarda-chuva do DTM incluem dor nas articulações, menor movimento do maxilar, estalar nas articulações, além de dor muscular e fadiga estendendo-se até o pescoço.

Embora a condição seja considerada principalmente relacionada ao estresse e à sobrecarga muscular, estudos anteriores já examinaram as associações entre DTM e enxaquecas. Agora, pela primeira vez, o time da USP investigou o vínculo entre DTM e enxaquecas crônicas.

De acordo com o estudo, publicado no Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics, ao contrário dos pacientes que sofrem enxaquecas episódicas (que ocorrem menos de 15 vezes por mês), os com enxaqueca crônica experimentam ataques pelo menos a cada dois dias ao longo de um período de três meses.

Florencio e outros pesquisadores estudaram 84 mulheres na faixa dos trinta anos, sendo 21 pacientes com enxaqueca crônica, 31 com enxaquecas episódicas e 32 sem histórico de enxaqueca.

Os sintomas de DTM foram observados em pouco mais da metade (54%) dos participantes do grupo de controle, mas nas participantes com enxaquecas episódicas e crônicas, esse número saltou para 80 e 100%, respectivamente.

De acordo com a equipe, os laços entre enxaqueca e DTM podem relacionar-se com as terminações nervosas chamadas nociceptores, que processam dor em resposta a estímulos perigosos ou nocivos. “A repetição de ataques de enxaqueca pode aumentar a sensibilidade à dor”, explica Florencio.

A ligação não é causal

O DTM pode ser considerado um fator de perpetuação potencial para a enxaqueca, pois atua como uma entrada nociceptiva constante que contribui para manter a sensibilização e os processos de dor anormais.

Apesar disso, a condição não parece prever quem vai ter enxaqueca; apenas pode aumentar a frequência e gravidade dos ataques.

“Nós sabemos que a enxaqueca não é causada por DTM. A enxaqueca é uma doença neurológica com causas multifatoriais, enquanto a DTM, como a cervicalgia – dor no pescoço e outros distúrbios musculoesqueléticos -, intensifica a sensibilidade dos sofredores de enxaqueca”, explica Florencio.

Por enquanto, enquanto os pesquisadores não melhoram seu conhecimento, o trabalho pode ajudar os médicos clínicos a tratar pacientes com enxaqueca, em busca de sinais de DTM que possam piorar sua dor.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …