Ser legal no trabalho não compensa (sobretudo para as mulheres)

alanclarkdesign / Flickr

-

Quanto mais legal uma mulher for em seu local de trabalho, menos ganha. A conclusão é de uma pesquisa científica que apurou que ter uma atitude profissional dominante compensa mais do que simpatia.

A pesquisa, feita em parceria pelas universidades israelitas de Tel Aviv e de Haifa e pela Universidade de Tilburg, da Holanda, se debruçou sobre as diferenças de status entre homens e mulheres, com base nas características que são tipicamente atribuídas a uns e a outras.

A conclusão é que as “mulheres dominantes e assertivas, que expressam claramente suas expectativas e não recuam em suas exigências”, isto é, que têm comportamentos considerados típicos dos homens, são “compensadas” com melhores salários do que as mulheres que se revelam mais acomodadas e mais simpáticas.

“Quanto mais dominante a mulher no trabalho, menos provável é que seja prejudicada no seu status”, afiança Renee de Reuver, pesquisadora do Departamento de Estudos em Recursos Humanos da Universidade de Tilburg, numa nota de imprensa.

O estudo se baseia em inquéritos realizados a 375 homens e mulheres de uma empresa de eletrônica holandesa com 1.390 funcionários.

Os pesquisadores analisaram os respectivos cargos, formação acadêmica e dados de produtividade, em comparação com seus salários e as estatísticas de promoção, e também tiveram em conta como é que cada indivíduo percepcionava sua educação, experiência e performance em relação a seu salário e cargo.

“Os homens que expressaram traços não congruentes com o gênero, como condescendência, experimentaram um efeito de retrocesso objetivo em comparação com homens dominantes, enquanto mulheres que expressaram traços não congruentes com o gênero, nomeadamente domínio, não experimentaram um efeito de retrocesso em comparação com mulheres agradáveis”, conclui o estudo publicado no European Journal of Work and Organizational Psychology.

Mulheres dominantes ainda ganham menos do que eles

“As mulheres dominantes não foram punidas por refletirem traços femininos incongruentes como a extroversão e a assertividade“, reafirma De Reuver, realçando que foi detectado um padrão semelhante nos homens mais dominantes.

“No entanto, alarmantemente, as mulheres dominantes ainda ganhavam menos do que os mais agradáveis homens que não são promovidos”, revela a pesquisadora.

“As mulheres foram consistentemente e objetivamente prejudicadas em seu status, o que significa que investem mais delas em seus empregos do que recebem e são menos compensadas do que seus colegas masculinos”, constata por sua vez Michal Biron, outro pesquisador envolvido no estudo que pertence ao Departamento de Administração de Negócios da Universidade de Haifa.

Michal Biron acrescenta que algumas das mulheres que foram questionadas na pesquisa “até acreditavam que estavam ganhamdo mais do que mereciam“.

“Os dados mostram que elas ganham o mínimo – muito menos do que merecem. E racionalizam a situação, fazendo com que seja menos provável que façam as exigências adequadas por um pagamento igualitário”, constata Sharon Toker, da Escola de Gestão de Negócios da Universidade de Tel Aviv.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Paleontologistas descobrem 'última refeição' de dinossauro que viveu há 110 milhões de anos

Uma equipe de pesquisadores do Canadá reconstituiu o estômago de um dinossauro herbívoro, o melhor preservado de sempre. Uma equipe de paleontologistas canadenses conseguiu reconstruir o conteúdo do estômago de um dinossauro herbívoro que viveu no …

Estudo que desencoraja uso de hidroxicloroquina é alvo de investigações

Nesta quarta-feira (3), a Organização Mundial da Saúde anunciou que vai retomar os testes com o medicamento hidroxicloroquina, um dos mais cotados atualmente como possível auxiliar na luta contra a COVID-19. A notícia pegou muita gente …

Donald Trump diz por que estava em bunker subterrâneo em meio a protestos

Em meio aos protestos violentos e pacíficos que têm varrido os EUA após a morte do afro-americano George Floyd, surgiram relatos de que Trump se escondeu dos manifestantes em um bunker. Donald Trump atacou como "falsa" …

EUA: 4 policiais são acusados pela morte de George Floyd

O policial de Minneapolis que se ajoelhou sobre o pescoço de George Floyd provocando sua morte será acusado de assassinato em segundo grau. Seus três colegas também serão julgados, disse a senadora americana Amy …

Governo destina verba publicitária a canais de conteúdo inadequado

Em apenas 38 dias, o governo de Jair Bolsonaro publicou mais de 2 milhões de anúncios em canais na internet com "conteúdos inadequados", segundo mostrou um relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das …

Cientistas encontram maior e mais antigo monumento da civilização maia no México

Pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) descobriram a mais antiga construção monumental da civilização maia já encontrada até agora e a maior de toda a história pré-hispânica da região. O estudo, publicado na revista Nature, foi …

Herdeiro da Samsung pode voltar a ser preso

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, pode ter de voltar à prisão. Procuradores de justiça da Coreia do Sul pediram nesta quinta-feira (4) uma nova detenção do antigo diretor da gigante como parte de uma …

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …