A empresa Carlotas tem como missão conectar pessoas, promovendo o respeito, a aceitação da diversidade, o trabalho em equipe e o exercício contínuo da empatia, por meio da arte e da ludicidade. Ela foi idealizada e fundada em 2012 por Carla Douglass, artista plástica brasileira que vive há 11 anos em Nova York.
A empresa desenvolve workshops e palestras para empresas sobre estes temas. O diferencial é que, para cada dinâmica ou workshop realizado no meio corporativo, é firmado o compromisso de se desenvolver uma atividade pedagógica para crianças ou jovens em situação de vulnerabilidade.
É o “Programa ExploreCarlotas”, cuja missão é expandir este debate transformador para escolas públicas, ONGs e abrigos. Além disso, ele também gera conteúdos para o portal da empresa e mídias sociais, sempre buscando uma escala maior de reflexão.
Agora, eles apresentam o projeto “As Empatilhaças!”, desenvolvido em conjunto com a Actveda e o Teatro do Sopro. Trata-se de um ciclo de jogos colaborativos, que visa estimular o protagonismo e o espírito de liderança em mulheres de diferentes gerações.
Com proposta transformadora, os jogos estimularão mulheres de diferentes gerações a repensarem seus papéis na sociedade e nas próprias vidas.
Serão vivências divertidas, interativas e ao mesmo tempo transformadoras. Nesta fase de testes, por exemplo, jogarão 2 turmas, sendo que metade de cada uma delas será formada por mulheres com mais de 50 anos e o restante por alunas na faixa etária entre 7 e 8 anos, todas da escola paulistana Henrique Dumont Villares, onde acontecerão os 6 encontros semanais previstos.
Nas dinâmicas, os mediadores utilizarão variado repertório de recursos, como conceitos de arte, princípios dos diálogos saudáveis e até mesmo elementos lúdicos da figura do palhaço. Tudo pensado para que cada uma possa se inspirar e, principalmente, questionar seu próprio papel como líder.O objetivo central é que, ao reconhecerem-se como protagonistas, as meninas possam se descobrir e as mulheres simplesmente se reinventar.
O ciclo As Empatilhaças! foi criado coletivamente por 3 organizações: Carlotas e Actveda, de São Paulo, e o Teatro do Sopro, do Rio de Janeiro. Todas têm em comum o uso de exercícios sobre empatia em suas metodologias, sempre visando à busca de relações mais humanas. A iniciativa também terá o apoio do Movimento Lab60+, que cuidará da estratégia de difusão.
Esta afinidade entre os idealizadores, associada aos propósitos transformadores do projeto, contribuiu para que ele fosse escolhido para receber financiamentos, tanto da BrazilFoundation, quanto de uma parceria entre a Disney e a rede Ashoka de empreendedores sociais.
Ciberia // Razões para Acreditar