Projeto usa jogos interativos para que mulheres de diferentes gerações repensem seus papéis na sociedade

(dv) Leandro Rodrigues / Empatilhaças

Maria Luíza (dir.) e Vovó Neuza (esq.) são as primeiras Empatilhaças

A empresa Carlotas tem como missão conectar pessoas, promovendo o respeito, a aceitação da diversidade, o trabalho em equipe e o exercício contínuo da empatia, por meio da arte e da ludicidade. Ela foi idealizada e fundada em 2012 por Carla Douglass, artista plástica brasileira que vive há 11 anos em Nova York.

A empresa desenvolve workshops e palestras para empresas sobre estes temas. O diferencial é que, para cada dinâmica ou workshop realizado no meio corporativo, é firmado o compromisso de se desenvolver uma atividade pedagógica para crianças ou jovens em situação de vulnerabilidade.

É o “Programa ExploreCarlotas”, cuja missão é expandir este debate transformador para escolas públicas, ONGs e abrigos. Além disso, ele também gera conteúdos para o portal da empresa e mídias sociais, sempre buscando uma escala maior de reflexão.

Agora, eles apresentam o projeto “As Empatilhaças!”, desenvolvido em conjunto com a Actveda e o Teatro do Sopro. Trata-se de um ciclo de jogos colaborativos, que visa estimular o protagonismo e o espírito de liderança em mulheres de diferentes gerações.

Com proposta transformadora, os jogos estimularão mulheres de diferentes gerações a repensarem seus papéis na sociedade e nas próprias vidas.

Serão vivências divertidas, interativas e ao mesmo tempo transformadoras. Nesta fase de testes, por exemplo, jogarão 2 turmas, sendo que metade de cada uma delas será formada por mulheres com mais de 50 anos e o restante por alunas na faixa etária entre 7 e 8 anos, todas da escola paulistana Henrique Dumont Villares, onde acontecerão os 6 encontros semanais previstos.

Nas dinâmicas, os mediadores utilizarão variado repertório de recursos, como conceitos de arte, princípios dos diálogos saudáveis e até mesmo elementos lúdicos da figura do palhaço. Tudo pensado para que cada uma possa se inspirar e, principalmente, questionar seu próprio papel como líder.O objetivo central é que, ao reconhecerem-se como protagonistas, as meninas possam se descobrir e as mulheres simplesmente se reinventar.

O ciclo As Empatilhaças! foi criado coletivamente por 3 organizações: Carlotas e Actveda, de São Paulo, e o Teatro do Sopro, do Rio de Janeiro. Todas têm em comum o uso de exercícios sobre empatia em suas metodologias, sempre visando à busca de relações mais humanas. A iniciativa também terá o apoio do Movimento Lab60+, que cuidará da estratégia de difusão.

Esta afinidade entre os idealizadores, associada aos propósitos transformadores do projeto, contribuiu para que ele fosse escolhido para receber financiamentos, tanto da BrazilFoundation, quanto de uma parceria entre a Disney e a rede Ashoka de empreendedores sociais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …