Presidente catalão evita responder governo espanhol sobre independência e insiste em diálogo

. SantiMB . / Flickr

Manifestação pela independência da Catalunha

O presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, ofereceu nesta segunda-feira (16) por carta ao presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, uma margem de “dois meses” para dialogar e negociar uma saída política para o conflito político que existe entre Catalunha e o Estado.

Logo depois, o governo da Espanha não considerou válida, por falta de clareza, a resposta de Puigdemont, segundo explicou o ministro de Justiça, Rafael Catalá.

O ministro lembrou que, além de perguntar-lhe sobre a independência, o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, lhe deu um segundo prazo, até quinta-feira (19), para que explicasse as medidas que vai adotar para cumprir a lei.

O presidente catalão, que devia responder hoje ao requerimento, não deu a resposta para o Governo e propôs a Rajoy realizar “o mais rápido possível” uma reunião para “explorar os primeiros acordos”.

Puigdemont, na carta enviada a Rajoy, anexou as referências documentais de seu pronunciamento na Câmara catalã, bem como a lei do referendo que aprovaram em setembro, suspensa pelo Tribunal Constitucional espanhol, e os resultados da consulta separatista de 1º de outubro, considerada ilegal pela Justiça espanhola.

Puigdemont destacou que, em todo caso, que os efeitos do mandato “político surgido das urnas em 1º de outubro estão suspensos, porque sua vontade é encontrar a solução e não o confronto”.

O presidente catalão, no Parlamento regional, assumiu “o mandato do povo da Catalunha para que seja um Estado independente em forma de república“, mas em seguida propôs deixar em suspenso a declaração de independência para que “nas próximas semanas” se dialogue, requisitando ao Governo espanhol que aceitasse uma mediação.

O Governo de Rajoy lhe tinha dado de prazo até esta segunda para que dissesse se tinha declarado ou não a independência, e em caso de não responder, como aconteceu, tem até a próxima quinta-feira (19) para dar uma resposta clara.

“A nossa intenção é percorrer o caminho de forma lembrada tanto no tempo como nas formas. A nossa proposta de diálogo é sincera e honesta”, disse Puigdemont dirigindo-se a Rajoy.

“Por tudo isso, durante os próximos dois meses, nosso principal objetivo é pedir-lhe para dialogar e que todas aquelas instituições e personalidades internacionais, espanholas e catalãs, que expressaram sua vontade de abrir um caminho de negociação tenham a oportunidade de explorá-lo”, continuou o documento.

Na sua carta, de duas páginas e com cerca de 20 referências documentais, Puigdemont faz a Rajoy duas petições: “que reverta a repressão contra o povo e o governo da Catalunha e concretize o mais rápido possível uma reunião que lhes permita explorar os primeiros acordos, para não deixar que a situação se deteriore ainda mais“.

“A nossa proposta de diálogo é sincera, apesar de todo o ocorrido, mas logicamente é incompatível com o atual clima de crescente repressão e ameaça”, destacou Puigdemont na carta.

A respeito do diálogo, o presidente catalão afirmou: “Com boa vontade, reconhecendo o problema e o olhando de frente, tenho certeza de que podemos encontrar o caminho da solução”.

Puigdemont disse que no referendo de 1º de outubro “mais de dois milhões de catalães encomendaram – ao Parlamento regional – o mandato democrático de declarar a independência” e lembrou os dados das últimas eleições regionais de 2015, nas quais 47,7% dos eleitores votaram em “forças independentistas”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …